Abaixo o politicamente correto | Pepê Mattos

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
Mais Recentes
>>> Sistemas De Informação de Emerson De O. Batista pela Saraiva (2006)
>>> Livro Crepúsculo Série A Mediadora Volume 6 de Meg Cabot, traduzido por Alves Calado pela Galera (2012)
>>> Em Que Acreditam os Cristãos? de Malcolm Guite pela Civilização Brasileira (2010)
>>> Geografia Geração Alpha 6 de Fernando dos Santos Sampaio pela Sm (2023)
>>> Livro Regência Verbal e Nominal Coleção Professor Pasquale Explica Volume 8 de Pasquale Cipro Neto pela Gold (2011)
>>> Gerenciamento De Empreendimentos de Sylvio Pessoa pela Insular (2003)
>>> Cuide bem do seu Pássaro de Liz Palika pela Publifolha (2001)
>>> O Diálogo Entre Maria E O Anjo Gabriel de Gabriel Perissé pela Do Autor
>>> Livro O Trabalho Policial Estudo da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul Coleção Monografias Ibccrim Volume 39 de Acacia Maria Maduro Hagen pela Ibccrim (2006)
>>> Caderno Sem Rimas Da Maria de Lázaro Ramos pela Pallas (2022)
>>> Livro Orixás No Divã de Tina De Souza pela Setembro (2019)
>>> Cicero - o Maior Filósofo Latino de Luiz Feracine pela Escala (2011)
>>> Quimica Volumes 1,2 e 3 + Suplemento Enem de Ciscato/Pereira e Chemello pela Moderna (2015)
>>> J. R. R. Tolkien, O Senhor Da Fantasia de Michael White pela Darkside (2016)
>>> Como cuidar do seu Papagaio de Irineu Fabichak pela Nobel (2005)
>>> Advanced Grammar In Use With Answers - Livro Em Inglês de Martin Hewings pela Cambridge University Press (1999)
>>> Especiais - Coleção Feios - Vol. 03 de Scott Westerfeld pela Galera (2015)
>>> Livro Mundo Blw Receitas e Dicas Descomplicadas de Érika Baldiotti pela Much
>>> Oração Na Ação de Frei Betto pela Do Autor (1977)
>>> Aberturas e Armadilhas no Xadrez de Idel Becker pela Nobel
>>> Enxaqueca - Orientações Práticas para Entender, Tratar e Curar de Abouch Valenty Krymchantowski pela Campus (2001)
>>> Livro A Ponderação de Interesses em Matéria de Prova no Processo Penal Coleção Monografias Ibccrim Volume 38 de Fabiana Lemes Zamalloa Do Prado pela Ibccrim (2006)
>>> Personal History de Katharine Graham pela Alfred A. Knopf (1997)
>>> Segredos Do Mundo, Explore Os Mistérios E As Maravilhas Da Natureza de Clécia Aragão Buchweitz pela Ciranda Cultural (2012)
>>> Espermatozoides São de Homens - Óvulos São de Mulheres de Joe Quirk pela Rocco (2009)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 27/12/2004
Comentários
Leitores

Abaixo o politicamente correto
Triste esse lance de uma porção da humanidade ficar batendo nessa tecla pusilânime do "politicamente correto". Tudo é proibido, nada é permitido. Abandono a vida para ela não me abandonar. Mas a vida que eu abandono é essa onde um Big Brother maquiavélico disfarçado de ser humano, cuja pretensão de levar aos quatro cantos do mundo seu discurso reacionário só encontra similar na hedionda limpeza étnica de Saddans Husseins e Slobodans Milosevics. Tudo está errado, então corrija. Tudo é vegetariano, adeus carne vermelha. Tudo é mente limpa, corpo idem, adeus “alcohol and cigarrettes”. Tudo é ler o último guru oriental, adeus literatura. Tudo é new age music, adeus rock, punk rock, jazz e blues. Tudo está desesperadamente perdido. A história de mentes inteligentes e da própria literatura não se escreve com letras de forma politicamente correta. Toda a literatura já é, em si, uma contravenção. Não poderia ser diferente.

[Sobre "Quase uma Tragédia Grega"]

por Pepê Mattos
27/12/2004 às
14h49 200.181.8.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
 
O Digestivo faz parte!
Estimado Julio, no seu artigo Imprensa 2004 faltou falar do Digestivo Cultural. Acho que entre as publicações literário/culturais é sem sombra de dúvida a melhor. E em 2004 saiu pela primeira vez em forma de revista com o aval da FGV. Se compararmos com o Rascunho que é um dos pouquíssimos suplementos literários do pais, o Digestivo tem uma leitura muito mais agradável e atinge um público muito maior. Parabéns pelo Digestivo que deve constar na sua lista. Abraço, Vera

[Sobre "Digestivo nº 207"]

por Vera Carvalho
27/12/2004 às
12h25 201.0.82.80
(+) Vera Carvalho no Digestivo...
 
Feliz 2005
Valeu pela retrospectiva sobre suas experiências no Digestivo em 2004. 2005 tá batendo na porta e a gente que curte altos papos está esperando mais do DC. E eu sou um deles e estou torcendo para que o ano novo seja um ano de mais vitórias para você. Feliz 2005!!!

[Sobre "Colunismo em 2004"]

por Pepê Mattos
26/12/2004 às
23h29 200.181.8.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
 
Libano e site
Parabens, Luis Eduardo! Bela materia que relata com coragem verdades ocultas do sacrificado Libano. Sugiro para quem quiser se aprofundar na riqueza cultural, historia e formacao deste pequeno paraiso, que acesse as paginas deste site onde ha' links interessantes como o da origem da Lingua Libanesa (que nao e' o Arabe).

[Sobre "Beirute: o renascimento da Paris do Oriente"]

por Salim Lifi
25/12/2004 à
01h57 200.217.24.71
(+) Salim Lifi no Digestivo...
 
O que eu queria mesmo...
Viva a mediocridade! Viva os ladrões de projetos! Viva o apelo ao acadêmico/tradicional/familiar e vamos enforcar todos os loucos. Sim, vamos abolir as idéias absurdas, vamos abominar a gratuidade da possibilidade de um gênio. Vamos sufocar o que há de humano em nós, em nome de algo maior: a sociedade, ou o socialmente aceitável. Mas, me desculpe, estou sendo panfletário, chato, arrogante. É que gostaria simplesmente de estar em minha sala tomando chá, comendo bolachinhas, cercado de impersonalidades. Tudo isso me cansa e eu não consigo me livrar disso, da humanidade. É meu vício olhar para eles, olhar para mim. Entristeço. Então acendo um cigarro e os reclames de TV falam da vida saudável. Ora, ora... viva os comerciais de margarina!!! Mas quem vai me enganar? Todo o talento dos publicitários é absurdamente inútil. Mas estou digitando tanta coisa e não estou dizendo nada... onde chegar? Cinismo ou esperança? Ah... as crianças não se importam... pelo menos, parecem não se importar. O que eu queria mesmo é retornar a um estágio em que uma ignorância sublime tomasse meu ser e eu fosse conduzido pelas mãos de um ser benevolente (mesmo uma imagem assim já foi rechaçada em/por minhas convicções). Olha, Andréa, no fim, devo dizer que eu queria mesmo é ter uma idéia original de mundo. Queria que não fosse algo amargo. Mas é. Amargo e nada original. Lamento... E a vida deve seguir (vida ou subvida?), devo eu cuidar de tirar a poeira de meus 5000 livros amargos e que gritam histericamente "Use-me, use-me e obterá sucesso!". Bom, adeus por ora!

[Sobre "Quase uma Tragédia Grega"]

por Alessandro de Paula
24/12/2004 à
01h33 200.226.153.216
(+) Alessandro de Paula no Digestivo...
 
feldo universitário
Daniela, você poderia ter dito "como me prostituirei para ter um cargo no feldos acadêmicos?" mais do que uma questão de mercado, há outras leis que determinam quem vai ficar com as vagas, muitas vezes já devidamente "reservadas", dos cargos universitários. que seja belo o pupilo e submeta-se à lei (às idéias?) do mais forte!!! abraço, jardel

[Sobre "A arte de se vender"]

por jardel
23/12/2004 às
22h07 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
anos 60
Caro Julio, acho que se tem "repensado" os anos 60 em função da caretice, dos fanatismos religiosos e guerrinhas inacabáveis que nos assolam. algo anteriormente talvez tenha sido mais interessante, utópico ou apenas divertido. abraço, jardel

[Sobre "Digestivo nº 206"]

por jardel
23/12/2004 às
21h56 200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
 
:O)
E, agora, no final do segundo tempo, chegou às bancas o volume 1 do Lobo Solitário. Não é o formatão da Cedibra, mas tem mais de 300 páginas.

[Sobre "Quadrinhos em 2004"]

por DGR
23/12/2004 às
02h20 201.1.172.42
(+) DGR no Digestivo...
 
Chega de policiamento
É uma pena em pleno século 21 (ou XXI para os antigos) as pessoas ainda se preocupem com barreiras de lingua e etc. O Brasil não é uma ilha e devemos abrir nossas fronteiras mentais de uma vez por todas. O que eu acho engraçado é que os grandes "intelectuais" que criticam esta menina e outros de cantar em inglês, são os que mais se apegam ao filosofos estrangeiros e aos clássicos. Chega de policiamento!

[Sobre "O enigma da 21ª letra"]

por Ed Paes
21/12/2004 às
11h08 200.157.240.210
(+) Ed Paes no Digestivo...
 
Não ao livro, sim à resenha
Curioso: não é um livro que eu vá colocar na minha lista dos "para ler" - mas a resenha é boa; pela qualidade da mesma, pode ser um estímulo à leitura para outros leitores...

[Sobre "Desonra, por J.M. Coetzee"]

por Carla
21/12/2004 às
05h21 200.217.176.158
(+) Carla no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nós
David Nicholls
Intrínseca
(2014)



Amor e Memória
Ayelet Waldman
Casa da Palavra
(2014)



Life Intermediate Workbook
Helen Stephenson
National Geographic
(2022)



Eu Me Lembro ...
De Rose
Nobel
(2004)



Emergências Em Cardiologia Pediátrica
Ana Cristina Sayuri
Atheneu
(2007)



Diários de Aventuras da Ellie - Amizade é o Bicho
Ruth Mc Nally Barshaw
Ciranda Cultural
(2014)



Sickening - How Big Pharma Broke American Health Care
John Abramson
Mariner
(2020)



Avaliação Do Risco e Decisão De Crédito
Adriano Blatt
Nobel



Tem Alguém Ai ?
Mirian Keyes
Bertrand Brasil
(2011)



Méthode 90 - Espagnol Pratique de Base
Da Editora
Livre De Poche
(1992)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês