Mais arte, menos política | Rogério Kreidlow

busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
>>> A Visão de Bernadette – Estreia Nacional - 3 de Agosto – Teatro Ruth Escobar -18hs
>>> Teatro dos Sentidos, criado por Paula Wenke, comemora 25 anos e apresenta-se em Sã
>>> Isabelle Huppert e Hafsia Herzi protagonizam A Prisioneira de Bordeaux
>>> Barbatuques apresenta livros na Flip 2025
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Meus melhores filmes de 2008
>>> Festa da Cerejeira
>>> Santo Antonio de Lisboa
>>> Dar títulos aos textos, dar nome aos bois
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 2
>>> Manoel de Barros: poesia para reciclar
>>> O maior programador do mundo? John Carmack (2022)
>>> Livro dos Homens
>>> 7 de Setembro
Mais Recentes
>>> Em Chamas Vol. 2 de Suzanne Collins pela Rocco (2011)
>>> A Esperança Volume 3 de Suzanne Collins pela Rocco (2011)
>>> 200 Quadrados De Croche de Jan Eaton pela Ambientes E Costumes (2012)
>>> Introdução Ao Conhecimento Logosófico de Carlos Bernardo Gonzales Pecotche pela Logosófica (1997)
>>> Geoinformação E Monitoramento Ambiental Na América Latina de Mateus Batistella pela Senac Sp (2008)
>>> Querido Diário Otário, É Melhor Fingir Que Isso Nunca Aconteceu de Jim Benton pela Fundamento (2012)
>>> Para Novos Gerentes de Varios Autores pela Editora Sextante (2019)
>>> Jose Alencar: Amor A Vida de Eliane Cantanhede pela Primeira Pessoa (2010)
>>> O Encontro Marcado de Fernando Sabino pela Editoria Record (2008)
>>> Youcat de Vários Autores pela Paulus (2011)
>>> Livro Selvagem de Juan Villoro pela Seguinte (2011)
>>> O Dia De Um Escrutinador de Italo Calvino pela Companhia Das Letras (2002)
>>> Reflexões Budistas - o Significado da Doutrina e Métodos do Budismo para os dias de hoje de Lama Anagarika Govinda pela Siciliano (1993)
>>> Matematica completa - ensino medio - resolucao de todos os exercicios de José Ruy Giovanni - José Roberto Bonjorno pela FTD
>>> Culinária Francesa, Cozinhas Brasileiras de Zôdio pela Schoba (2017)
>>> Atendimento Ao Publico Nas Organizações. Quando Marketing Serviços Mostra A Cara de Edmundo Brandão Dantas pela Senac (2004)
>>> Desenvolvimento Hoteleiro No Brasil: Panorama De Mercado E Perspectivas de Pedro Cypriano pela Senac Sp (2014)
>>> Meu Tataravô Era Africano (1º reimpressão) de Georgina Martins - Teresa Silva Telles pela Dcl (2010)
>>> Intermédio Logosófico de Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche pela Logosófica (2000)
>>> Orson: Um Cachorro Para Toda A Vida de Jon Katz pela Ediouro Publicações (2007)
>>> Murais De Vinicius E Outros Perfis de Paulo Mendes Campos pela Civilização Brasileira (2000)
>>> Essencial Disney - os Infinitos Azares do Pato Donald Volume 15 de Walt Disney pela Abril (2012)
>>> A Arvore Contente (4º impressão - com suplemento de atividades) de Telma Guimaraes Castro Andrade pela Do Brasil (2014)
>>> Segurança Internacional - Praticas, Tendencias E Conceitos de Marco Cepik pela Hucitec (2010)
>>> O Que é a Neve? de Katie Daynes pela Usborne (2018)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 9/10/2007
Comentários
Leitores

Mais arte, menos política
Dificilmente faço críticas "negativas" aqui, mas acho que elas nos ajudam a rever alguns pontos. O texto está bem escrito, a relação com os autores é boa, mas, primeiro, não traz nada de tão novo sobre Bolaños a não ser que é "gênio" — um conceito discutível. Segundo, há muito preconceito aí. Deixa o pessoal do interior dançar Strauss em seu casamento, o que há de brega nisso? Para muitas pessoas, é o momento mais especial da vida, não há nada de brega, errado ou feio — se há, é em achar isso brega. Também achei exagerado "momentos mais ridículos" da existência humana. E nunca assinei nem leio Caros Amigos, devido a seu excesso de partidarismo. Mas a crítica a ela, no meio de um texto como este, é desnecessária. Tenho amigos que lêem Caros Amigos e são fãs de Chaves sem, necessariamente, serem deste ou daquele partido ou ideologia. Bolanõs é um artista excelente e sua arte (ou seja, a Arte) não precisa vir acompanhada de julgamentos de valor pessoais. Abraço e até a próxima!

[Sobre "A propósito de Chapolin e Chaves"]

por Rogério Kreidlow
http://rogerkrw.blogsome.com
9/10/2007 às
20h34 200.180.59.152
(+) Rogério Kreidlow no Digestivo...
 
Identificação
Muito bom o texto! Batalhando exatamente para inscrever meu filme (digital) em festivais (estrangeiros, né...) me identifiquei totalmente. Como colaborador do Digestivo, estou até devendo uma matéria de "bastidores de produção cinematográfica no Brasil", mas parece que a novela não acaba nunca e o texto periga virar um tratado! Abraços! Jabá: se estiver interessado em conhecer meu filme, entre aqui.

[Sobre "Fetiche por película"]

por André
http://www.lanho.com.br/indodoc
9/10/2007 às
20h19 201.53.48.41
(+) André no Digestivo...
 
Novas Observações 06
Uma das coisas que também se falava muito em relação à película era a velocidade de gravação. Além disso, enquanto a película fazia 24 fotogramas por segundo, as câmeras digitais semi-profissionais (e até mesmo alguns modelos digitais) gravavam de modo entrelaçado, ou seja, toda a resolução que tinham era de, no máximo, 1080 linhas entrelaçadas em 29,97 frames por segundo (não eram fotogramas). Chama-se 1080i, os formatos de gravação das conhecidas HDV. Hoje esse modo de gravação já estava superado pela Panasonic, que lançou uma camera HDV que gravava em 24 progressivo (e não entrelaçado, como nas outras digitais). Com a RED também não é diferente, podendo filmar em 24, 30, 60 e outros.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h16 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Novas observações 05
Pesquisando encontrei uma empresa super legal! Imagine que você quer montar uma sala de cinema digital e alguém lhe oferece um computador (conectado à empresa distribuidora via satélite), projetor e tela. Faz um investimento inicial e depois paga apenas por sessão exibida! A empresa chama-se RAIN Network e, por incrível que pareça, é brasileira! Gente, o único entrave para que o cinema não se transforme é o dinheiro que as grandes empresas norte-americanas vão perder com essa conversão. Imagine todas aquelas câmeras da Panavision sendo jogadas no lixo. Imagine que as distribuidoras iriam lucrar BEM menos com o cinema digital. Imagine se elas vão deixar isso acontecer? Imagine se a gente tem poder pra fazer alguma coisa com o pensamento retrógrado da maioria dos cineastas cheios de fetiche burro...

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h12 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Novas observações 04
E ainda tem quem diga que vídeo não é cinema. Ou seria o contrário? Uma vez fiz uma matéria, no Cine-Pe, festival de cinema aqui em Recife, sobre a empresa que possui um projetor móvel de película e exibe os filmes nos festivais brasileiros. Não lembro agora o nome da empresa, mas ia combinar de entrevistar o pessoal no intervalo e o técnico puxou uma cadeira e disse para conversarmos no meio da exibição do primeiro longa da noite. Fiquei com o coração na mão e perguntei se ele não ia ver o filme. O cara deu uma risada e disse que já tinha visto mils vezes. Fiquei curiosa e sentei: "Como assim?". Pergunta à qual ele respondeu com muita calma e naturalidade mais ou menos assim: só tem a gente com esse projetor no Brasil, a gente acaba indo pra todos os festivais e vendo esses filmes milhões de vezes.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h11 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Novas observações 03
A empresa define a camera como Ultra High Definition. Onde editar? No Final Cut Pro 2, que já oferece suporte para edição em 4K. Claro que isso tudo vai aumentar um pouco o orçamento de qualquer produção digital, mas ainda assim, nunca chegará aos pés do preço da película.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h11 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Novas observações 02
Uma das coisas que também se falava muito em relação à película era a velocidade de gravação. Além disso, enquanto a película fazia 24 fotogramas por segundo, as câmeras digitais semi-profissionais (e até mesmo alguns modelos digitais) gravavam de modo entrelaçado, ou seja, toda a resolução que tinham era de, no máximo, 1080 linhas entrelaçadas em 29,97 frames por segundo (não eram fotogramas). Chama-se 1080i, os formatos de gravação das conhecidas HDV. Hoje esse modo de gravação já estava superado pela Panasonic, que lançou uma câmera HDV que gravava em 24 progressivo (e não entrelaçado, como nas outras digitais). Com a Red também não é diferente, podendo filmar em 24, 30, 60 e outros.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h10 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Novas observações 01
Bem, não exagerei não! Vocês provavelmente não entraram no site Red. Ela trabalha com uma configuração duas vezes melhor que a película, a começar pela quantidade de informação que ela grava. A película tem uma resolução que convenientemente chamamos de 2K. Isso significa que a película grava em 2024x1080 linhas numa janela nativa 16:9. Diz-se que o olho humano nem consegue enxergar toda essa resolução, pois, ao passar de duas mil linhas, não é possível perceber. Essa qualidade é boa, porque, para quem fotografa, quanto maior a resolução, melhor a latitude de gravação. Essa qualidade da película, era, até o começo do ano, insuperável, e em vista disso, ainda se valia a pena filmar em película. Entretanto, hoje em dia, com o lançamento das câmeras da empresa Red, o formato de gravação e as convenções cinematográficas terão de mudar. Ela filma com 4K. São 4520 X 2540 pixels de resolução! Isso aumenta e melhora a latitude, tornando o vídeo superior à película.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Déborah Guaraná
http://postodegasolina.blogspot.com
9/10/2007 às
20h05 200.249.25.12
(+) Déborah Guaraná no Digestivo...
 
Eu de novo
Profundidade de campo fica mais delicada a partir de duas coisas, Yuri: latitude e resolução. Quanto melhor esses dois itens numa câmera, mais e melhor você poderá controlar a profundidade de campo. A opção da galera que faz vídeo, como eu e você, por exemplo, é afastar a câmera, dá um zoom e acompanhar a cena. Com uma lente boa ficaria difícil perceber a diferença até mesmo usando uma câmera DV, como a XL1-s, da Canon, que é o modelo que eu tenho. E faça-se um favor: não alimente o ego dos conservadores fetichistas. São eles que fazem com que a indústria de cinema não mude, nem democratize-se.

[Sobre "Fetiche por película"]

por Deborah Guaraná
9/10/2007 às
16h09 201.50.159.239
(+) Deborah Guaraná no Digestivo...
 
É O filme
Bom, o filme é muito interessante, legal, entre outras coisas. É uns dos filmes que mais gostei de ter assistido. Na verdade, nunca teria visto se minha professora não tivesse passado para trabalho valendo nota, rs. Brincadeiras à parte, eu assisti porque foi muito comentado em todo o Brasil. E vale a pena.

[Sobre "Olga e a história que não deve ser esquecida"]

por Kauana Lima
9/10/2007 às
15h29 200.168.147.139
(+) Kauana Lima no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Problemática dos Transportes Nacionais
Vários Autores
Não Informa
(1966)



A Procura do Par Perfeito
Jennifer Probst; Juliana Romeiro; Camila Pohlmann
Paralela
(2017)



Comunicação Popular Escrita Em São Paulo
Américo Pellegrini Filho Org.
Eca/usp
(2011)



Breve Relación de La Destrucción de las Indias Occidentales Raridade
Bartolome de las Casas Foto Original
Luciernaga
(1957)



Lapinha - a Natureza da Lapa
João José Bigarella - Oldemar Blasi - Dieter Brepohl
Lar Lapeano de Saude
(1997)



Cadernos de Literatura Brasileira Nº 7: João Ubaldo Ribeiro
Instituto Moreira Sales
Instituto Moreira Sales
(1999)



O Cerrado e o seu Brilho
Alcione de Souza Júnior e Outros
Caramuru
(2009)



Quem Teme a Morte
Nnedi Okorafor
Geração
(2014)



Violent Cases
Neil Gaiman
Aleph
(2014)
+ frete grátis



Poesias com Sentimentos
Maria Mendes Corrêa
Malu
(2003)





busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês