Tesouros da cidade | vera carvalho

busca | avançada
52882 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Minha Estante
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> Steven Spielberg
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Um Luis no fim do túnel
>>> O óbvio ululante, de Nelson Rodrigues
>>> Máfia do Dendê
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Com vista para dentro
>>> A blogueira e o estruturalista
Mais Recentes
>>> O Mestre e o Herói (1º edição - 6º Impressão) de Domingos Pellegrini pela Moderna (2009)
>>> A Ilha Perdida (41º Edição - 10º Impressão ) de Maria José Dupré pela Atica (2022)
>>> O escaravelho do diabo (28º edição - 3º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2016)
>>> O escaravelho do diabo (28º edição - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2020)
>>> O escaravelho do diabo (28º ed. - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2021)
>>> O escaravelho do diabo (28º ed. - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2020)
>>> A Maldicao Do Tesouro Do Farao (7º edição - 10º impressão) de Sersi Bardari pela Atica (2022)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> Deu a louca no tempo (4º edição - 4º impressão) de Marcelo Duarte pela Ática (2018)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> Câmera na Mão, o Guarani no Coração ( 2º Edição - 5º impressão) de Moacyr Scliar pela Atica (2013)
>>> A ladeira da saudade (3º edição - 8º impressão) de Ganymedes José pela Moderna (2017)
>>> Manual Do Agricultor Brasileiro de Carlos Augusto Taunay pela Companhia Das Letras (2001)
>>> Os Miseráveis (2º Edição Revista - 4º Impressão) de Walcyr Carrasco - Victor Hugo pela Moderna (2013)
>>> O Taoismo de Anton Kilce pela Martins Fontes (1986)
>>> A megera domada - 2º ed. revista e ampliada (teatro e prosa) - 4º impressão de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2015)
>>> A megera domada - 2º ed. revista e ampliada (teatro e prosa) de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2022)
>>> Vitória de Joseph Conrad pela Francisco Alves (1982)
>>> Psicopatologia, Teoria dos Complexos e Psicanálise - Volume 1 de Heloísa Cardoso pela Atheneu (1993)
>>> Romeu E Julieta - Serie Classicos Universais de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2019)
>>> Aquilo Que Ninguém Vê (5º impressão) de Anna Claudia Ramos, Andrea Viviana Taubman pela Do Brasil (2022)
>>> No Mundo Da Luna de Carina Rissi pela Verus (2015)
>>> Teoria Y Accion Revolucionárias de Carlos Mariguella pela Estampa (1975)
COMENTÁRIOS

Terça-feira, 27/4/2004
Comentários
Leitores

Tesouros da cidade
Luis, como sempre, seu artigo está excelente. Faz tempo que não vou ao Rio e ele me fez lembrar as coisas boas daí e que não são só praias e mulheres bonitas. Gostaria muito que aqui em Sampa também tivéssemos mais cuidado com nossos edifícios históricos. Mas por aqui o que conta é o desfio do novo. Tudo parece que tem de ser destruído e refeito! Parabéns por chamar a atenção dos moradores da cidade para seus tesouros!

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por vera carvalho
27/4/2004 às
18h40 201.0.82.217
(+) vera carvalho no Digestivo...
 
Otimo Artigo!
Luis, Adorei seu artigo! Foi como ir a uma daquelas longas caminhadas de Botafogo a Ipanema. No Rio, existe tambem o fenomeno da apreciacao politica da arquitetura. Muito mais gente fala do Minhocao na PUC, e esta disposta a fazer filmes e pesquias por la, do que do Planetario ou do Teatro Municipal...

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Ram
27/4/2004 às
13h56 64.171.188.234
(+) Ram no Digestivo...
 
saudades
Estava com saudades dos seus artigos. Mas foi maravilhosa a surpresa não só de reencontrá-lo como também tratando de um tema que me interessa muitíssimo.

[Sobre "Arquitetura carioca: um patrimônio menosprezado"]

por Ana Lucia
27/4/2004 às
11h03 200.152.34.132
(+) Ana Lucia no Digestivo...
 
Retorno à TV Aberta
Adorei o texto sobre a série. Hoje tenho 30 anos e li no JT de ontem que a TV Cultura está negociando com a FOX para tentar repassar a série à partir de Junho/04. Seria uma ótima notícia se isso se confirmasse. Conclamo a todos que adoram a série que andem e-mails, cartas, telefonem para TV Cultura e mostrem o quanto gostaríamos do retorno da séria para a TV Aberta. A reportagem também faz menção ao um DVD da série. Será que o autor do texto tem alguma informação sobre isto (se realmente existe, onde podemos adquirir etc...)

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Edvaldo
26/4/2004 às
11h16 200.152.201.157
(+) Edvaldo no Digestivo...
 
Ditadura, tragédia e pintura
Excelente texto. Articula representação estética com acontecimentos históricos no Brasil da ditadura militar. A tragédia contida nesse período só tende a alcançar densidade maior através da transfiguração realizada pela arte.

[Sobre "Vanguarda e Ditadura Militar"]

por Italo A. Tronca
26/4/2004 à
00h57 200.98.48.54
(+) Italo A. Tronca no Digestivo...
 
Alternativa
Realmente é muito difícil editar um livro no nosso país, assim como lançar um disco ou um CD. Porém, precisamos encontrar formas alternativas que nem sempre estão ao alcance de todos como, por exemplo, editar o seu próprio livro e colocá-los à venda em bancas de jornal e revisterias independentes. Alguns músicos estão fazendo isso contra os chamados jabás musicais, lançando os seus prórpios CD´s em tiragem mínima e publicizando-os de forma alternativa. Será este um possível caminho?

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Welington Silva
25/4/2004 às
12h02 200.164.18.237
(+) Welington Silva no Digestivo...
 
Ao meu ídolo e amigo Bira...
Com certeza, e não teria como ser diferente, estou muito triste, pois além de perder um ídolo, um cara que eu considerava genial, perdi também um grande amigo, uma pessoa pela qual eu tinha e sempre terei profundo respeito e admiração. Desde 2001, quando vi a banda Extromodos pela primeira vez e nunca mais deixei de comparecer às sextas no Empório, e em todos os locais em que a banda estivesse, eu sabia que eles iriam fazer sucesso. Era apenas uma questão de tempo... Sempre dizia isso ao Bira e ele, sempre muito atencioso, agradecia sorridente pelo apoio. Eu dizia: Com tanta merda tocando por aí, não é possível que vocês não estourem! Como não ouvir Pearl Jam, Red Hot, Stone Temple Pilots e tantas outras músicas do repertório da banda e não lembrar daquele incrível guitarrista canhoto e de sua voz mágica? E o que dizer então das obras de arte compostas por ele juntamente com o André e o Álvaro, tanto nas demos, quanto no 1º CD “Pra Ficar”, que sem sombra de dúvida ficará eternamente nos corações e na memória de todos nós... Infelizmente não só o Rock curitibano, mas o Rock num sentindo mais amplo, ficou muito mais pobre. Mas quero lembrar do Bira feliz, no palco, fazendo o que ele mais amava fazer, junto com o André e com o Álvaro: Música! A melhor e mais sincera que já ouvi! Tenho certeza que lá do outro lado, os anjos, arcanjos e querubins estão agitando as asas, tal qual roqueiros agitando a cabeleira, e ao final de cada música tocada pelo Bira estão aplaudindo e gritando sem parar. Vamos todos continuar orando pelo Bira, que com certeza está no Vale dos Músicos, nos braços de Deus e não nos esqueçamos do André Becker que também necessita muito de nosso apoio e de nossa prece. Que ele fique bem o quanto antes. Que Deus também o ilumine para que ele se recupere. Vamos todos rezar! E a você, meu grande amigo Álvaro, conte sempre comigo, com a Mari, Daniel, André, Monique e com toda a galera que sempre amou vocês! Tenha fé meu amigo... Estaremos sempre do seu lado... “E nossa história, não estará, pelo avesso assim, sem final feliz,/ Teremos coisas bonitas pra contar...” Meus mais sinceros sentimentos, para sempre Extromodos!, Augusto Cesar Mendes.

[Sobre "Um pouco de rock curitibano"]

por Augusto Cesar Mendes
23/4/2004 às
18h33 200.17.97.36
(+) Augusto Cesar Mendes no Digestivo...
 
Agradecimento
Agradeço a todos pelo imenso feedback de vocês por esta coluna. Fico feliz que tantos concordem comigo no que parece ser um dos melhores seriados de todos os tempos. Obrigado.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Juliano Maesano
23/4/2004 às
17h19 200.158.145.224
(+) Juliano Maesano no Digestivo...
 
Aula e polêmica
A "professorinha Helena" e a "polemista" Rudi adoraram saber por onde você anda destilando seus conhecimentos, parabéns.

[Sobre "Max Weber desencantado"]

por Luciana e Scheilla
23/4/2004 às
14h54 200.171.123.186
(+) Luciana e Scheilla no Digestivo...
 
Realmente muito bom
Show de bola, ao lado de friends, foi um dos melhores seriados que ja vi, intrigante e muito bem feito é isso nota 10, precisava de outros desses.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Eduardo
23/4/2004 às
10h32 200.144.28.3
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cinema Brasileiro um Balanço dos 5 Anos da Retomada do Cinema Nacional
Vários Autores
Ministério da Cultura
(1999)



Aristóteles - um Ensaio
José Nedel
Unisinos
(2018)



Os Mucker - a Tragédia Histórica do Ferrabrás
Ambrósio Schupp
Martins Livreiro
(1993)



Desenvolvimento de Competencias para Gerentes de Projetos
Márcio Rodrigues Zenker
Elsevier
(2014)



De Eros Y Philia
Mauro Marchese (Coord.)
De la Fuga
(2013)



Os Bravos Anônimos
Frota Aguiar
Cátedra



Mouros Franceses e Judeus três presenças no Brasil
Luís da Câmara Cascudo
Global
(2005)



Kalciferum - Demônios, Bruxas e Vagantes
Andrei Fernandes
Ignis
(2018)



The Art of Computer Programming - Sorting and Searching - Vol. 3
Donald E. Knuth
Addison-wesley
(1973)



O Pequeno Laboratório De Deus
Herminio C. Miranda
3 de Outubro
(2010)





busca | avançada
52882 visitas/dia
1,7 milhão/mês