Comentários do IP 200.167.234.134 | Digestivo Cultural

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
>>> Manual para o leitor de transporte público
Mais Recentes
>>> UFOs - Contatos africanos de Cynthia Hind pela Francisco Alves (1982)
>>> Eu sou uma lésbica de Cassandra Rios pela Record (1981)
>>> Cidadania Um Projeto Em Construção de André Botelho pela Claro Enigma (2012)
>>> Possibilidades Da Nova Escrita Liter¿ria No Brasil de Beatriz Resende pela Revan (2014)
>>> Super Almanaque Turma Da Mônica N.10 de Mauricio De Sousa pela Panini (2021)
>>> Ensaio sobre Antropologia Poética e Pictórica de Friedrich Lichtsteiner de Luiz Almeida pela Vitória (2025)
>>> Segregações,Violências e Subjetivações de Cristiane Oliveira e outros pela Revan (2020)
>>> O Homem e os Outros de Jose Ortega y Gasset pela Vide (2017)
>>> Lembra De Mim? de Sophie Kinsella pela Record (2009)
>>> A Rebelião das Massas de Jose Ortega y Gasset pela Vide (2016)
>>> Literatura e os Deuses de Roberto Calasso pela Companhia das Letras (2004)
>>> Historia da Amazônia em doze olhares -Novas contribuições de Amaury Oliveira Pio Junior e Eduardo Gomes da Silva Filho pela Mundo Novo (2014)
>>> The American Automobile de Tony Beadle pela Salamander Books (1996)
>>> Plotino de Org. Lloyd P Gerson pela Ideias & Letras (2017)
>>> Falso Espelho - Reflexoes Sobre A Autoilusao de Jia Tolentino pela Todavia (2020)
>>> A Vida Dos Doze Césares de Suetônio pela Prestigio (2002)
>>> Para Alem Dos Muros: As Experiencias Sociais Das Adolescentes Na Prisao de Joana F. Duarte pela Revan (2017)
>>> Luta E Memoria: A Preservacao Da Memoria Historicado Brasil E O Resgate De Pessoas E De Documentos Das Garras Da Ditadur de Maria Ciavatta pela Revan (2015)
>>> Great Moments In Aviation de Michael J. H. Taylor pela Mallard Press (1989)
>>> Alimente Bem Suas Emoções de Gisela Savioli pela Edições Loyola (2014)
>>> A cidade do sol de Khaled Hosseini pela Nova Fronteira (2007)
>>> Evolutionary Catastrophes: The Science Of Mass Extinction (english And French Edition) de Vincent Courtillot pela Cambridge University Press (2002)
>>> Plano De Negocio: Teoria Geral de Marcelo Nakagawa pela Manole (2011)
>>> Navios de Guerra: Da Vela à Era Nuclear de Bernard Ireland pela Ao Livro Técnico (1978)
>>> Paralelos E Paradoxos de Daniel Barenboim e Edward W. Said pela Grupo Companhia Das (2003)
COMENTÁRIOS >>> Comentadores

Segunda-feira, 13/5/2002
Comentários
200.167.234.134

!
O Alexandre está parcialmente certo! Tente desenvolver uma idéia da próxima vez! Mesmo assim, adorei a piada da garota que ficou com medo de você se comportar como um padre! Sugestão: tente falar mais sobre a coisa da felicidade dos escritores. Dá pano pra manga. Tenho mais uma para "o brasil é...". O Brasil é... receber um e-mail de uma militante dos direitos humanos dos presidiários e ler na carta as palavras "voçê" e "fortalessem". Talvez "fortalessem" seja um neologismo que quer dizer que as pessoas ficariam mais "fortes", caso "lessem" mais! (péssima essa, né?)

[Sobre "ajoelhou? tem que rezar"]

por Evandro Ferreira
13/5/2002 às
21h20 200.167.234.134
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Todos foram chamados! :)
Caro Ricardo, essa é uma situação-limite. Se a pessoa te indica Paulo Coelho, fica fácil dar o pé nela. Estou falando de alguém de quem você realmente gosta e que não é nenhum ignorante, mas que tem um nível intelectual razoável. O que quero dizer é o seguinte: é possível amar uma pessoa que não faz as mesmas coisas que você. O mundo dá muitas voltas e pode ser que duas pessoas se conheçam e se amem e depois comecem a seguir caminhos diferentes e continuem se amando mesmo assim. Mas mesmo sem levar em conta nada disso, já há um problema aqui, e é esse problema que eu quero ressaltar: é fácil afirmar, por exemplo, que um professor de filosofia é mais humano que uma ginasta. Mas imagine-se no lugar da ginasta ouvindo isso... Esta é uma questão prática e séria que não tem solução dentro de um âmbito de discussão puramente teórico. Quero dizer, se uma pessoa tem uma vida que para ela faz sentido, se ela tem amigos, se ela é feliz, que sentido há em falar que ela é menos humana que outra? Que direito nós temos de julgar quem é mais humano? Você acha que Aristóteles foi mais humano que você? Ou ainda: você acha que, caso Aristóteles tenha sido mais humano que você, isso vai fazer alguma diferença na sua vida? Isso aqui está mais parecendo uma terapia, né?! Aliás, se tivesse algum psicólogo aqui, poderia me ajudar em meus argumentos, pois os terapeutas têm muita experiência prática com clientes e sabem que as coisas não são tão simples assim. Estou dando uma de Sócrates de propósito. Não deixo de reconhecer os méritos de quem busca o conhecimento. Acho isso uma das coisas mais bonitas do ser humano, talvez a mais bonita. Mas ao mesmo tempo me recuso a adotar a postura fácil de dizer que todo mundo deveria ser filósofo. Ou que, como dizia Platão, o verdadeiro filósofo é o ser mais perfeito que existe. Quanto mais eu estudo, mais vejo erros nas opiniões das pessoas "comuns". Mas vejo que algumas pessoas são abertas ao que eu digo e outras não. E tenho a impressão de que talvez seja isso que torne as pessoas mais humanas. Muitas vezes vejo mais humanidade em um motorista de taxi do que em um doutor em filosofia, que já leu centenas de livros.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
12/5/2002 às
21h56 200.167.234.134
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Só pra complicar
Tenho-me sentido extremamente inclinado a concordar com o fato de que quem lê é mais humano que quem não lê. Ou que quem busca o conhecimento é mais humano que quem não busca. Mas vou contar uma coisa, só para complicar. Você conhece uma pessoa e passa a viver com ela. Ela é, digamos sua namorada. Depois de uns seis anos juntos, você se adoram, se amam mesmo. Moram juntos e até pensam em casar. Só tem um problema: ela só lê uns dois livros por ano, ou nem isso. De repente você descobre que ela é menos humana do que você, que lê, digamos, uns 40 livros por ano. Como contar isso a ela? Será que, se isso acontecesse com vocês, vocês teriam tanta certeza sobre essa teoria? Será que não existem outras qualidades que pesam para a "humanidade" de uma pessoa, além da leitura e do conhecimento? Essas são perguntas para as quais não tenho resposta. Mas são muito sérias.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
12/5/2002 às
19h33 200.167.234.134
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tratado de Direito Comercial Brasileiro Volume III - Tomo II
J X Carvalho de Mendonça
Bookseller
(2003)



A Razão da Vida
Cesar Romão
Mandarim
(1999)



Cincinnatis Brewing History
Sarah Stephens
Anchor
(2018)



A Besta
Roslund e Hellstrom
Planeta
(2009)



De Esteticista para Esteticista
Andrea Lourenço de Oliveira
Matriz
(2014)



Lins, Terra Querida - a Trajetoria de um Ialense
Adolfo Lemes Giglioli
Bypress Comunicação
(2008)



Stories From Around the World for Little Children
Usborne
Usborne Books
(2011)



Isso É Arte? 150 Anos de Arte Moderna Do...
Will Gompertz
Zahar
(2013)



De Malas Prontas
Danuza Leão
Companhia das Letras
(2009)



Historias da Pré-historias
Alberto Moraiva
34
(2003)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês