| Mais Recentes >>> O Livro Da Sabedoria de Dalai Lama pela Martins Fontes (2000) >>> Royal Dictionary Inglês-Português 3 Vols. de Norma Eiluf E Outro pela Egéria (1979) >>> Biologia Genética Módulo 3 de J Laurence pela Nova Geração (2000) >>> Coleção Anglo Biologia 2 (Cadernos De Texto e Exercícios) de Armênio Uzunian pela Anglo (2009) >>> Educação Sexual, Direito de Família, Violência Sexual de Jardilina de Santana Oliveira pela Nova Alvorada (1993) >>> Coleção Anglo Biologia 2 (Cadernos De Texto e Exercícios) de Armênio Uzunian pela Anglo (2009) >>> Coleção Anglo Biologia 1 (Cadernos De Texto e Exercícios) de Armênio Uzunian pela Anglo (2009) >>> Coleção Anglo Biologia 1 (Caderno De Exercícios) de Armênio Uzunian pela Anglo (2009) >>> Cenografia: Uma Breve Visita de Cyro Del Nero pela Claridade (2008) >>> Coleção Anglo Inglês 1 (Caderno De Texto) de Patrícia Helena Costa Senne Dos Santos E Outro pela Anglo (2010) >>> Luluzinha Teem (Super Bola E A Guerra Do Fast-food!) de Renato Fagundes pela Pixel (2011) >>> Coleção Anglo Biologia 2 (Caderno De Exercícios) de Armênio Uzunian pela Anglo (2012) >>> Ténica De Pesquisa Survey Curso Programado Individualizado Vol. 1 de Alice Irene Hirschberg (Técnico Coord.) pela CNAP (1980) >>> Ténica De Pesquisa Survey Curso Programado Individualizado 3 Vols. de Alice Irene Hirschberg (Técnico Coord.) pela CNAP (1980) >>> Ténica De Pesquisa Survey Curso Programado Individualizado 3 Vols. de Alice Irene Hirschberg (Técnico Coord.) pela CNAP (1980) >>> Magazine Pôster Extra de Cartoon NetWork pela On Line >>> Arte Fácil Reciclagem Ano I Nº 14 de Minuano pela Do Autor >>> Arte Fácil Reciclagem Ano 2 Nº 16 de Minuano pela Do Autor >>> Coleção Trabalhos Em Reciclagem Ano I Nº 1 de Minuano pela Do Autor >>> Coleção Arte Fácil E.V.A. Especial Ano II Nº 14 de Minuano pela Do Autor >>> Coleção Arte Fácil E.V.A. Especial Ano II Nº 16 de Minuano pela Do Autor >>> O Testamento de Sartre de Jean-paul Sartre, Régis Debray, Gilles Lapouge pela Lpm Pocket (2024) >>> Arte Com As Mãos E.V.A. de Casa Dois pela Do Autor >>> Recreio Nºs498, 500, 501, 505, 523, 525, 526, 531, 672 de Abril pela Do Autor >>> Receita Minuto de Editora Lua pela Do Autor
|
|
COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Terça-feira,
16/6/2009
Comentários
Alessandro Martins
|
|
|
|
O que pensa Cristóvão Tezza
Alguém fez a gentileza de linkar meu comentário anterior à fala do Tezza a que me referi. Embora extrapole o tema do artigo, faço questão de reproduzi-la aqui: "Considero um total equívoco dizer que a internet faz com que os jovens escrevam de forma errada.(...) Nos anos 70 aos 90, a televisão foi o grande agente civilizador do Brasil. E a televisão é a cultura da oralidade. O advento da internet foi uma explosão brutal no sentido contrário - qualquer página que você abre na internet está cheia de coisas escritas. Ou seja, a palavra escrita voltou para o palco. As pessoas estão voltando a escrever - chats, e-mails, blogs, etc. A escrita passou a ser o mediador de toda a comunicação, de todo o processo de informação. A palavra escrita voltou com toda força. É um absurdo encarar a internet como um problema."
[Sobre "Escrever? Quantas linhas?"]
por
Alessandro Martins
http://livroseafins.com
16/6/2009 às
12h08
201.47.27.203
|
|
Palavra escrita na internet
Sou otimista quanto à palavra escrita. Ouvi o professor Cristóvão Tezza observar, e concordo com ele, que com a internet saímos de uma cultura ágrafa - a TV - para um meio que exige o domínio maior ou menor da leitura e da escrita. Talvez alguns digam que o nível da língua usada não é ideal e que destoa por demais da norma culta. Mas a norma culta é apenas uma das normas possíveis. Existem códigos para todas as situações. Creio que se fôssemos fazer um estudo do quanto se escreveu e leu na década de 1990 versus o que se escreveu e leu nesta década que vivemos, esta ganha longe. Embora, scraps do Orkut não contem no currículo, estou certo de que os adolescentes de hoje já trocaram mais mensagens escritas do que eu jamais sonhei trocar em cartas na minha adolescência. Olha que eu sou um cara que gosta de escrever bastante. Considere o fato de que para o domínio de uma linguagem o importante é seu uso, se as coisas continuarem assim, em alguns anos teremos nova geração de bons escritores.
[Sobre "Escrever? Quantas linhas?"]
por
Alessandro Martins
http://livroseafins.com
15/6/2009 às
15h48
201.47.27.203
|
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|
|
|
|