Todos foram chamados! :) | Evandro Ferreira

busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> 2021, o ano da inveja
>>> O futuro político do Brasil
>>> David Foster Wallace e Infinite Jest
>>> Arquitetura de informação
>>> L’Empereur
>>> Fake-Fuck-Fotos do Face
Mais Recentes
>>> Missões Franciscanas no Brasil (1500/1975) de Frei Venancio Willeke pela Vozes (1974)
>>> Análise Fatorial Em Administração de Francisco Aranha | Felipe Zambaldi pela Cengage Learning Nacional (2008)
>>> Como Os Médicos Pensam de Jerome Groopman pela Agir (2008)
>>> Contabilidade Financeira de José Nicolás Albuja Salazar pela Cengage Ctp (2003)
>>> Os Porcos-espinhos de Schopenhauer de Deborah Anna Luepnitz pela José Olympio (2006)
>>> Educação Corporativa No Brasil: Mitos E Verdades de Marisa Pereira Eboli pela Gente (2020)
>>> Produzindo o Passado. Estratégias de Construção do Patrimônio... de Antônio Augusto Arantes ( Organizador ) pela Brasiliense (1984)
>>> São Paulo: Segregação, Pobreza e Desigualdades Sociais de Eduardo Marques + Haroldo Torres (org.) pela Senac Sao Paulo (2005)
>>> Convulsão protestante de Antônio Carlos Costa pela Editora Mundo Cristao (2015)
>>> Modelo De Competências E Gestão Dos Talentos de Maria Rita Miranda Gramigna pela Pearson (2002)
>>> Nascer Sorrindo de Frederick Leboyer pela Brasiliense (1986)
>>> A Mulher que Desvendada a Morte de Ariana Franklin pela Rocco (2007)
>>> Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa de Jose De Nicola pela Scipione (2003)
>>> A Unica Historia de Julian Barnes pela Rocco (2018)
>>> Os Segredos Da Mente Milionaria Novo de T. Harv Eker pela Fisicalbook (2020)
>>> Um Amor - Biblioteca Áurea de Dino Buzzati pela Nova Fronteira (2019)
>>> Por Um Fio de Eoin Colfer pela Record (2013)
>>> Desclassificados do Ouro: A pobreza mineira no século XVIII de Laura de Mello e Souza pela Graal (1982)
>>> Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática - uma Abordagem Com Base Na de Ivan Luizio Magalhães/walfrido Brito Pinheiro pela Novatec (2007)
>>> Jesus Na Ecologia Biblica de Nivalda Gueiros Leitao (autografado) pela Letra (2007)
>>> The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms To Fail de Clayton M. Christensen pela Harvard Business Review Press (2016)
>>> Simone Weil: A condição operária e outros estudos sobre a opressão de Ecléa Bosi (org.) pela Paz e Terra (1979)
>>> Travel Stories de Varios Autores pela Macmillan Readers (2011)
>>> Gramsci e o Estado de Christinne Buci- Glucksmann pela Paz e Terra (1980)
>>> Química Orgânica Vol. 2 de Graham Solomons pela Fisicalbook (2001)
COMENTÁRIOS

Domingo, 12/5/2002
Comentários
Leitores

Todos foram chamados! :)
Caro Ricardo, essa é uma situação-limite. Se a pessoa te indica Paulo Coelho, fica fácil dar o pé nela. Estou falando de alguém de quem você realmente gosta e que não é nenhum ignorante, mas que tem um nível intelectual razoável. O que quero dizer é o seguinte: é possível amar uma pessoa que não faz as mesmas coisas que você. O mundo dá muitas voltas e pode ser que duas pessoas se conheçam e se amem e depois comecem a seguir caminhos diferentes e continuem se amando mesmo assim. Mas mesmo sem levar em conta nada disso, já há um problema aqui, e é esse problema que eu quero ressaltar: é fácil afirmar, por exemplo, que um professor de filosofia é mais humano que uma ginasta. Mas imagine-se no lugar da ginasta ouvindo isso... Esta é uma questão prática e séria que não tem solução dentro de um âmbito de discussão puramente teórico. Quero dizer, se uma pessoa tem uma vida que para ela faz sentido, se ela tem amigos, se ela é feliz, que sentido há em falar que ela é menos humana que outra? Que direito nós temos de julgar quem é mais humano? Você acha que Aristóteles foi mais humano que você? Ou ainda: você acha que, caso Aristóteles tenha sido mais humano que você, isso vai fazer alguma diferença na sua vida? Isso aqui está mais parecendo uma terapia, né?! Aliás, se tivesse algum psicólogo aqui, poderia me ajudar em meus argumentos, pois os terapeutas têm muita experiência prática com clientes e sabem que as coisas não são tão simples assim. Estou dando uma de Sócrates de propósito. Não deixo de reconhecer os méritos de quem busca o conhecimento. Acho isso uma das coisas mais bonitas do ser humano, talvez a mais bonita. Mas ao mesmo tempo me recuso a adotar a postura fácil de dizer que todo mundo deveria ser filósofo. Ou que, como dizia Platão, o verdadeiro filósofo é o ser mais perfeito que existe. Quanto mais eu estudo, mais vejo erros nas opiniões das pessoas "comuns". Mas vejo que algumas pessoas são abertas ao que eu digo e outras não. E tenho a impressão de que talvez seja isso que torne as pessoas mais humanas. Muitas vezes vejo mais humanidade em um motorista de taxi do que em um doutor em filosofia, que já leu centenas de livros.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
12/5/2002 às
21h56 200.167.234.134
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
NÃO FUI CHAMADO, MAS ...
Amigo Evandro: ao procurarmos uma companheira, queremos uma com afinidades de gostos. Eu não esperaria seis anos para saber se minha namorada é uma leitora substancial ou não ... Não só verifico a quantidade, mas o conteúdo da leitura das mulheres pelas quais me interesso (sou chato, sei disso). Num momento de questionamento, como tantos em minha vida, se uma mulher aconselha-me a leitura de Paulo Coelho para clarear-meas idéias, qualquer relacionamento futuro está automaticamente abortado.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Ricardo
12/5/2002 às
21h06 200.191.12.186
(+) Ricardo no Digestivo...
 
o melhor comentário que li
Se entendi esse texto é do Julio Borges... Só quero registrar que foi o melhor comentário que li sobre o Falange Canibal. Tenho lido muitas coisas e escutado muitas "reclamações" sobre excesso de eletrônica e a falta do Suzano. Rebato a estas opiniões, pois concordo que Lenine sempre "sobra" no seu trabalho independente de quem o acompanhe, ele basta, e mais que isso, minha primeira audição do Falange me encheu os ouvidos com o lirismo a que vc se refere, e arrisco a dizer que este é o cd mais melancólico de Lenine, melancolia positiva... Não senti falta de nada no Falange, achei maravilhoso, e acho que Encantamento, e Sonhei, são das coisas mais delicadas e belas que já ouvi em minha vida. Reafirmo que Lenine sempre "sobra". Pra mim Lenine chegou há muito tempo, e de mim não acredito que irá sair jamais...

[Sobre "Digestivo nº 75"]

por catia
12/5/2002 às
20h38 200.222.94.200
(+) catia no Digestivo...
 
Só pra complicar
Tenho-me sentido extremamente inclinado a concordar com o fato de que quem lê é mais humano que quem não lê. Ou que quem busca o conhecimento é mais humano que quem não busca. Mas vou contar uma coisa, só para complicar. Você conhece uma pessoa e passa a viver com ela. Ela é, digamos sua namorada. Depois de uns seis anos juntos, você se adoram, se amam mesmo. Moram juntos e até pensam em casar. Só tem um problema: ela só lê uns dois livros por ano, ou nem isso. De repente você descobre que ela é menos humana do que você, que lê, digamos, uns 40 livros por ano. Como contar isso a ela? Será que, se isso acontecesse com vocês, vocês teriam tanta certeza sobre essa teoria? Será que não existem outras qualidades que pesam para a "humanidade" de uma pessoa, além da leitura e do conhecimento? Essas são perguntas para as quais não tenho resposta. Mas são muito sérias.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Evandro Ferreira
12/5/2002 às
19h33 200.167.234.134
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Blake
Marchemos então, meu general! Sem trégua nem piedade. Somos nós ou eles! "Prepare, prepare the iron helm of war,/Bring forth the lots, cast in the spacious orb;/Th'Angel of Fate turns them with mighty hands,/And casts them out upon the darken'd earth!/ Prepare, prepare!/(...) Soldiers, prepare! Our cause is Heaven's cause;/Soldiers, prepare! Be worthy of our cause:/ Prepare to meet our fathers in the sky:/ Prepare, O troops, that are tofall to-day! /Prepare, prepare!

[Sobre "Quem é essa gente?"]

por Assunção Medeiros
12/5/2002 às
14h10 200.222.208.253
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
 
Se mudar, pode melhorar...
Motivado pelo seu texto, arrisquei uma "olhada" no programa. Realmente confirma a crítica contida no texto. Há, por outro lado, um espaço aberto na mídia, para um programa deste tipo, por exemplo com a Lucia Guimarães. Valeu a sugestão e a crítica.

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Oswaldo C. Neto
11/5/2002 às
08h41 200.198.78.138
(+) Oswaldo C. Neto no Digestivo...
 
Jornalistas e cultura
Não concordo com uma coisa no texto: a conhecida dificuldade dos jornalistas em administrar qualquer coisa que não seja palavras nos textos não foi a responsável pela derrocada de sites incríveis como o no. O que aconteceu foi uma euforia generalizada, tanto do pessoal criativo quanto daqueles que lidam com números (esperemos, também criativamente). Agora, concordo com todo o resto, principalmente o último parágrafo: "Que a única chance de sobrevivência é produzir um mix entre o besteirol e a pornografia?". É triste, mas tenho a impressão que é isso mesmo. Minha experiência de trabalho em um site grande foi exatamente essa. Tínhamos um time de primeiríssima linha, só gente competente, fazendo um conteúdo ótimo e, no entanto, os leitores pediam mais e mais sexo - uma pesquisa comprovou isso. Fotos de atrizes e atores nus (ou quase) eram mais importantes do que a cobertura em tempo real. Acho que a discussão aqui é essa mesma, exposta no último parágrafo: "Que neste país ninguém valoriza a cultura, a educação e as artes assim constituídas?". Minha resposta é: não.

[Sobre "A internet e o fim do no."]

por Maria Fabriani
11/5/2002 às
06h14 213.66.226.114
(+) Maria Fabriani no Digestivo...
 
Castelo de Caras Sinistras
Dennis, Rogério, Otavio, Ricardo e Sue: as sugestões foram aceitas. Não vou mais perguntar que livros essa gente escreveu, porque bem pode ser que tenham escrito livros mesmo (influência literária: early Adriane Galisteu e late Antônio Ermírio de Moraes). Não: vamos condená-los a dar banhos nos leprosos no Castelo de Caras, como disse o Dennis. Trancados naquele castelo para sempre: políticos e juízes e "famosos". Com um boombox do lado de fora tocando É o Tcham. Essas fotos, sim, eu queria ver. Ou talvez não. Depende, realmente, do momento...Um abraço, Alexandre. PS: Uma dúvida: será que Dante fala do Castelo de Caras? Alguém lembra? Não será aquele nobre castelo do canto quarto, será? Aquele, onde "Cesare armato con li occhi grifagni" espera pela chegada de Narcisa Tamborindeguy? Unheimlich!

[Sobre "Quem é essa gente?"]

por Alexandre
11/5/2002 à
00h45 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Blake
Ah, Blake...Mas o espírito de Blake nos ordena sair de vez em quando da varanda para castigar os ímpios: "I will not cease from mental fight/Nor shall my sword sleep in my hand/ Till we have built Jerusalem", etc. E só vamos conseguir construir Jerusalem nos campos verdes e agradáveis do Brasil se dermos repetidas tundas nessa gente- até que lhes caiam os cascões e eles se revelem anjos por debaixo. Sue: beijos. Não se preocupe, assim que o meu braço se canse, a gente volta para a varanda...- Alexandre.

[Sobre "Quem é essa gente?"]

por Alexandre
11/5/2002 à
00h35 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Elite? Que elite?
Meninos, essa gente deve pensar que elite é a marca apagada de uma privada antiga, sem o "C"... Não sejam cruéis com os animais, chega de falar em experimentos desumanos. Dennis, basta que as "pessoas maravilhosas" com seus nomes escalafabéticos sejam forçadas a arrumar a casa depois de uma de suas festas, arrumar a casa TODA. A maioria ia baixar hospital, tenha certeza. Vamos deixar essa gente de lado, general, e voltar para sua varanda, para ler Blake... Beijos da Sue

[Sobre "Quem é essa gente?"]

por Assunção Medeiros
10/5/2002 às
21h17 200.222.208.99
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sob Custódia
Anita Desai
Rocco
(1988)



O premio
Irving Wallace
Circulo do Livro
(1963)



The Impossible Lives Of Greta Wells: A Novel
Andrew Sean Greer
Ecco
(2014)



Au Arquitetura & Urbanismo Nº 174
Pini
Pini



Nao e da Sua Conta
Valerie Block
Record
(2006)



Os Pensadores
Mario Vitor Santos
Relume
(2006)



Newbury House Dictionary of American English With
Philip M. Rideout
Thomson Heinle
(2003)



História: das cavernas ao terceiro milênio
Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota
Moderna
(2012)



Como Conseguir Emprego no Brasil do Século XXI
Thomas A. Case
Catho
(2004)



Procure e Ache - Animais
Lisa Regan
Pé Da Letra
(2022)





busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês