Estou rubra! | Adriana

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
Mais Recentes
>>> Os Filhos De Anansi de Neil Gaiman pela Intrinseca (2015)
>>> Enciclopédia De Guerras E Revoluções - Volume Iii de Francisco Silva pela Elsevier (2015)
>>> Lugar Nenhum de Neil Gaiman pela Conrad (2010)
>>> Maldita (vol. 2) de Chuck Palahniuk pela Leya (2014)
>>> Sobrevivente de Chuck Palahniuk pela Leya Brasil (2012)
>>> Seis Problemas Para Dom Isidro Parodi/ Duas Fantasias Memoráveis de Jorge Luis Borges / Adolfo Bioy Casares pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Ator E Seus Duplos: Mascaras, Bonecos, Objetos de Ana Maria Amaral pela Edusp (2001)
>>> Qualityland de Marc Uwe Kling pela Tusquets (2025)
>>> Ame A Realidade de Byron Katie pela Bestseller (2022)
>>> History Of Western Philosophy de Bertrand-russell pela Allen & Unwin (1961)
>>> As Cavernas De Aço de Isaac Asimov pela Aleph (2013)
>>> O Lesbianismo No Brasil (serie Depoimentos) de Luiz R. B Mott pela Mercado Aberto (1987)
>>> Between Existentialism And Marxism de Jean-paul Sartre pela William Morrow (1976)
>>> What Is Literature? de J. -p. Sartre pela Routledge (up) (1978)
>>> Amanhã Amadrugada (palavra Africana) de Vera Duarte pela Vega (1993)
>>> Ceremonial Chemistry: The Ritual Persecution Of Drugs, Addicts, And Pushers de Thomas Stephen Szasz pela Routledge And K. Paul (1974)
>>> Glass Children And Other Essays de Daisaku Ikeda, Burton Watson pela Kodansha Usa Inc (1979)
>>> O Silmarillion de J. R. R. Tolkien pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> Half The Sky: An Introduction To Women's Studies de Bristol Women's Study Group pela Virago (1979)
>>> Conditions Of Illusion: Papers From The Women's Movement de No Author pela Feminist Books (1974)
>>> Bhagavad-gita (o) Uma Nova Tradução de Georg Feuerstein pela Pensamento (2015)
>>> Wedlocked Women de Lee Comer pela Feminist Books (1974)
>>> Bessie Empress of the Blues de Chris Albertson pela Abacus Uk (1972)
>>> Livro Memória Histórica Del Barrio Nuevo Día de Milec J. Gómez Falcón pela El perro y La Lana (2007)
>>> Vantagens De Ser Invisivel de Stephen Chbosky pela Rocco Jovens Leitores (2012)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 14/1/2002
Comentários
Leitores

Estou rubra!
De tão coruja, a mensagem apareceu 3 vezes! Obrigada, pai, pelo elogio público! Estou orgulhosa e com um pouquinho vergonhada, porque, acreditem, sou tímida! Ah! Eu odiava tomar injeção!

[Sobre "Arrumações de Ano Novo"]

por Adriana
14/1/2002 às
15h15 200.249.190.129
(+) Adriana no Digestivo...
 
Você é ótima!
Você já era assim, aos cinco anos de idade, quando ficava doente e precisava tomar injeção. Andava na minha frente, chorando, dizendo que então ia tomar aquela injeção já. Te conheço melhor agora, mais distante dos meus instintos protetores e tenho inveja desse seu lado. Beijos Baggio (para os outros saberem, o pai orgulhoso)

[Sobre "Arrumações de Ano Novo"]

por Baggio
14/1/2002 às
14h59 200.195.176.65
(+) Baggio no Digestivo...
 
Caos
ooo

[Sobre "Em nome do caos"]

por milton
14/1/2002 às
15h09 143.106.2.37
(+) milton no Digestivo...
 
Insano apelo de Ana
Tive a sorte de ir ao filme em um estado raro mas magico: fui desarmado. Assim, os cliches, os lugares comuns e as redundancias nao me agrediram, pelo contrario, me envolveram e embreagaram. As 3 horas e tantas passaram incolumes e eu so tirava os olhos da tela para deita-los momentaneamente sobre minha companhia - nao menos "tentadora em formas". Talves essa seja a receita para ir assistir ao filme. O risco talves seja se render ao insano apelo de Ana.

[Sobre "Virtudes e pecados (lavoura arcaica)"]

por Pedro Ming
14/1/2002 às
09h30 143.107.64.7
(+) Pedro Ming no Digestivo...
 
O POP NÃO POUPA NINGUÉM
Achei interessante sua coluna! É bom saber como funciona a indústria inglesa de música pop. Por mais que o Pop seja simples, tenha uma estrutura montada de três a quatro partes, acho que é a forma mais democrática de se comunicar em música. As pessoas aprendem fácil a combinar três acordes, criar um refrão e se tornar "compositor". No aprendizado da expressão tem que haver um começo, não? Quando o Pop funciona como porta para a arte, o primeiro lapso de interesse pela arte que fará a criatura descobrir como é maravilhoso poder se expressar em notas ou belas harmonias, temos que valorizá-lo de alguma forma. Contra todo lixo enlatado, feito para produzir dinheiro e iludir a massa eu sou a favor do bom pop, aquele que busca informações de outros estilos, mesmo em um formato mais contemporâneo, com auxílio de samplers, por exemplo. Existe muita coisa boa, principalmente aí em Londres. Gosto de Portishead, Radiohead, Goldfrapp, DJ Shadow... foram descobertas que fui fazendo ao acaso e com atraso... Estas descobertas me fizeram buscar mais informações sobre música, me fizeram querer estudar música, a ouvir os estilos que não ouvia com outro senso crítico... Meu ouvido foi sendo apurado aos poucos, hoje escuto jazz, por exemplo, com um prazer muito aquém do de alguns anos atrás. O fato de qualquer um ter acesso e chance é interessante. O triste é a disputa por vaidades e interesses. O Brasil precisa de um bom pop, daqueles como de Cazuza, que escrevia bem e tinha ótimos parceiros como arranjadores. Só assim o povo pode ser reeducado musicalmente. Do contrário estaremos condenados a conviver com as mais variadas qualidades de "Tchans" e "Tigrão" ou outros tipos de oportunistas existentes. OBRIGADA E UM ABRAÇO!

[Sobre "Bom esse negócio de Hit Parade"]

por Patrícia Rocha
13/1/2002 às
18h52 200.167.244.128
(+) Patrícia Rocha no Digestivo...
 
Sobre
O texto relata muito bem a historia do seriado, sobre nossa passagen para adolescência. O seriado (Anos incríveis) mais realista da história os seriados. Mas o que eu gostaria é tirar a minha dúvidas sobre o nome da música e banda. oBrigado.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por Jefferson Conti
11/12/2001 às
05h22 216.239.46.178
(+) Jefferson Conti no Digestivo...
 
Vem, vamos embora
Foi com agradável surpresa que cheguei a esta página, por meio de um "link" na de Olavo de Carvalho, e descobri, nos textos de Paulo Salles, que para surpresa geral dos marcianos há mais vida inteligente na terra do que se cria.

[Sobre "Vem, vamos embora"]

por Guilherme Quandt
12/1/2002 às
18h22 200.193.27.177
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
Resposta ao amigo paraguaio
Caro Nelsão, não adianta escrever todas essas linhas repetitivas que ninguém vai ter saco de ler. Só eu e o Claudio Cordeiro pelo visto. Você poderia ter tentado resumir um pouquinho, mas tudo bem, mesmo assim conseguimos entender o que você quis dizer... um pouco de baixo nível, mas passável... Você pode xingar os brasileiros, os argentinos, os uruguaios, o Collor, e quem você quiser, eu concordo com você, os brasileiros são todos idiotas e muito mais ainda os nossos governantes. Isso que você diz não é nenhuma novidade. Saiba também que sempre soube que a Guerra do Paraguai foi uma carnificina desonrosa e covarde, então não venha querer dar aula de História sem aprender Português antes, pois verá que minha última frase mostra exatamente isso mesmo. Sei que acabamos com o Paraguai no passado mas não quis tratar disso aqui, quis mostrar a atual situação e só. Não disse que os brasileiros são melhores nem piores, só não vejo nada de bom entre os dois países. E não me venha com papinho de paraguaio despeitado e babaca, pois seu país tá numa "merda" muito pior que a nossa. Ou vai querer negar??? Vai ficar vomitando só textos sobre a Guerra do Paraguai e como foram roubados no passado? Acorda pra vida e faz seu povo trabalhar honestamente que dá mais certo. Não me leve a mal, eu também quero fazer os brasileiros serem honestos, pois somos todos uns bandidos mesmo... mas querer chorar as pitangas aqui não leva à nada. Abraços, e lembre-se que seus livrinhos de História e papos de bar sobre o passado da sua terra podem também ser tão falsos quanto seus uísques.

[Sobre "Paraguai"]

por Juliano Maesano
12/1/2002 às
18h37 200.158.23.27
(+) Juliano Maesano no Digestivo...
 
resposta
Caro Jardel, Seu comentário tocou num ponto importante não só do meu texto, mas da arte de uma forma geral. Por isso, minha resposta será um pouco longa. Concordo que a forma comunica sentido - talvez outros textos meus deixem isso mais claro. Mas isso não significa que o formalismo esteja acima de críticas. A julgar de declarações do próprio diretor, Luiz Fernando Carvalho, _Lavoura Arcaica_ preocupa-se com questões que vão além do lirismo formal. O diretor é sensível à complexidade emocional dos personagens, às suas contradições, ao envolvimento entre as pessoas e sua herança cultural, seu contexto familiar e natural. Restaurando um modo de ver, a atenção a minúcias, o tempo lento, o filme opõe-se à dessensibilização "videoclipe", mas não apenas no que esta tem de formal. A intensidade dramática, de sentimentos e de palavras (a riqueza da linguagem, das falas) não pode ser reduzida às imagens ou ao conceito de beleza, e creio que apreciar _Lavoura Arcaica_ apenas por seus méritos estéticos não faz jus à intenção artística ou comunicativa da obra. É pelo fato mesmo de o filme colocar tão intensamente o sofrimento de André (desde a primeira cena) que vi-me incomodada pelos momentos de estetização, em especial o desfecho, como se esses momentos traíssem a profundidade alcançada em outros trechos. A iluminação que a arte pode nos fornecer não está necessariamente no prazer estético, na apreciação da beleza, numa experiência sensorial diferente – pode estar na incongruência, no desconforto, no questionamento pessoal ou social. _Limite_ difere de _Lavoura Arcaica_ em sua qualidade “formalista”. Em primeiro lugar, a rejeição do conteúdo, a atenção à forma e ao suporte, e a tendência à abstração tinham um significado muito diferente no começo do século, quando os movimentos modernistas (em todas as áreas) exploraram essas vias expressivas como crítica e comentário à arte precedente, à academia, à sociedade. Hoje em dia, ser formalista não envolve o mesmo risco, não requer a mesma audácia, e – pior – não significa necessariamente postura crítica. É fácil fazer um quadro abstrato que será pouco mais que papel de parede – ou um audiovisual que não causará espanto na MTV. _Limite_ é às vezes criticado por ser formalista demais, permitindo um “vale-tudo” interpretativo. Pessoalmente, discordo dessas críticas (e gosto muito do filme), mas acho importante ver como as obras podem nos fornecer, elas mesmas, as pistas de sua fruição. Essa fruição não é necessariamente intelectual, não significa sempre entendimento racional ou cerebral – há outras formas de insight e “comunicação” artística. Talvez por isso você tenha entendido meu texto como “mental”. Acho também que você teve a impressão (imprecisa) de que rejeitei _Lavoura Arcaica_ como um todo. Ora, foi justamente por ter sido tocada profundamente pelo filme que lhe dediquei esforço e atenção. É desnecessário dizer que crítica não significa elogio, e que atentar para os problemas não exclui apreciar as qualidades. Foi o que quis dizer com meu comentário sobre a “perfeição”, ao fim do texto.

[Sobre "Virtudes e pecados (lavoura arcaica)"]

por daniela sandler
12/1/2002 às
18h27 200.191.65.147
(+) daniela sandler no Digestivo...
 
Contrabandistas y ladrones
coitado de você, amiguinho paraguácho, além de viver numa aldeia ainda foi tão mal-educado nela. Sinto informar que tudo o que te informaram na escola estava ERRADO, na verdade não robamos nada de vocês, muito pelo contrário, foi o imbecil do Solano Lopes, mais um de muitos ditadores desta repúbliqueta de bananas chamada paraguai, que roubou territórios de todos os países em volta, e por isso mesmo tomou o "cacete" de todos eles. E ainda foi pouco, deveríamos ter acabado com esse país infeliz e dizimado toda a população. A cuspida daquele porco do Chilavert deveria ter motivado mais uma Guerra! Vocês não passam de índios "muertos de hambre" e "ladrones", país vergonhoso onde até o presidente usa carros roubados! p.s. Itaipú é nossa, viu amiguinho, vocês podem roubar nossos carros, mas não nossas hidroelétricas!

[Sobre "Paraguai"]

por Cláudio Cordeiro
11/1/2002 às
09h32 200.191.67.37
(+) Cláudio Cordeiro no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos de Amor para Você 1 452
Ayumi Shiina
Panini Comics



Saindo da Garagem
Rodrigo Kuster; Gabriel Machado; Vitor Durão
Salta
(2015)



Introdução Aso Sistemas Operacionais
Ida M. Flyn/ Ann Mclver Mchoes
Thomson
(2002)



A Nova Lógica do Sucesso 458
Roberto Shinyashiki
Gente



Os Famintos
Thomas mann
Nova Fronteira
(1982)



Os Segredos Russos na ParaPsicologia
Martin Ebon
ArteNova
(1973)



Lanterna Verde: A Noite Mais Densa 30
Dc
Dc
(2011)



A General Theory Of Elastic Stability
J. M. T Thompson
J. Wiley
(1973)



A Vida e o Pesamento de Voltaire
Fernanda Cury
Minuano



Coleção Federalismo e Tributação
Misabel Abreu Machado Derzi e Outros
Arraes





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês