Picaretas | Eduardo Carvalho

busca | avançada
42527 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Ler, investir, gestar
>>> Caixa Dois, sem eufemismos
>>> Fé e razão
>>> all type
>>> Um cara legal
>>> Histórias de agosto
>>> O mal no pensamento moderno
>>> Yarny e My Writing Spot
>>> Brasileiros aprendendo em inglês
Mais Recentes
>>> Batman - Faces Da Morte de Tony S. Daniel pela Panini (2016)
>>> Penso. Logo Insisto. Respostas Para Perguntas Que Eu Nem Sabia Que Tinha de Márcio Krauss pela Planeta (2019)
>>> Noite na taverna de Alvares de Azevedo pela Avenida (2025)
>>> Fugitiva de Alice Munro pela Biblioteca Azul (2014)
>>> Livro Minha Vida De Prefeita de Marta Suplicy pela Agir (2008)
>>> Epicuro - Sabedoria e Jardim - Coleção Metafísica de Figueira da Silva pela Relume Dumará (2003)
>>> Livro Alfabetizando Sem O Bá-Bé-Bi-Bó-Bu de Luiz Carlos Cagliari pela Scipione (1998)
>>> Livro Conceito de Empresa de Romano Cristiano pela Arte e Cultura (1995)
>>> Traduções dos textos Latinos de José Lodeiro pela Globo (1955)
>>> Caminho Para O Brasil: A Reciprocidade Entre Sociedade Civil E Instituicões de Raymundo Magliano Filho pela Contexto (2017)
>>> Livro Jesus de Nazaré da Entrada Em Jerusalém Até a Ressurreição de Joseph Ratzinger Bento XVI, traduzido por Bruno Bastos Lins pela Planeta (2011)
>>> O Que E Que Ele Tem de Olivia Byington pela Objetiva (2016)
>>> Livro Investimentos Inteligentes Guia De Estudo Para Conquistar e Multiplicar o Seu Primeiro Milhão de Gustavo Cerbasi pela Thomas Nelson (2009)
>>> Política de Aristóteles pela Martin Claret (2004)
>>> Harry Potter E O Calice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2025)
>>> Livro Eu Estive Aqui de Gayle Forman pela Arqueiro (2015)
>>> O Naufragio Das Civilizacoes de Amin Maalouf pela Vestígio (2020)
>>> Divisadero de Michael Ondaatje pela Companhia Das Letras (2008)
>>> O barquinho amarelo de Iêda Dias pela Vigília
>>> Saudades Do Século 20 de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (1994)
>>> As Fronteiras da Técnica de Gustavo Corção pela Vide Editorial (2021)
>>> Direitos Máximos, Deveres Mínimos: O Festival De Privilégios Que Assola O Brasil de Bruno Garschagen pela Record
>>> Viagens Ultramarinas: Monarcas, Vassalos E Governo A Distancia de Ronald Raminelli pela Alameda Casa Editorial (2009)
>>> Livro O Livro De Ouro Da Felicidade de Dalai Lama pela Ediouro (2003)
>>> Caderno de Estudos da Lei Seca Complementar - Carreiras Policiais de Eduardo Fontes pela Juspodivm (2022)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 19/4/2002
Comentários
Leitores

Picaretas
J. Jardim, me diz aí onde você anda lendo textos direitistas, por favor, que eu também quero ler. Tenho a maior curiosidade para saber o que é isso. E uma coisa: jamais espere que o nível do Digestivo desça até o ponto de ser uma alternativa de direita ao Pasquim, também elogiando picaretas. Como fez o Emir Sader, na penúltima edição, em inacreditável artigo defendendo Fidel Castro. Abraços, Eduardo

[Sobre "Banana Republic"]

por Eduardo Carvalho
19/4/2002 às
17h36 200.213.203.195
(+) Eduardo Carvalho no Digestivo...
 
Hugo Chávez
Amigo Rafael, em que pese eu ter o tal Hugo Chaves como um legítimo representante de nossa indigência política me causa espanto o teu artigo. Pô, o cara foi democraticamente eleito, até onde eu sei as mudanças que ele perpetrou sempre foram feitas dentro da legalidade, por mais anacrônicas e fora da realidade que eram, e, em muitos casos simplesmente cumpriam promessas de campanha. Que ele sofreu um golpe é evidente, se civil ou militar pouco importa. O que importa é que tentaram tirar um político legitimamente eleito de uma maneira espúria. E agora o seu artigo vem exigir o esclarecimento das razões e dos porquês da volta do Hugo Chavez ao poder!!! Ora, mais coerente era se querer saber o que foi esse golpe de verdade. Abraços ROmulo Ps:Fàbio, a TV Globo só faltou soltar foguetes para comemorar o golpe. Uma vergonha!!! Quanto a liberdade de imprensa concordo plenamente: o pôvinho tapado esses esquerdinhas de redação;-)

[Sobre "Banana Republic"]

por ROmulo
19/4/2002 às
13h58 200.227.146.172
(+) ROmulo no Digestivo...
 
O populista e os vampiros
Não seria mal se parte da indignação de Rafael se voltasse contra a terrível oligarquia que domina desde sempre a pobre Venezuela e da qual o respeitabilíssimo Pedro Carmona faz parte.Um grupo tão inepto,corrupto,ganancioso e mesquinho que fez de um país agraciado com riquezas naturais ,um país que recebeu em divisas nas últimas três décadas mais de 400 BILHÕES DE DÓLARES,ser um dos mais pobres e desiguais do continente.Ao que me conste não foram maoístas que governaram o país e o levaram à bancarrota nas últimas décadas.Uma elite patrimonialista,tacanha e egoísta que é incapaz de conduzir seu país à prosperidade como qualquer elite séria não pode gerar um "respeitável" porta-voz.Gera isto sim um país cindido em ricos e despossuídos,rasgado e desunido.Gera no fim das contas um populista da estirpe de Chavez que não é senão o último estertor de uma socidade em agonia.A culpa por Chavez é da elite que hoje ele tanto incomoda.Elite que não teve visão nem responsabidade e não fez mais nada que olhar para o proprio umbigo.E no fim a pobre Venezuela fica entre um populista e uma classe de corsários,de rapaces,de vampiros.Me preocupa a inclinação direitista de alguns textos que tenho lido.Se ao menos fosse a direita liberal de um Roberto Campos vá lá.O que me torna apreensivo é pensar na possibilidade de um dia ler aqui:"o respeitado Inocêncio Oliveira"," o respeitado Paulo Maluf".

[Sobre "Banana Republic"]

por J. Jardim
19/4/2002 às
16h23 200.128.28.8
(+) J. Jardim no Digestivo...
 
Protesto carioca
Caro Rafel, não poderia concordar mais com você a respeito do Chavez, e mesmo a respeito da corrupção e falta de decoro dos cartolas do futebol carioca. É caso de polícia mesmo. Mas fiquei triste com seus comentários de rejeição explícita aos cariocas: será que os erres e os esses cariocas são mais feios que os "meu", os "mano", os "orra" e os "nêgo" de Sampa? Tem coisas feias e bonitas em qualquer lugar. Dê uma chance aos cariocas, ou ao menos às cariocas, e você vai ver que um essezinho e um chiadinho ao pé do ouvido até que têm o seu charme! Deixa de dor-de-cotovelo contra cariocas. Falando por mim apenas, achava melhor mudar a CBF para São Paulo mesmo, pois Brasília é ainda pior em termos de corrupção e fisiologismo que o Rio. Por mim, pode ficar. Beijo da Sue

[Sobre "Banana Republic"]

por Assunção Medeiros
19/4/2002 às
13h56 200.184.36.16
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
 
A Veja é exceção
Caro Helion, até onde sei só a Veja se mostrou contrária ao Chavez. O resto da mídia foi acintosamente a favor desse ditador banana. O que me espanta no Brasil é que os jornalistas apóiam pessoas que querem acabar com a liberdade de expressão. E jornalismo sem liberdade de expressão não existe. Os jornalistas, apoiando Lula, Chavez, Fidel e cia. me fazem pensar num suicida limpando e afiando a lâmina com a qual cortará seus próprios pulsos.

[Sobre "Banana Republic"]

por Fabio
19/4/2002 às
13h47 200.183.94.214
(+) Fabio no Digestivo...
 
Obrigado!
Caro Domingos: Este teu "O Tempo das Histórias" é muito bonito! Fiquei muito emocionado, ainda mais porque estou com mais de 40 anos e vou ser pai pela primeira vez. E é claro que desejo que o meu filho seja muito alegre, afetivo, respeitoso, criativo e comunicativo. Obrigado pela linda história!

[Sobre "O tempo das histórias"]

por Sérgio Karam
19/4/2002 às
10h33 200.198.147.1
(+) Sérgio Karam no Digestivo...
 
Elas estão cada vez mais raras
Caro Alexandre, Espero que além de se envolver com suas alunas bonitas, você tire da cabeças delas essa idéia rídicula de colocar silicone em seus seios. O que tem demais que nossas musas tenham defeitos, mesmos que pequenos. Hoje é um dia de luto para todos os homens que são amantes das mulheres de verdades com defeitos e cheias de qualidades, que só as belas possuem.

[Sobre "Antologia dos Poetas Feios"]

por Otavio
19/4/2002 às
09h56 200.158.130.110
(+) Otavio no Digestivo...
 
Fanfarronices
Caro Rafael Azevedo, você está enganado: quem foi chamadao de fanfarrão, trapalhão, pela imprensa brasileira, enquanto o golpe parecia consumado, foi Chávez. Basta ver a capa da última Veja. Já Carmona foi, pelos jornais que eu li, tratado a pão-de-ló. Mesmo a palavra "golpista" foi evitada a seu respeito. Quanto às aspas que você utiliza para um “golpe militar”, cabe a pergunta: como você denomina um movimento no qual generais do alto comando se insubordinam contra um presidente eleito e o fazem prisioneiro? Talvez fosse necessário criar alguma palavra nova...

[Sobre "Banana Republic"]

por Helion
19/4/2002 às
08h38 200.227.152.237
(+) Helion no Digestivo...
 
Que o reitor não ouça
A idéia do "seminário" é boa, Sue. E quando você vier pra São Paulo eu te empresto a minha cópia do livro do Maltie. Mas quanto a Abelardo e Heloísa, meu medo é que os reitores façam comigo o que fizeram com Abelardo...Mau exemplo, mau exemplo, Sue! ;>) Beijos, Alexandre.

[Sobre "Antologia dos Poetas Feios"]

por Alexandre
19/4/2002 às
02h52 200.205.157.155
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Alunas bonitas
Mas é claro, Alexandre, que este é um dos benefícios do cargo. pergunte à Abelardo e Heloísa. Quanto aos autores de Belzebu, não os leia: peça aos alunos que façam "seminários"! Você fica sabendo da estória sem se tornar impuro com o contato com o livro em si. Falando em livro, quero esse livro dos poetas feios!! Agora!! :o) Sue

[Sobre "Antologia dos Poetas Feios"]

por Assunção Medeiros
19/4/2002 à
01h58 200.184.36.200
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




De Lula a Lula - a Arte de Montar Governos Com Palavras Cruzadas
Wilson Figueiredo
Gryphus
(2016)



A bruxa não vai para a fogueira neste livro
Amanda Lovelace
Leya
(2018)



Adivinhas Para Toda a Família
Juliana Amato; Florencia Cafferata
Girassol
(2022)



Liderança para Uma Nova Era
John Renesch
Cultrix
(2000)



Quadro Geral das Unidades de Medidas
Gruenwald
Gruenwald



Assad Abdalla Sua Obra e Sua Vida
Jorge Haddad Debs / Chaquer Al
Edicon
(2002)



Desprezados F.C.
Júlio Emílio Braz
Saraiva
(2009)



Histórias e Origens
Gianluca Bocchi / Mauro Ceruti
Instituto Piaget
(1985)



A Filosofia e sua Evolução - Pequena História do Pensamento Humano
R. Haddock Lobo
Populares
(1979)



As Orquídeas e sua Cultura
João S. Decker
Melhoramentos
(1956)





busca | avançada
42527 visitas/dia
1,7 milhão/mês