PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Quinta-feira,
17/7/2025
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
 |
|
Um ano no Japão: Descubra o Japão que vai além dos roteiros turísticos

A Editora Estação Liberdade amplia sua linha de livros de colorir com o lançamento de Um ano no Japão, da ilustradora Mikankey.
Por meio da história de uma gatinha carismática e aventureira, Mikankey apresenta ilustrações detalhadas de paisagens serenas, festivais tradicionais e cenas do cotidiano japonês, permitindo uma verdadeira imersão cultural por meio da arte. Com 96 páginas, o livro convida o leitor a explorar o Japão ao longo das quatro estações do ano.
A cada página, revela-se uma nova atmosfera: o florescer das sakura na primavera; os vibrantes matsuri (festivais) do verão; o outono que, aos poucos, tinge a natureza de vermelho com as folhas de momiji; e, no inverno, o calor reconfortante dos onsen (fontes termais). As ilustrações traduzem o encanto e a leveza de cada período do ano, combinando elementos da tradição japonesa com cenas do cotidiano contemporâneo, criando uma ponte delicada entre o antigo e o moderno.
Saiba Mais
por Editora Estação Liberdade
17/7/2025 às 14h15
|
|
Galeria de Arte São Luís: 1959-1966

“Galeria de Arte São Luís: 1959-1966”, do pesquisador José Armando Pereira da Silva, é um mergulho fascinante na história e nos bastidores de uma das mais importantes galerias de arte do Brasil. Instalada no número 130 da avenida São Luís, na época um eixo privilegiado de moradia e comércio, a Galeria de Arte São Luís teve atuação marcante e reconhecimento pela programação ininterrupta, pelo êxito e importância de algumas exposições e pelo acolhimento que oferecia.
O livro é composto por reproduções das obras, convites, catálogos e resenhas de cada exposição. Com informações detalhadas, serão encontrados esboços biográficos dos expositores, que incluem a formação, o histórico de obras e o desdobramento artístico e profissional de cada um.
Saiba Mais
por Editora Estação Liberdade
17/7/2025 às 14h20
|
|
Kitchen, de Banana Yoshimoto

Em 1988, Banana Yoshimoto aventurou-se na publicação de “Kitchen” e, desde então, é tida como uma das vozes mais originais e representativas da literatura japonesa no mundo. A obra é composta por duas histórias interligadas: “Kitchen”, a principal, dividida por sua vez em duas partes; e “Moonlight Shadow”, uma narrativa mais curta.
A protagonista de “Kitchen”, Mikage Sakurai, é uma jovem que encontra conforto na cozinha após a morte de sua avó, sua última parente viva. A cozinha, para ela, torna-se um espaço de refúgio e luto, simbolizando a continuidade da vida por meio do preparo de alimentos. Ao conhecer Yuichi e sua mãe transgênero, Eriko, Mikage é acolhida por essa família não convencional, que lhe oferece um novo sentido de pertencimento.
Em “Moonlight Shadow”, Yoshimoto aborda o luto de forma ainda mais poética, acompanhando a jornada de Satsuki, uma jovem que perdeu o namorado em um acidente.
Saiba Mais
por Editora Estação Liberdade
17/7/2025 às 14h22
|
|
“Malina” é o primeiro e único romance de uma trilogia inacabada da austríaca Ingeborg Bachmann

“Malina” é o primeiro e único romance de uma trilogia inacabada da austríaca Ingeborg Bachmann. A autora morreu prematuramente, em decorrência de ferimentos sofridos num incêndio em seu apartamento, por isso os últimos dois livros de “Maneiras de morrer” nunca foram escritos. Os leitores têm nesse primeiro e único volume a oportunidade de não só aproveitar a prosa ficcional da autora, mas também imaginar a possibilidade de uma completude jamais alcançada.
Bachmann põe em “Malina”, cujo enredo imediato é a relação conturbada entre dois homens e a narradora, uma mulher anônima e alter ego da própria autora, uma narrativa ampla em que o patriarcado tanto incide nos desejos e nas ações femininas, individualmente, quanto acaba por corroer toda a sociedade a que está vinculado. Mais que um discurso apenas, o livro é a representação do quão nocivo é o machismo para todos.
“Malina”, com tradução de Carla Bessa, já está disponível nas livrarias
Saiba Mais
por Editora Estação Liberdade
17/7/2025 às 14h24
|
|
Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF

Com estrutura itinerante e foco em inclusão, o Cerrado Cup 2025 promete transformar Brasília no centro da cultura gamer. Realizado pela Anjo Games com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, o circuito percorre shoppings da capital entre julho e agosto com torneios de Tekken 8, FC24, Valorant, CS:GO, Free Fire, LoL e outros títulos. A primeira etapa será no Alameda Shopping (15 a 20/7), seguida por JK Shopping, Venâncio e Pier 21, onde ocorre a grande final (8 a 10/8). O evento é gratuito, com categorias Kids, Amador, Pro e PCD. Além das disputas, o público pode curtir arenas interativas de Just Dance, Fliperama e simuladores, além do Museu do Videogame Retrô. Com controle adaptado, intérprete de Libras e acessibilidade total, o projeto destaca-se pela integração de públicos diversos e pela valorização dos games como ferramenta de aprendizado e inclusão social. Inscrições: http://www.fliperamadv.com/post/regulamento-das-competi%C3%A7%C3%B5es-de-esports-na-copa-cerrado-2025
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
17/7/2025 às 18h32
|
|
Carlos Trevi tem primeira exposição individual na Ocre Galeria, em Porto Alegre (RS)

A Ocre Galeria recebe, de 19 de julho a 16 de agosto, a exposição Ascensão, primeira grande mostra individual de Carlos Trevi em Porto Alegre. Com curadoria de André Severo e texto crítico de André Venzon, a mostra reúne mais de 30 esculturas verticais formadas por fragmentos esquecidos — taças, cristais, pés de móveis, fios, tecidos, madeira e ferro — que, reorganizados, evocam memória, beleza e transcendência. Resultado de anos de pesquisa, o trabalho de Trevi transforma objetos descartados em colunas e totens que sugerem uma travessia simbólica entre matéria e memória. No dia 22 de julho, às 18h, o artista participa de uma conversa aberta ao público, junto aos curadores. Entre o visível e o invisível, passado e futuro, Ascensão propõe uma experiência poética que revela o poder de reinvenção contido em cada fragmento.
Saiba Mais
por Marra Comunicação
16/7/2025 às 12h51
|
|
Mestre do piano, Kiko Continentino faz shows especiais em Niterói (RJ)

O músico mineiro Kiko Continentino, tecladista do emblemático grupo Azymuth, fará duas apresentações em Niterói em comemoração pelos seus 56 anos de vida e 40 de carreira. A maratona musical começa no dia 31 de julho, quinta-feira, às 19h30, com o show de aniversário do músico e diversos convidados na Drop Burger - Reserva Cultural de Cinema em São Domingos. Já na sexta, dia 01 de agosto, às 21h, ele se une aos irmãos Jorge e Alberto com quem compõe o “ContinenTrio”, no Estúdio Onze Botequim, também em São Domingos. Em ambas as apresentações, o baterista será Erivelton Silva.
Serviço:
Data e hora: 31 de julho, às 19h30
Local: Drop Burger – Reserva Cultural de Cinema
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Ingresso: R$ 10
Data e hora: 01 de agosto, às 21h
Local: Praça Leoni Ramos, 09, São Domingos, Niterói/RJ
Couvert Artístico: R$ 10
Reservas pelo whatsapp: (21) 982085342 ou por direct no
Instagram: @estudio11bot
Saiba Mais
por Carlos Pinho
16/7/2025 às 13h55
|
|
Teatro dos Sentidos, criado por Paula Wenke, realiza imersão criativa gratuita em São Paulo

Pela primeira vez em São Paulo, o Teatro dos Sentidos, criado pela atriz e diretora Paula Wenke, ocupa o Edifício Oswald de Andrade com o curso Imersão Criativa ao Teatro dos Sentidos, no período de 29 de julho a 7 de agosto de 2025. Com inscrições gratuitas, esta ação integra o programa CULTSP PRO numa parceria com a Inima Produções e Wenke Produções Artísticas.
Sob coordenação de Paula Wenke, o curso formativo transforma o espaço em palco de experimentação. Serão realizados laboratórios sensoriais nos quais os participantes aprendem as técnicas e metodologias desenvolvidas por Paula Wenke. Esta imersão criativa funciona como prática voltada para fins pedagógicos, enriquecendo a experiência dos envolvidos. A experiência permite que os participantes vivenciem, na prática, a construção de uma encenação sensorial voltada para públicos cegos ou vendados, expandindo suas habilidades artísticas e sua compreensão sobre arte, inclusão e novas linguagens teatrais. Como conclusão do curso,
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
16/7/2025 às 15h29
|
|
Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta exposição fotográfica de Dani Sandrini com temática indígena

O Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta a exposição terra terreno território que reúne obras de temática indígena da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A temporada ocorre entre os dias 2 de agosto e 30 de novembro de 2025, com visitação gratuita e acessibilidade. O evento de abertura acontece no dia 1º de agosto, sexta-feira, às 19h, com bate-papo aberto ao público com a artista e o curador Wagner Souza e Silva.
A mostra - composta por cerca de 35 obras - possui piso tátil, audioguia, 9 obras táteis e 20 obras com audiodescrição, além de vídeo de 19 minutos com depoimentos de vários indígenas e da artista com legenda e tradução em Libras.
terra terreno território é apresentada em dois agrupamentos fotográficos nos quais a artista utiliza duas técnicas artesanais de impressão fotográfica do século XIX propondo uma reflexão sobre o indígena em grandes cidades, no século XXI. No primeiro, um processo chamado antotipia (técnica que utiliza pigmentos vegetais como material f
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
16/7/2025 às 15h39
|
|
Centro Cultural SESI Sorocaba promove Oficina de Xilogravura com Pablo Borges, filho de J. Borges

A partir do dia 18 de julho, estarão abertas as inscrições para a Oficina de Xilogravura que acontece no Centro Cultural SESI Sorocaba, nos dias 25 e 26 de julho, sexta e sábado, com turmas de manhã (das 9h às 12h) e à tarde (das 15h às 18h). Os interessados devem fazer reserva, gratuitamente, pelo Meu Sesi, no portal sesisp.org.br. Esta atividade integra a programação da exposição J. Borges - O Mestre da Xilogravura, em cartaz no local, até o dia 27 de julho, com visitação gratuita. A oficina será ministrada pelo artista Pablo Borges, filho de J. Borges, falecido em 2024 aos 88 anos, do qual Pablo também foi aprendiz. Baseada na literatura de cordel, a arte da xilogravura retrata a cultura, as tradições e o cotidiano nordestino. A oficina tem como foco principal a teoria inicial de como se fazer uma xilogravura, partindo do desenho e, depois, com a utilização de ferramentas como goiva, formão, faca, lixa, tinta, rolo de impressão etc. Para concluir, é feita a impressão em papel A3.
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
16/7/2025 às 15h48
|
|
Filhos do Mangue, premiado filme de Eliane Caffé, estreia nos cinemas

O violento e desregrado Pedro Chão (Felipe Camargo) aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. Os residentes locais o acusam de roubo e tentam, em vão, que ele recupere a memória - e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve violência doméstica, de gênero, tráfico de pessoas e desvio de verba pública. Condenado ao isolamento, ele busca um novo sentido para sua vida. Esta é a premissa de "Filhos do Mangue", quinto longa de Eliane Caffé, que chega aos cinemas do Brasil a partir do dia 17 de julho de 2025. O filme teve sua estreia nacional no Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou os prêmios de melhor direção e atriz coadjuvante (Genilda Maria). Também levou melhor direção no Festin (Portugal) e melhor atriz coadjuvante (Titina Medeiros) e direção de arte (Rodrigo Frota) no Tela Cariri (CE). "Filhos do Mangue" esteve ainda na programação do Festival do Rio e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
15/7/2025 às 11h38
|
|
Com destaque na cena literária , “Cronofagia” de Carla Brasil chega à Flip 2025

Após o lançamento na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a escritora e poeta Carla Brasil (@carlabrasil.art) para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025 o livro “Cronofagia” (Editora Appris), que conta com prefácio do cineasta, dramaturgo e também poeta Ruy Guerra. A obra será apresentada ao público em três momentos durante a Festa Literária Internacional de Paraty, na Casa Escreva, Garota!.
No dia 31 de julho, às 10h, em sessão de autógrafos no estande da com.tato!; no dia 1º de agosto, das 12h às 16h, em mesa de autógrafos com presença da autora; e no dia 2 de agosto, das 12h às 13h30, na mesa de debate "Anatomia da Pressa — poesia e terapia para dissecar a tirania do tempo", ao lado da escritora e terapeuta Sandra Guimarães, fundadora do projeto Alma e Letras. Juntas, elas abrirão o corpo frenético do cotidiano para falar da urgência, da sobrecarga, da asfixia criativa e da poesia como gesto de resistência e respiro.
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
15/7/2025 às 12h18
|
|
Estreia Teatro - A Visão de Bernadette – 3 de Agosto – Teatro Ruth Escobar -18hs

Estreia Teatro - A Visão de Bernadette –
Temporada: De 03 a 31 de Agosto de 2025
Apresentações: Domingos - 18h
Local: Teatro Ruth Escobar - Sala Gil Vicente
Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista - São Paulo - SP - Informações: (11) 3289-2358
Ingresso: R$80,00 (inteira) / R$40,00 (meia)
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Duração aproximada: 80 minutos
Sinopse:
A Visão de Bernadette oferece uma experiência profunda, espiritual e humana, iluminando a história da menina que enxergou o invisível. Mais do que relatar milagres, a peça revela a jornada íntima de uma jovem de fé pura, enfrentando dúvidas, pressões e descobertas.
Adaptação / Direção: Alexandre Gatti
Elenco: Yasmin Sangiorgi , Yrina de Kássia , , Giovanna Hashimoto, Giovanni Kvint, Karina Scott, Leonardo Diniz, Lucas Scheidegger, Nilmar Lira, Sula Dias, Vanessa Oliveira, Vinny Pereira, Adriana Di Mori, Dan Campanello, Geovanna Hernandez
Participação Especial: Margareth Rodri
Saiba Mais
por Assessoria de Imprensa
15/7/2025 às 23h17
|
|
Destaque na Flip, cearense Maurício Mendes lança “O homem não foi feito para ser feliz”

A estreia literária de Maurício Mendes, médico nuclear cearense, confronta o leitor com as tensões emocionais e sociais de um protagonista pardo que ascende socialmente, mas carrega feridas que não se apagam com títulos ou prestígio. Em “O homem não foi feito para ser feliz” (Mondru, 184 págs.), o autor narra, em primeira pessoa, a jornada de Germano, da formação em Medicina ao exercício da profissão, passando por amores fracassados, relações mal resolvidas e um profundo sentimento de inadequação.
A obra conta com textos de prefácio e blurb assinados pelo escritor Santiago Nazarian, segundo blurb por Evelyn Blaut, escritora, crítica literária e diretora do Centro Cultural Astrolabio e terceiro blurb da escritora Natércia Pontes. O livro será lançado durante a Flip 2025 no dia 2/8, às 17h, no estande da editora, e tem eventos previstos em seguida para ocorrerem em Fortaleza, cidade natal do autor. A obra também será lida pelos clubes do projeto Leituras Paralelas e no Clube de Leitura
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
16/7/2025 às 09h31
|
|
Na Flip, Verônica Yamada apresenta healing fiction sobre corpo, trabalho e ancestralidade

Em “Tempos Amarelos” (Editora SEDAS, 136 págs.), Verônica Yamada apresenta uma protagonista nipo-brasileira em um futuro próximo, adoecida pela intensificação de uma cultura de trabalho que conduz à desumanização. A narrativa parte de um cenário distópico, mas se transforma em uma healing fiction, gênero que trata da cura emocional.
Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a autora estará com o coletivo das Escritoras Asiáticas e Brasileiras, na mesa 9 da Praça Aberta, durante todo o evento. No sábado, dia 2, das 14h às 16h, Verônica fará uma sessão de autógrafos na Casa Escreva, Garota! (Travessa Gravatá 56c/d).
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
16/7/2025 às 10h24
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|