parabens mesmo | Dark Steybow

busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Teatro do Incêndio e Colmeia Produções convidam o público a partilhar saberes no ciclo Incêndios da
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> E não sobrou nenhum (o caso dos dez negrinhos)
>>> Semana da Canção Brasileira
>>> Cartas@de.papel
>>> 24 Horas: os medos e a fragilidade da América
>>> Ai de ti, 1958
>>> Cultura, técnica e uma boa idéia
>>> Aqui você encontra?
>>> Desvirtualização no Itaú Cultural
>>> Google Fontes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Mais Recentes
>>> Livro The Wimpy Kid Movie Diary de Jeff Kinney pela Amulet Books (2010)
>>> As Razões De Aristóteles de Enrico Berti pela Loyola (1989)
>>> Historia das ciencias no Brasil de Mario Guimaraes pela Edusp (1979)
>>> Como Estudar Para Concursos de Alexandre Meirelles pela Gen / Metodo (2014)
>>> Desbloqueie o Poder da Sua Mente de Michael Arruda pela Gente (2018)
>>> Livro As Línguas do Mundo de Charles Berlitz, traduzido por Heloísa Gonçalves Barbosa pela Nova Fronteira (1988)
>>> Alex creveny mirabilia de Pina pela Pina
>>> Curso Moderno De Filosofia Filosofia Do Espírito de Jerome A. Shaffer pela Zahar (1970)
>>> Invencivel de Laura Hillenbrand pela Objetiva (2014)
>>> Projeto Por Cenarios: O Territorio Em Foco de Paulo Reyes pela Salina (2015)
>>> Se Eu Ficar de Gayle Forman pela Novo Conceito (2014)
>>> Marketing Pessoal 100 Dicas Para Valorizar Sua Imagem de Sady Bordin Filho pela Record (2006)
>>> Mal-estar Na Civilização de Sigmund Freud pela Penguin (2011)
>>> Livro Arte de Ver e Sentir de Marcia Vinhas Fernandes pela AllPrint (2014)
>>> A Saga da Liga da Justiça - Vol. 9 de Vários Autores pela Panini Comics (2023)
>>> Ensaios De Geografia Contemporanea: Milton Santos, Obra Revisitada de Ana Fani Alessandri Carlos pela Editora Hucitec (2001)
>>> Livro Che Ceografías Del Che de Daniel Cabrera pela Difusión (2011)
>>> Comunicação de Clovis rosa pela Barauna (2011)
>>> Dicionário de Política 2 Volumes de Norberto Bobbio pela UnB (2004)
>>> Livro Histórias, Quadrinhas e Canções Com Bichos de Vários Autores, traduzido por Heloisa Jahn pela Companhia das Letrinhas (2004)
>>> Livro A Sacerdotisa De Avalon de Marion Zimmer Bradley pela Rocco (2002)
>>> Creaticity Expresiones Creativas En Las Ciudades Contemporaneas de Arcadi Poch pela Lemo (2013)
>>> Curso Básico De Contabilidade de Marcelo Cavalcanti Almeida pela Atlas (2005)
>>> Livro de Escrever de Maria Rachel Oliveira & Paula Schuabb pela Mar de Ideias (2018)
>>> Capoeira - Encontros de Frede Abreu pela Azougue Press (2009)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 20/7/2005
Comentários
Leitores

parabens mesmo
muito show

[Sobre "A teoria do caos"]

por Dark Steybow
20/7/2005 às
13h19 200.216.216.196
(+) Dark Steybow no Digestivo...
 
Por que não saio de São Paulo?
Edu, parabéns pelo texto. Como disse o leitor de Macapá, faltam reflexões mais "sociológicas" voltadas especificamente para onde vivivemos. Você praticamente dá a receita do bolo, de como viver em São Paulo (que concordo plenamente), mas há algo que ainda não perdi desde que entrei na faculdade; a minha sensibilidade para as aberrações daqui. Sem dúvida passo longe de desenvolver uma gastride aguda pela overdose de arquiteturas neoclássicas, papeis no chão, assaltos sofisticados, pessoas individualistas, e etc, etc e etc. Mas nesse ponto, como você disse, o "provinciano", tem muito a contribuir com nós, os "cosmopolitas". Infelizmente tenho percebido uma certa fuga generalizada de nós, os cosmopolitas, para com os problemas modernos. Não há mais reflexões. O ritmo é intenso, todos são muito cobrados, seja no trabalho, em casa, fora as novas contingências como segurança, falta de acesso a qualidade de vida e etc. Um grande medo parece pairar no ar, lançando uma nuvem congelante até mesmo nos moradores mais ilustres e capacitados dessa cidade. Esse indicador me parece ao menos alarmante. Será que estamos retrocedendo? Isso me lembra a sociedade medieval onde as famílias construiam seu castelos e fortes a espera de uma "visita" hostil, ou de um novo vizinho de maus hábitos. Óbvio que há excelentes movimentos por aí, mas confesso ainda não me sentir a vontade para colocar, por exemplo, um filho no mundo. Você pode me perguntar: por que não saio de São Paulo? E eu te respondo: vou trocar 6 por meia dúzia. Acho que o problema tem raiz profunda. O que vamos fazer? Acho que para começar, parar e refletir mais. E já que há medo em se pronúciar, vale a máxima: a união faz a força. Denuncie anonimamente, seja voluntário, faça parte de uma ONG. Dá para contribuir um pouco mais sem aparecer. Não quero parecer nenhuma outra coisa, a não ser um cidadão que ainda acredita na sensibilidade das excelentes pessoas que vivem aqui. Um grande abraço.

[Sobre "Por que eu moro em São Paulo"]

por Ricardo Cabral Jahne
20/7/2005 às
08h43 200.162.212.252
(+) Ricardo Cabral Jahne no Digestivo...
 
A web é uma faca de dois gumes
Realmente os blogs citados são uma referência - nostálgica - da Internet antes da suposta "crise de conteúdo do século XXI". Essa interação que a Web proporciona nos redime do narcisismo de pensar que publicamos das núvens. Acredito que existam algumas pérolas pela rede, esperando um encontro com leitores de crítica honesta. Pois tanto quanto precisamos de pessoas que saibam o que escrever, precisamos de críticos que nos façam crescer. Grande abraço.

[Sobre "Melhores Blogs"]

por Leo Cabral
19/7/2005 às
11h05 200.177.113.15
(+) Leo Cabral no Digestivo...
 
boas intencoes
como disse um jornal aqui da Europa: "Idealismo sim, Simplismo nao". A África tem sido ajudada como poucas outras regioes do planeta nos ultimos anos ou décadas, mas padece tbém de um sistema corrupto que -a meu ver- nao desmerece nenhuma ajuda humanitária, mas a deve tornar cuidadosa...

[Sobre "Tomara que eu esteja errado sobre o Live 8, Bob"]

por daniella z.
19/7/2005 às
07h49 84.154.12.85
(+) daniella z. no Digestivo...
 
Apenas como acréscimo
Li um texto do Salman Rushdie que mostra um ângulo inusitado, para mim, do assunto e que imagino poderá contribuir para clareza desse tema. "A indústria da cultura, nas décadas seguintes, tomaria o lugar da ideologia, passando a ser 'primária' no sentido em que a economia costumava ser, gerando toda uma nova 'nomenklatura' de comissários culturais, uma nova raça de burocratas em grandes ministérios de definição, exclusão, revisão e perseguição, e uma dialética baseada no novo dualismo de defesa e ofensa. E se a cultura era o novo secularismo do mundo, a nova religião era a fama, e a indústria, ou melhor, a seita, da celebridade atribuiria função significativa a uma nova 'ecclesia', uma missão proselitista projetada para conquistar essa nova fronteira, construindo seus resplandecentes veículos de celulóide e seus foguetes de raios catódicos, desenvolvendo novos combustíveis a partir de fofoca, fazendo voarem os Escolhidos até as estrelas. E para preencher os requisitos mais sombrios da nova fé, havia sacrifícios humanos ocasionais e vertiginosas quedas de asas queimadas."

[Sobre "Sobre nossas ambições (equivocadas) de mass media"]

por Erwin
18/7/2005 às
17h18 200.207.119.199
(+) Erwin no Digestivo...
 
Sobre o Digestivo
Tenho procurado divulgar o Digestivo nas reuniões do Grupo de Poetas Livres, do qual sou presidente, já no terceiro mandato... O texto do Marcelo Maroldi, sobre como escrever bem, está muito bom!

[Sobre "Digestivo nº 235"]

por Maura Soares
18/7/2005 às
14h26 201.24.66.158
(+) Maura Soares no Digestivo...
 
Escrever, escrever, escrever
Assim como o Alessandro, também passei por um inferno daqueles, que também me fez parar de ler até placa de ônibus durante um longo tempo. De qualquer forma, o Digestivo, depois que você começa a ler, não se pára mais. Sempre comentei uns artigos do Julio, mas o seu é a primeira vez, embora já me tenha dado vontade de comentar da Adriana, do Maroldi, do LEM, da Ana Elisa, enfim, os que acho interessante comentar (e quase todos são), mas me bate a tirícia (termo regional para preguiça) que me tira as forças. Já tive um blog - que não valhe a pena citar - e, sim, esperava que aparecessem uns comentários; mas eu mesmo não o divulgava e só uns 2 ou 3 amigos do peito lá apareciam tipo cometa de Halley. E, sim, também parei de escrever nesse meio tempo, assim como parei de ler também. Não sei se isso é parar de viver, mas se bem me conheço, posso dizer que se não parei, quase o fiz. Mas, passado é passado e estou aqui e de amor novo (oi, linda) e não tão infeliz porque também comecei a ler o Ulysses trocentas vezes e não avancei mais do que da segunda página. Achava que eu tinha mais um problema, entre os tantos que me perseguem. Agora que achei doentes terminais como eu que começaram a lê-lo e não entenderam bulhufas, sinto-me mais reconfortado. Talvez algum dia quando ficar mais inteligente eu finalmente sente à sombra de uma jaqueira e ponha-me a tentar ler, na esperança de que uma jaca me caia na cabeça e me abra os horizontes joyceanos.

[Sobre "Sobre Parar de Escrever Para Sempre"]

por Pepê Mattos
18/7/2005 às
10h55 200.252.140.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
 
Quem?...
Cara, eu até que procurei. Gostei de seus textos mas gosto de saber o que eu estou lendo: Quem é Marcelo Maroldi? Autodidata? Newbie? Clássico? Estudou na mesma faculdade? Nem em seu blog consegui uma resposta plausível. Divulgue quem é M.M.! Um abraço de Formosa, GO. Aguardo...

[Sobre "Como escrever bem – parte 3"]

por Sílvio Rocco
17/7/2005 às
10h02 200.103.41.34
(+) Sílvio Rocco no Digestivo...
 
Esse é o cara...
Procurei um texto que pudesse esclarecer o que realmente era essa onda de "podcast", e o seu texto é claro, comentado e inteligente. Gostei muito do toque: "A lógica da cibercultura não é o 'ou' mas o 'e'." Continue escrevendo, assim é gostoso de ler. Um abraço. Formosa, GO

[Sobre "O fenômeno mundial dos podcasts"]

por Sílvio Rocco
17/7/2005 às
09h38 200.103.41.34
(+) Sílvio Rocco no Digestivo...
 
Escrever sim para sempre ok
Gosto muito dos seus artigos, sabe, também sou amoral e não aprecio o Ulisses (rs). Peguei o link do blog, claro. Fique com o abraço e o sorriso contente da leitora do DF ;-)

[Sobre "Sobre Parar de Escrever Para Sempre"]

por Gisele Lemper
16/7/2005 às
19h10 200.175.178.120
(+) Gisele Lemper no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Julio Cotázar Obra Crítica 2
Jaime Alazraki
Civilização Brasileira
(1999)



Outro Lado Da História
Rosana Rios
Moderna
(2005)



Livro Infanto Juvenis O Imitador de Gato e Outras Crônicas Para Gostar de Ler 30
Lourenço Diaferia
Ática
(2003)



Dez Mitos Sobre Israel
Ilan Pappé
Edições 70
(2022)



Livro Infanto Juvenis Alice no País das Maravilhas
Lewis Carroll
Objetivo e Sol



Rainha da Moda
Caroline Weber
Zahar
(2008)



Aqueles que Têm O Poder De Ferir E Outras Histórias
Louis Auchincloss
Best Seller
(1994)



Veia Bailarina
Ignácio de Loyola Brandão
Global
(1997)



A Vertente Grega da Gramática Tradicional
Maria Helena de Moura Neves
Unesp
(2005)



O Corpo e Seus Senhoresd
Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Lefere
Vieira & Lent
(2009)





busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês