|
COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Sábado,
23/2/2002
Comentários
200.191.0.125
 |
|
 |
|
Conversa
Adriana,
Penso que os artigos no “Digestivo...” devem gerar conversa entre as pessoas que circulam pelo site. Por isso é muito bom que você tenha escrito sobre meu texto intitulado “Animismo”.
Com esse texto eu não pretendia fazer análises profundas sobre publicidade, mas, antes, queria falar sobre -- justamente -- o que você nomeoou “público-alvo”. Minha pretensão era chamar a atenção do leitor sobre a criança (que eu penso que de fato habita cada pessoa) e a criança específica com a qual aqueles comerciais se comunicavam. De certo ponto de vista, sim, os comerciais falarão com a criança “certa” do público-alvo “certo”, mas, você não acha importante que tanto o consumidor “certo” quanto o “errado” possam ter visão crítica daquilo que o intervalo comercial está lhe propondo consumir?
O negócio é pensar, e fazer pensar, e existem peças publicitárias bastante “pensadoras”, é como eu penso, mas essas aí que eu citei... e se comento sobre a mulher que vai se masturbar com o sabão em pó, é apenas para colocar o leitor noutro lugar, noutro ponto de vista, e brincar com ele...
Mas há algo no que você diz que eu realmente discordo: a meu ver hoje estamos numa “época consumista”, sim, e fazê-la diferente faz parte da vida de algumas pessoas. Eu mesma exerço a Psicologia como profissão para tentar mudar isso, e não “creio” nas pesquisas sobre consumo e consumidores, simplesmente porque são realizadas com o foco no consumo (aumentar as vendas e transformar os produtos) e não no consumidor (fazer do consumidor uma pessoa crítica??!!). Devo dizer, para terminar, que “dinâmicas” propostas por psicólogos geralmente forçam mesmo a barra: da mesma forma que afirmar que a psicologia é científica é forçar uma barra também, no meu modo de pensar -- a psicologia é muito incerta e desconhece muitas de suas variáveis... Você não concordaria?
[Sobre "Animismo"]
por
Marina M. Machado
23/2/2002 às
10h27
200.191.0.125
(+) Marina M. Machado no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|
|
|
LIVROS
|

 O Aniversário de Teddy - um Dia para Comemorar Ken Forsse Nova Cultural (1985) R$ 8,00
 Entre Desalento e Invenção-experiências de Desemprego Fabiana Jardim Annablume (2009) R$ 15,00
 Gramática do Português Culto Falado no Brasil- Volume I Clélia C. A. Spinardi Jubran / Ingedore G. V. Koch Unicamp (2006) R$ 35,20
 Orgias Luis Fernando Veríssimo Objetiva (2005) R$ 6,80
 O Careta Pálido Giovanni Guareschi Record (1981) R$ 23,90
 Em Busca da Excelência Empresarial Marcos Alberto de Oliveira Dvs (2004) R$ 14,30
 Dress Casually For Success... For Men Mark Weber Mcgraw-hill (1996) R$ 45,86
 Gregos - Vida Cotidiana John Guy Melhoramentos (2013) R$ 25,00
 Grandezas do Brasil no Tempo de Antonil (1681-1716) Raymundo Campos Atual (1996) R$ 5,00
 3000 Dias no Bunker - um Plano na Cabeça e um País na na Mão Ricardo Fiuza Record (2007) R$ 28,00

|
|