Simples como a vida | Ana Paula Matsuguma

busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Leitura vertical
>>> Silêncio nas trevas
>>> Friedman, sem dúvida...
>>> Pieguice ou hipocrisia?
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Qual é, afinal, a melhor idade?
>>> Caí na besteira de ler Nietzsche
>>> BBB, Zé Ramalho, Pitty, Iron Maiden e Nietzsche
>>> Great power, great responsibility
>>> A mulher madura
Mais Recentes
>>> Livro Manual De Direito de Varios Autores pela Jurua (2006)
>>> Fusión Perfecta Neuromarketing de Roberto Alvarez pela Prentice Hall (2011)
>>> Livro Coleção Descubra Se For Capaz! Quem Fez Isso? de Campos; Sgroi pela Paulus (2011)
>>> Livro Os Deveres Tomo I de Cícero; Feracine pela Escala Educacional (2008)
>>> Livro Windows Nt Snmp de James D. Murray pela O'reilly Media (1998)
>>> Mercado Financeiro, Produtos e Serviços de Eduardo Fortuna pela Qualitymark (1993)
>>> Livro Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe; Paes pela Companhia De Bolso (2008)
>>> Construindo Sua Inteligência Financeira de Joel Leandro pela Habacuc (2007)
>>> Julián Marías de Antrologia Metafísica pela Livraria das duas Cidades (1971)
>>> Curvelo do Padre Corvelo de Alberto Vieira pela Imprensa Oficial (1988)
>>> Inside The Third Reich de Albert Speer (memoirs by) pela Avon Books (1971)
>>> A Cidade do Capital e Outros Estudos de Edmilson Carvalho pela Arcadia (2012)
>>> Auto-de-fé de Elias Canetti pela Nova Fronteira (1982)
>>> Historia dos Fundadores do Império do Brasil: vol 1 de Octavio Tarquinio de Sousa pela S/e (1957)
>>> Basic Book of Flower Gardening de Dr Shewell-Cooper's pela Granada Publishing (1978)
>>> Entre Nossos Índios de Visconde de Taunay pela Melhoramentos
>>> A Busca Do Presente: E Outros Ensaios de Octavio Paz pela Bazar Do Tempo (2017)
>>> O Desencantamento do Mundo de Pierre Bourdieu pela Perspectiva (1979)
>>> As Culturas e o Tempo de Ricoeur e Outros pela Vozes (1975)
>>> Inteligência Brasileira de Caio Prado Jr. e Outros pela Brasiliense (1986)
>>> Ensaios de Thomas Mann pela Perspectiva (1988)
>>> The Closing Of The American Mind de Allan Bloom, Saul Bellow pela Simon & Schuster (1988)
>>> Bem do seu tamanho (2ª edição - 27ª impressão - edição especial) de Ana Maria Machado pela Salamandra (2003)
>>> Filó e o arco-íris de Monse Fransoy pela Sm
>>> "Não fui eu!" aprendendo sobre honestidade - coleção valores de Brian Moses; Mike Gordon pela Scipione (2002)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 1/4/2002
Comentários
Leitores

Simples como a vida
O mundo é cheio de coisas equisitas. Tem quem diz que Carnaval é a melhor coisa que ja existiu outros dizem que é pura babaquise. Mas na minha opiniao Carnaval é uma desculpa que usamos para fazer em cinco dias o que a gente não faz em um ano. Basta enxergar o entusiamo que todos esperam os 5 dias mais famosos no Brasil!

[Sobre "Eu não pulei carnaval"]

por Ana Paula Matsuguma
1/4/2002 às
16h23 200.227.183.9
(+) Ana Paula Matsuguma no Digestivo...
 
O papel aceita tudo
Voce escreve bem, Eduardo. Ja havia lido seus textos aqui e me divertido com a maioria. Nao que tenha me sentido ofendido como alguns pelas suas criticas `a nossa FGV, mas acredito que voce se preocupe muito em nao se "acomodar" como o "barrigudo tatuado" do seu texto Carnaval. De qualquer forma, parabens. Mas lembre-se que para sobrevivermos nesse mundo, devemos ganhar dinheiro de alguma forma... Abraco

[Sobre "Obrigado, GV"]

por Alexandre Bossi
1/4/2002 às
15h31 208.5.238.226
(+) Alexandre Bossi no Digestivo...
 
Na veia
Sensacional! É a mais lúcida descrição da escola onde estudamos.

[Sobre "Obrigado, GV"]

por Julia
1/4/2002 às
14h42 200.221.28.204
(+) Julia no Digestivo...
 
É de longa data...
O ofício da tradução não recebe a devida atenção há milênios e a má tradução tem causado e perpetuado pequenas imperfeições nas relações entre culturas, além de ter criado hermetismos desnecessários - o termo vem de Hermes Trismegistus, cujos textos nunca foram bem traduzidos, daí serem incompreensíveis e herméticos. É, a saída é clássica, com bem define Paulo Salles, isto é, a saída típica desde os tempos clássicos para quem não tem talento de tradutor e não consegue outra atividade profissional. Classicamente, quem perde é sempre o leitor. Realmente, poucos tradutores - sem referir-me necessariamente aos juramentados - têm credenciais sólidas para traduzir. Traduzir não deveria ser um passatempo de pretensos intelectuais, a miúde remunerado, mas algo que seja levado a sério, fiscalizado por uma entidade credenciada. (É utopia, não me iludo.) Mas o papel da tradução deveria ser entendido melhor e visto como canal de comunicação entre culturas, por isso a tradução tem que ser bem feita. Se, há milênios, os textos importantes, como a Bíblia, o Organon, entre outros clássicos, deveriam ter recebido a maior atenção na tradução para sua propagação eficiente, imaginem hoje em dia com a globalização, que é - imagino - a era do auge das relações inter-culturais. Bem, é uma discussão que pode estender-se "ad nauseam". Mas acrescentaria, para finalizar, que há cursos de idiomas estrangeiros e dicionários péssimos, usados por alunos que, mais adiante, tornar-se-ão tradutores, repetindo e perpetuando erros graves.

[Sobre "A saída clássica"]

por Antonio Oliveira
31/3/2002 às
22h03 200.163.13.62
(+) Antonio Oliveira no Digestivo...
 
Quanto mais quente melhor!!!
Peço desculpas por ter trocado a palavra "desconhecer" por "desconsiderar". Compartilho com o Sr. Olavo de Carvalho (que não tenho lido, confesso) e com Pedro Paulo Rocha o horror à forma insidiosa com que certos grupos ideológicos interferem no ensino, principalmente nas universidades. Ninguém mais aguenta "neo-liberalismos"e globalização. Discordo da generalização excessiva, que beira a intolerância. Combater a pobreza com palavras e conceitos é muito pouco. Lerei o artigo do Estadão com atenção e horror.

[Sobre "Educação versus Marxismo"]

por Jose Maria Silveira
31/3/2002 às
18h14 143.106.37.196
(+) Jose Maria Silveira no Digestivo...
 
Raivosos, uni-vos
O Sr. Olavo de Carvalho não está em discussão. Discuto o artigo que foi publicado e que motivou os debates. Não discordo da maioria dos pontos do artigo, mas acho que ele praticamente exclui a possibilidade de que autores de linha marxista sejam ensinados, ponto de minha discordância. Quanto à contribuição de O.de C. para o combate à pobreza, sinceramente, nunca vi (e acho que ele nunca se propôs a isso). Ele, certamente contribui ao combate da pobreza cultural. Nisso estamos de acordo.

[Sobre "Educação versus Marxismo"]

por Jose Maria da SIlvei
31/3/2002 às
18h10 143.106.37.196
(+) Jose Maria da SIlvei no Digestivo...
 
Ignorância concreta
Ao senhor José Maria é preciso lembrar que a revolução cultural em andamento no Brasil - ainda que possa não vir a ter os resultados que prevê Olavo de Carvalho - é coisa bem concreta, embora (semi) oculta aos olhos da maioria. De onde ele tirou que o autor ignora Bourdieu e Habermas, isso não sei. Parece-me mesmo desconhecimento da sua obra. Aliás, este é o maior problema de quem critica os outros nesse país, juntamente com a mania de exigir as "ações concretas", que faz dos intelectuais gente da mesma corja que os políticos, inclusive porque formam "partidinhos" coletivos para impor ideologias. No mais, o problema da pobreza se resolverá mais com um resgate da sanidade mental desse país, coisa que não virá de outro lugar que não da crítica cultural. Enfim, dizer que os textos de Olavo de Carvalho não são ações concretas contra a pobreza no Brasil é admitir, como o fazem os intelectuais esquerdistas mais típicos, que o único meio de agir socialmente é a política. Talvez seja por isso que nossos sociólogos estejam mais preocupados em criar planos para o futuro do que em entender nossas origens e nossa identidade. Se seguissem mais o exemplo de Gilberto Freyre, talvez a essa altura nós brasileiros já tivéssemos uma vaga idéia de quem somos, o que seria um ótimo ponto de partida para "ações concretas". Inclusive, quanto a estas, não era preciso que eu falasse nada aqui, mas apenas que remetesse ao texto de Montaner no Estadão de hoje (Domingo), onde ele mostra como foi inútil injetar U$ 30 bilhões para eliminar a pobreza, em um continente culturalmente imbecilizado.

[Sobre "Educação versus Marxismo"]

por Evandro Ferreira
31/3/2002 às
16h58 200.167.242.83
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Amigo, a Pauta Atual É Outra
Não sou dono da verdade nem tenho tal pretensão. Porém, imagino o que pode significar a sintomática tentativa de alguém a insistir na mudança de assunto. Eu mesmo, quando algo me desagrada e não posso contestar, e for possível, pretenderei mudar a pauta. É o que o Sr. José Maria Silveira tem feito neste debate, que confesso, está bastante adulto (o debate). Em sua primeira intervenção, o convite foi para falarmos de música (tema bom, também). Agora, pede para falarmos de arte e cultura (assuntos muito gostosos, sem dúvida). Mas, e sobre o tema, ainda ativo... Sofismar, não adianta. Já ultrapassamos, há muito tempo, as nossas condições para "massa de manobra". Você é boa gente. Embora, em paralelos opostos. Bom Dia!

[Sobre "Educação versus Marxismo"]

por JOSÉ PEREIRA
31/3/2002 às
11h57 200.161.189.90
(+) JOSÉ PEREIRA no Digestivo...
 
Vamos falar de arte e cultura
Agradeço o light left. Acho sinceramente que o Olavo de Carvalho se perdeu. Até um certo ponto foi um bom crítico (um pouco ressentido) das academias e do marxismo de segunda de alguns de seus representantes (ex. Fiori, Plinio Sampaio, Plinio Sampaio Filho, este inominável Arrighi, etc). Mas daí desconhecer gente como Habermas ou Bourdieu há um caminho cujo nome é intolerância. Sou light que pede ações concretas e eficientes contra a pobreza. Isto me afasta dos reacionários e da esquerda doidivanas. Um abraço. Vamos falar de arte e cultura.

[Sobre "Educação versus Marxismo"]

por Jose Maria Silveira
31/3/2002 às
11h43 143.106.37.196
(+) Jose Maria Silveira no Digestivo...
 
Bons Tempos Aqueles
Simplestemente, perfeito! Parabéns Jualiano pelo texto que diz tudo aquilo que o seriado foi, de fato! Anos Incríves reflete aquilo que passou com cada um de nós, de maneira simples e emocionate! Fazem com que a gente lembre de como aquela fase era boa, de como "éramos felizes e não sabíamos"

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Tarin
31/3/2002 à
00h50 200.176.62.163
(+) Tarin no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Lagarto e a Rosa
Cândida Arruda Botelho
Laborgraf
(1989)



Volume Único Vocabulário Jurídico 18ª edição. Capa Dura
De Plácido e Silva (nagib Slaibi Filho; Geraldo Magela Alves) atualizadores
Forense
(2001)



Cantadas, Torpedos e Outros Mísseis... para Abater Aviões, Gatinhas
J. J. Lobo
Frente
(1999)



Negociaçoes Brilhantes
Nic Peeling
Gente Liv e Edit Ltd
(2009)



Gramática - Texto, Reflexão e Uso Volume Único
William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Atual
(2016)



A grande pirâmide revela seu segredo
Roselis Von Sass
Ordem do graal na Terra
(1986)



A Escola de Tarrega - Método Completo de Violão
Oswaldo Soares
Irmaos Vitale
(1962)



Sem Juízo
Danuza Leão
Agir
(2012)



Crepúsculo do Sujeito Em Nietzsche Ou Como Filosofar sem Metafísica
Alberto Marcos Onate
Discurso Editorial / Unijuí
(2000)



Sempre Fiéis - Tópicos Do Evangelho
Da Editora
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
(2004)





busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês