proibir jamais será a solução | Rafael Azevedo

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
>>> Choque de realidade no cinema
>>> O silêncio e o segredo na Literatura
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
>>> E Foram Felizes Para Sempre
>>> Inesquecíveis aventuras
>>> Caiu na rede é theremin
Mais Recentes
>>> Programa De Caminhada E Corrida de Marcos Paulo Reis pela Abril (2009)
>>> O Velho E O Mar de Ernest Hemingway pela O Velho e o Mar (2003)
>>> Teaching Young Learners English de Joan Kang Shin e Joann Crandall pela Heinle Elt (2014)
>>> Breaking Through The Screen: Practical Tips For Engaging Learners In The Online And Blended Classroom de Joan Kang Shin e Jered Borup pela National Geographic (2022)
>>> O Desaparecimento Do Lórax de Dr. Seuss pela Companhia Das Letrinhas (2017)
>>> Ô De Cima! de Popy Matigot pela Mil Caramiolas (2020)
>>> Orion E O Escuro de Emma Yarlett pela Globinho (2015)
>>> Miss Nelson Is Missing! de Harry Allard pela Clarion Books (1985)
>>> A Torre De Babel de Orígenes Lessa pela Global (2012)
>>> Olga e o Grito da Floresta de Laure Monloubou pela Leiturinha (2024)
>>> A Travessia de William P. Young pela Editora Arqueiro (2016)
>>> Quando Eu Era Pequenino de Sam Hearn pela Ciranda Cultural (2017)
>>> Crianças Famosas: Beethoven de Ann Rachlin E Susan Hellard pela Callis (1995)
>>> Girassolino: O Sol de Todos Nós de Mariana Daher pela Miraculus (2023)
>>> O Sumiço na Casa de Palha de Izabel Fortes pela Miraculus (2022)
>>> A Bruxinha E O Godofredo de Eva Furnari pela Global Editora (1994)
>>> O Maravilhoso Poder Das Plantas de Elisa Biazzi pela Casa Publicadora Brasileira (2002)
>>> Universo Infantil de Claudia Schmidt pela Fergs (2010)
>>> A Bela Adormecida de Grimm pela Atica (1998)
>>> Compêndio Do Catecismo Da Igreja Católica de Bento Xvi pela Loyola (2005)
>>> Palavras, Muitas Palavras de Ruth Rocha pela Ftd (1998)
>>> O Evangelho Segundo O Espiritismo de Allan Kardec pela Ide (2009)
>>> Sherlock Holmes: O Vale Do Medo de Arthur Conan Doyle pela Principis (2018)
>>> Projeto De Pesquisa de John W. Creswell pela Bookman (2010)
>>> A Moreninha de Joaquin Manuel de Macedo pela Moderna (2015)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 27/11/2001
Comentários
Leitores

proibir jamais será a solução
Caro Fernando, não fui convencidos por seus argumentos; então você proibiria as bebidas alcóolicas apenas pq alguns idiotas por aí podem tomar um porre e sair brigando, ou bater o carro? Não faz sentido, sinceramente, punir uma maioria responsável pelas irresponsabilidades de uma minoria imbecil. É medida exageradamente autoritária, e parece-me estar muito, mas muito longe de ser uma solução para o "problema" Pelo contrário, apenas contribui para agravá-lo.

[Sobre "A TV é uma droga"]

por Rafael Azevedo
27/11/2001 às
20h39 200.211.160.192
(+) Rafael Azevedo no Digestivo...
 
Liberdade, liberdade
Meu caro Fernando: você é contra a liberdade. Tem índole autoritária. Quer proibir que as pessoas digam o que pensam (e o que fazem) e restringir o que elas podem consumir. Se assemelha, assim, a Lenin, Stalin, Hitler, Mao, bin Laden. Viva sua vida, meu caro! Ame sua família e seus amigos, estude e trabalhe pelo prazer do desenvolvimento pessoal e por um mundo melhor. Não fique metendo o bedelho na vida dos outros!

[Sobre "A TV é uma droga"]

por François Maltie
27/11/2001 às
19h35 200.183.94.180
(+) François Maltie no Digestivo...
 
Liberar ou aceitar
Drogas, liberar ou aceitar? Na minha (modesta) opinião, nem um nem outro. Elas "não são boas para vc, logo são ruins, portanto, ilegais". Nenhuma das drogas existentes hoje, inclusive as legais, usadas da maneira que são, trazem benefício substancial se comparado com seus danos ao organismo, ainda que aplicações medicinais para a maconha, a coca (conhecida pelos habitantes dos Andes desde sempre), o LSD (sintetizado para combater a dependência da morfina), sejam conhecidas. Eu não sou contra o uso de drogas, assim como não sou contra o suicídio, nem contra ouvir Bruno&Marrone, nem contra o aborto. Acho que todos nós somos senhores de nossas vidas e quando Deus nos colocou na Terra nos dotou do melhor presente que poderia nos dar, o Livre Arbítrio, a capacidade de discernir entre o certo e o errado, o bom e o ruim, e o direito de optar por um deles. Sendo assim, não tenho como ser contra o uso de drogas, é uma opção pessoal e temos que aceitar. Sou sim contra à existência das drogas, à comercialização, à divulgação, tudo isso que ocorre no nosso dia a dia e que faz com que seus filhos conheçam e passem a usar drogas. As drogas não precisam existir, as pessoas não precisam saber que elas existem. Daí eu questiono a validade da declaração da Soninha e de tantos outros que volta e meia assumem ser usuários. Não faz sentido, isso não acrescenta nada na mentes dos "receptores passivos" que fazem uso da mídia, isso faz parecer que qualquer um pode usar drogas e ser tão culto, responsável e discreto quanto a Soninha, quanto o D2, entre outras personalidades, o que definitivamente não é verdade, basta procurar um entre os milhares de delinqüentes de todas as classes sociais que cometem crimes para "sustentar o vício". Existem pessoas que conseguem conviver com as drogas, assim como existem as que não conseguem. E essas últimas são as que justificam o banimento da droga na sociedade, sem demagogia ou "vista grossa", banimento total, tanto fisicamente como culturalmente, assim como o Hitler ou a Talidomida foram banidos, execrados e viraram sinônimo de coisas ruins, as drogas também devem ser, sem pessoas dizendo que usam e não faz mal. Apoio a postura da Cultura, notadamente contrária ao uso de drogas e que não pode ter um membro formador de opinião em seu meio com postura diferente do perfil da empresa. And "that's all, folks" Fernando Milton, 20 anos, técnico em Informática Industrial formado pelo CEFET-MG e graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa

[Sobre "A TV é uma droga"]

por Fernando M. Ferreira
27/11/2001 às
18h01 200.179.116.12
(+) Fernando M. Ferreira no Digestivo...
 
Sob controle...
Adriana, Uma vez li um texto da Ligia Fagundes Telles em que ela diz que o máximo que podemos fazer é manter nossa loucura em limites aceitáveis pela sociedade, assim não nos internam. Desde então eu tenho "disfarçado" a minha loucura. Sugiro que você faça o mesmo... :o) Muito legal o texto. Abraços, Ana

[Sobre "Bobagem"]

por Ana Veras
27/11/2001 às
18h01 199.228.142.5
(+) Ana Veras no Digestivo...
 
A graxa da vida ! (graça?)
Essas suas viagens equivalem a sujar a mão de graxa. Certo? Engenharia no caso é a vida! ps

[Sobre "Sujando os dedos de graxa"]

por pedro servio
27/11/2001 às
15h20 200.179.78.2
(+) pedro servio no Digestivo...
 
Meu purê de batata
Xará, adorei sua coluna! Você espelhou muita coisa que passa na minha cabeça também. Aliás, acho que na cabeça de todo mundo. Só que alguns encaram, outros fingem que não está acontecendo.

[Sobre "Bobagem"]

por Adriana Baggio
27/11/2001 às
13h26 172.187.34.137
(+) Adriana Baggio no Digestivo...
 
A gente é dependente mesmo...
Obrigada pelo comentário, Rodolfo! As piadinhas em roda de mulheres dizem que, se for preciso optar entre uma boa empregada e um bom marido, prefira a primeira, que é muito mais difícil de achar!

[Sobre "Dependências"]

por Adriana Baggio
27/11/2001 às
13h23 172.187.34.137
(+) Adriana Baggio no Digestivo...
 
Nem tão nada, nem tão tudo
Tinha escrito uma coisinha pra cada um aqui, mas não sei o que houve que de repente a tela fechou e perdi tudo... Bom, pena eu estar sem tempo pra reescrever mas, resumindo, a idéia é que qualquer radicalismo, seja ele amargo ou cor-de-rosa, é nocivo, né gente??? O Brasil tem coisas vergonhosas, país dos absurdos mesmo, mas também não é o pior lugar do mundo, nosso cinema não é nem está o mais deprimente do mundo e nossas pessoas não são todas vulgares, mesquinhas ou velhacas. Mas, radicalismos à parte, todo mundo tem sua parcela de razão no que disse. Pro gerador da polêmica: Fabio, pois saiba que eu sentaria do teu lado na escada, fumaria um cigarro contigo e puxaria um papo que, certamente , não seria sobre o mais novo sucesso do axé baiano... Tá vendo? Nem tudo está perdido... Beijo pr'ocês

[Sobre "o brasil é o melhor país do mundo"]

por Isabella
26/11/2001 às
15h55 200.170.42.216
(+) Isabella no Digestivo...
 
só se for no dia de são nunca
É, Marli, o Brasil poderia ser o melhor país do mundo... e Papai Noel também poderia existir. E o coelhinho da Páscoa então? Osama bin Laden poderia ser um cara legal, e o mundo poderia ser um lugar pacifico! Claro, todos nós sabemos disso!

[Sobre "o brasil é o melhor país do mundo"]

por Roque V.
26/11/2001 às
11h50 200.191.68.162
(+) Roque V. no Digestivo...
 
Harry Potter no cinema
Juliano, Fui ver a versão cinematográfica do Harry Potter com um pouco menos de receio depois de ler seu texto. Achava que o filme nunca poderia superar o livro, como ocorre em 99% das vezes. Foi uma grata surpresa. O filme, embora em versão reduzida, é bem fiel ao livro e completa com imagens algums detalhes que eram um pouco difíceis de imaginar. Adorei. Agora, estou esperando pelo filme do "Senhor dos Anéis". Espero que também me surpreenda agradavelmente. Abraços, Ana.

[Sobre "Harry, Rony e Hermione"]

por Ana Veras
26/11/2001 às
11h33 199.228.142.5
(+) Ana Veras no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Obesidade. Cuidados Pré e Pós-operatórios na Cirurgia
Renato Souza da Silva
Age
(2005)



O Ponto final de horror 392
Perry Rhodan
Ediouro



A Arte Perdida de Curar
Bernard Lown
Peirópolis
(1996)



A Vida Obscena de Anton Blau
Maria Cecília Gomes dos Reis
34
(2011)



Católico, por que e para quê?
Pe. Lourenco Roberge
Vozes
(1998)



Livro História do Brasil A Vingança da História
Emir Sader
Boitempo
(2003)



O Ateneu - Livro de Bolso
Raul Pompéia
Edições de Ouro
(1969)



O Horizonte Mora em um Dia Cinza
Tatielle Katluryn
Mundo Cristão
(2022)



Tudo Que Aprendi Com o Cinema
Ricardo Xavier
Gente
(2007)



Aparecida 513
Rodrigo Alvarez
Globo Livros
(2014)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês