Comentários do IP 200.167.234.109 | Digestivo Cultural

busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> 2021, o ano da inveja
>>> O futuro político do Brasil
>>> David Foster Wallace e Infinite Jest
>>> Arquitetura de informação
>>> L’Empereur
>>> Fake-Fuck-Fotos do Face
Mais Recentes
>>> Missões Franciscanas no Brasil (1500/1975) de Frei Venancio Willeke pela Vozes (1974)
>>> Análise Fatorial Em Administração de Francisco Aranha | Felipe Zambaldi pela Cengage Learning Nacional (2008)
>>> Como Os Médicos Pensam de Jerome Groopman pela Agir (2008)
>>> Contabilidade Financeira de José Nicolás Albuja Salazar pela Cengage Ctp (2003)
>>> Os Porcos-espinhos de Schopenhauer de Deborah Anna Luepnitz pela José Olympio (2006)
>>> Educação Corporativa No Brasil: Mitos E Verdades de Marisa Pereira Eboli pela Gente (2020)
>>> Produzindo o Passado. Estratégias de Construção do Patrimônio... de Antônio Augusto Arantes ( Organizador ) pela Brasiliense (1984)
>>> São Paulo: Segregação, Pobreza e Desigualdades Sociais de Eduardo Marques + Haroldo Torres (org.) pela Senac Sao Paulo (2005)
>>> Convulsão protestante de Antônio Carlos Costa pela Editora Mundo Cristao (2015)
>>> Modelo De Competências E Gestão Dos Talentos de Maria Rita Miranda Gramigna pela Pearson (2002)
>>> Nascer Sorrindo de Frederick Leboyer pela Brasiliense (1986)
>>> A Mulher que Desvendada a Morte de Ariana Franklin pela Rocco (2007)
>>> Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa de Jose De Nicola pela Scipione (2003)
>>> A Unica Historia de Julian Barnes pela Rocco (2018)
>>> Os Segredos Da Mente Milionaria Novo de T. Harv Eker pela Fisicalbook (2020)
>>> Um Amor - Biblioteca Áurea de Dino Buzzati pela Nova Fronteira (2019)
>>> Por Um Fio de Eoin Colfer pela Record (2013)
>>> Desclassificados do Ouro: A pobreza mineira no século XVIII de Laura de Mello e Souza pela Graal (1982)
>>> Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática - uma Abordagem Com Base Na de Ivan Luizio Magalhães/walfrido Brito Pinheiro pela Novatec (2007)
>>> Jesus Na Ecologia Biblica de Nivalda Gueiros Leitao (autografado) pela Letra (2007)
>>> The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms To Fail de Clayton M. Christensen pela Harvard Business Review Press (2016)
>>> Simone Weil: A condição operária e outros estudos sobre a opressão de Ecléa Bosi (org.) pela Paz e Terra (1979)
>>> Travel Stories de Varios Autores pela Macmillan Readers (2011)
>>> Gramsci e o Estado de Christinne Buci- Glucksmann pela Paz e Terra (1980)
>>> Química Orgânica Vol. 2 de Graham Solomons pela Fisicalbook (2001)
COMENTÁRIOS >>> Comentadores

Quarta-feira, 15/5/2002
Comentários
200.167.234.109

Nem tão hipotético assim
Cara Sue. Concordo plenamente com você. Acho absurdo não compartilhar as maiores realizações com o cônjuge. É realmente triste uma relação como a desse amigo seu. Mas, como eu estava a dizer, é uma situação-limite, entende? Há relações em que os dois parceiros se respeitam e se admiram, e nas quais há uma substancial diferença no número de livros que um e o outro lêem. Esse é o meu caso. E posso dizer que minha namorada jamais faltaria à minha defesa de tese. Mesmo porque ela sempre me acompanhou nessas apresentacões acadêmicas. E o que quis dizer é que o texto - que ficou até distante depois de tantos comentários :) - não ajuda muito a percebermos que esse tipo de relação é possível, muito menos os comentários do Ricardo. Mudando de assunto, podemos nos encontrar então no dito seminário, pois eu também sou aluno! Gostei do "ingênua Sue". Muito espirituoso. Um abraço do hipotético Evandro.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
15/5/2002 às
16h59 200.167.234.109
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Cobranças
Cara amiga Sue. Aprecio muito sua sugestão, mas acho que seria muita ingenuidade a minha se eu já não fizesse isso desde o início da realação, não é? Na verdade a situação que descrevi não é exatamente a minha, como pode ter ficado implícito. Sempre escrevi poemas para minha namorada e até textos e artigos e ela adora todos eles. Entretanto, eu quis apresentar a situacão hipotética pelo fato de que muitas pessoas simplesmente não desenvolvem o gosto pela leitura, ou até gostam de ler, mas têm sono ou preguiça. Eu mesmo já trabalhei por um tempo - hoje só estudo - e chegava em casa às 9 da noite, morto de cansaço e não conseguia ler nada, embora morresse de vontade. Em algum lugar de seus escritos, Olavo de Carvalho afirmou uma coisa com a qual eu concordo em gênero, número e grau. Era algo como: "um sujeito que trabalha até as 8 da noite não vai chegar em casa e ler a Metafísica de Aristóteles". Então penso que essa coisa de achar que alguém vai buscar o conhecimento independentemente de qualquer coisa é bobagem. Ou a pessoa se dedica inteiramente a estudar, gastando não mais do que umas 5 horas por dia com trabalho (trabalho esse que não pode ser manual, pois dessa forma se cansaria muito), ou então ela pode até ler um pouco, mas suas leituras nunca vão passar de um certo grau de profundidade. E essa pessoa, por mais que pense que se livrou do senso-comum, será sempre mais uma figura de um nível intermediário entre a ignorância e a sabedoria, apenas portadora de uma "opinião" mais sofisticada que a dos outros. Mas, por mais estranho que possa parecer, não vejo nada de errado nisso. Esperar que todos virem filósofos só não é mais ingenuidade que achar que o indivíduo "antenado" e semi-culto é mais humano que um peão de obra, por exemplo. Portanto, acho que é preciso buscar outros parâmetros que auxiliem nessa análise do Alexandre (e sei que ele tem consciência disso, pois seu artigo não pretende esgotar o assunto). O problema é que, trabalhando apenas com situações-limite não se chega a lugar algum. É lógico que o relacionamento entre uma patricinha e um filósofo é inviável. Mas, segundo a perspectiva do Ricardo, qualquer relacionamento é inviável, a menos que os dois leiam quase que igual quantidade de livros. Com isso não concordo de modo algum.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
15/5/2002 às
14h28 200.167.234.109
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sob Custódia
Anita Desai
Rocco
(1988)



O premio
Irving Wallace
Circulo do Livro
(1963)



The Impossible Lives Of Greta Wells: A Novel
Andrew Sean Greer
Ecco
(2014)



Au Arquitetura & Urbanismo Nº 174
Pini
Pini



Nao e da Sua Conta
Valerie Block
Record
(2006)



Os Pensadores
Mario Vitor Santos
Relume
(2006)



Newbury House Dictionary of American English With
Philip M. Rideout
Thomson Heinle
(2003)



História: das cavernas ao terceiro milênio
Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota
Moderna
(2012)



Como Conseguir Emprego no Brasil do Século XXI
Thomas A. Case
Catho
(2004)



Procure e Ache - Animais
Lisa Regan
Pé Da Letra
(2022)





busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês