|
COMENTÁRIOS
>>> Comentadores
Quarta-feira,
25/7/2007
Comentários
192.168.133.52
|
|
|
|
nomear, eis o dilema...
Fascinante o texto e como ele relata a experiência mais gostosa que possa existir: escrever! Ana Elisa, realmente o título é a razão de muitas leituras e de muitas críticas. Mais do que escrever, nomear - eis o dilema... Afinal, quem além do escritor para compreender o quanto é importante a crítica do público?
[Sobre "Dar títulos aos textos, dar nome aos bois"]
por
Plínio
http://stoa.usp.br/plinio
25/7/2007 às
11h22
192.168.133.52
(+) Plínio no Digestivo...
|
|
O seu comentário me convenceu
Você escreve muito bem. Vou comprar Espinosa sem saída. Anna
[Sobre "O Casal 2000 da literatura brasileira"]
por
Anna
24/7/2007 às
10h34
192.168.133.52
(+) Anna no Digestivo...
|
|
Preciso escrever mais?
Oi, Julio: Gosto muito de ter o "Digestivo" na minha correspondência para ler logo de manhã. E assim começar bem o dia. Preciso escrever mais? Abraço. Anna
[Sobre "Digestivo no Podcrer"]
por
Anna
24/7/2007 às
10h07
192.168.133.52
Anna no Digestivo...
|
|
O Lobo agora canta
Você tem toda razão Rafael, mas também penso: "e por que ele não pode simplesmente mudar de idéia? por que sempre temos que ser coerentes?". A Adriana também disse tudo, era o momento de brigar, agora não é mais. O momento muda, as pessoas mudam. E até entendo ele não querer falar do assunto, o que importa agora é divulgar o disco. Que é ótimo! As músicas dele encontraram uma sonoridade, a voz dele, os sons e tudo mais. "Quente" é a minha favorita. E não acompanhei nada de sua fase independente, o que me puxou para esse cd foi "vou te levar" na rádio, com jabá ou sem. Lobão está aí para quem quiser ouvir e ver.
[Sobre "Um Lobo nada bobo"]
por
Bia Cardoso
http://groselha.wordpress.com
31/5/2007 às
02h00
192.168.133.52
(+) Bia Cardoso no Digestivo...
|
|
Ó amado guru
Captei a vossa mensagem, ó estrondoso guru Guga! Sim, muito obrigada também por ter levantado o mão e questionado a linda diva Barbra. E obrigada pelo voto de confiança no blog. É como eu disse, já está sendo muito divertido.
[Sobre "Uma Srta. e um Blog"]
por
Srta. Bia
http://groselha.wordpress.com
31/5/2007 à
01h53
192.168.133.52
(+) Srta. Bia no Digestivo...
|
|
Digno de uma grande escritora
Texto digno de uma grande escritora. Embora controverso, Huysmans consegue lançar uma flecha envenenada e sangrenta nos corações de quem o lesse e o entendesse, isso em pleno século XIX. O estilo rebuscado, mas pleno de significados subjacentes, faz de sua obra algo tentador e existencialista. Mas me parece que a sua vida foi mais interessante de que os seus livros. Por ser um estudioso de filosofias diversas, para estruturar a sua obra, devia ser alguém interessante para se tomar um café ou um bom vinho e discorrer sobre a vida, a despeito de sua misoginia.
Parabéns pelo seu trabalho. Adriana (P.S.: A pergunta de Edson Júnior faz sentido. Qual será a resposta?)
[Sobre "O romance sobre o nada"]
por
Adriana
28/5/2007 às
23h16
192.168.133.52
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
As goiabas e as avós
As goiabas fazem parte da infância mais tenra e terna de todos. Elas e as avós. Minhas lembranças, goiabas e avós também sabem, a mim, como delícias dos deuses. Também tive meus galhos de goiabeira, avós e quintais. Ô saudade! Mas, é nas lembranças que o gosto é melhor...
[Sobre "De cima da goiabeira"]
por
Maria Luiza Lobo
3/5/2007 às
12h14
192.168.133.52
Maria Luiza Lobo no Digestivo...
|
|
A mão invisível
Interessante o paralelo com a "mão invisível" de Adam Smith. Bastante adequado. A ideologia liberal é bem sedutora, mas não deixa de ter seus problemas, como você esboçou no texto.
[Sobre "Os enciclopedistas franceses rolam nos túmulos"]
por
Bernardo Tonasse
http://firulasdofulano.blogspot.com
28/4/2007 às
22h11
192.168.133.52
Bernardo Tonasse no Digestivo...
|
|
texto de pára-quedas
Marcelo, definitivamente, seu texto caiu de pára-quedas num momento perfeito. Suas palavras foram sublimes, não tenho nem o que comentar. Tocaram fundo, creio que não só o meu, mas o coração de todos os apaixonados que as leram. Parabéns, parabéns, parabéns!
[Sobre "Receita para se esquecer um grande amor"]
por
Amanda Lucindo
11/3/2007 às
22h38
192.168.133.52
Amanda Lucindo no Digestivo...
|
|
Atitudes como essa...
Imagino que uma pessoa que vê seus ideais sendo desmembrados, ou melhor, que sente o mundo como um antagonista invencível (e o mundo é), tem motivos de sobra para atitudes como essa. Recusar um prêmio desses, que permitiria viver e escrever tranquilamente, não passa pela cabeça de nenhum escritor. Deve haver muita coisa, um grande e escuro sentimento de perda, no cerne dessa decisão. Falando friamente, não sei se isso é bom ou ruim para a literatura de Luandino Vieira - acho que é preciso garimpar sua obra para responder isso. Sua história, trágica, merece toda a simpatia e sua postura, sem dúvida, toda admiração.
[Sobre "Luandino Vieira, o melhor de 2006"]
por
Guga Schultze
http://gugasic.blogspot.com
19/12/2006 às
14h54
192.168.133.52
(+) Guga Schultze no Digestivo...
|
|
Direito de ler (ou não ler)
Matta, parabéns pelo texto. Os que criticam sua opinião talvez ofereçam Machado ou Rosa para um adolescente que não tenha o hábito da leitura; e como obrigação escolar! Experimente abordar numa livraria alguém que folheia um Harry Potter de 500 páginas ou um dos muitos Sherlock Holmes, e olhe para ele com aquele desprezo, acrescido de um “Você vai ler isso?”, e você terá incrementada a estatística dos que não têm o hábito da leitura. Marcos Rey, na época do ginásio, me despertou a paixão pelos livros. Será que teria me apaixonado assim se a leitura extra-classe tivesse sido um clássico? Hoje, leio prazerosamente Machado de Assis, Flaubert, Fernando Sabino, Gabriel Garcia Márquez; mas há de se esperar o momento certo para chegar a esse ponto. Contudo, é direito meu abandonar um clássico se o primeiro capítulo me decepcionar. Talvez daqui a alguns anos, eu os veja com outros olhos, ou não. É um direito meu; direito dos milhões de brasileiros de ler... aquilo que gostar.
[Sobre "Literatura de entretenimento e leitura no Brasil"]
por
Ana Cristina Melo
http://www.anacristina.melo.nom.br
22/11/2006 às
13h34
192.168.133.52
Ana Cristina Melo no Digestivo...
|
|
Blogs: prós e contras
Montei o Bala Perdida há pouco mais de um ano. Era para ser um blog sobre literatura, mas acabei abordando outros assuntos, como cinema, teatro, música, etc. Tomei o cuidado de não falar muito de mim, para que não virasse diário. Comecei a visitar outros blogs e, de forma geral, as pessoas me visitavam também. Aí começou um outro problema. A falta de tempo de visitar todos os dias todos que me visitavam. Com isso, os visitantes foram se afastando. Assim como na vida real, na blogsfera, as pessoas só visitam se você visitá-las. Por outro lado, muitos visitantes que entravam no meu blog, não tinham muito tempo para ler o que eu escrevia, pois tinham dezenas de outros blogs para visitar. Muitos deixavam comentários do tipo: "Passei só para deixar um oi". Mesmo assim eu estaria mentindo se dissesse que não tive muitas alegrias com blogs. Consegui vender várias edições do meu livro só com os contatos que fiz. O grande problema é arranjar tempo pra viver, escrever e atrair leitores...
[Sobre "Por que eu montei um blog"]
por
Julio Cesar Correa
http://jccbalaperdida.blogspot.com
4/11/2006 às
17h58
192.168.133.52
Julio Cesar Correa no Digestivo...
|
|
Em defesa da Rede Globo
Seu texto foi ambos: um encanto para se ler e intelectualmente desafiador. Quanto Às novelas da globo, eu amo com paixão todas as que vi. Acho elas fundamentais na educação de muitos povos. Páginas da Vida nos faz pensar e refletir sobre nós mesmos. E uma pena que, aí no Brasil, vocês não podem gravar a novela durante a semana e ver aos domingos "sem intervalos comerciais". Aqui (EUA) já tem o DVR que grava o que você decide para sempre nos horários que voce determina. Isso logo chegara aí, e acabará com esta competição por horários e tal. Se houvesse mais canais de TV disponíveis por todo o territorio brasileiro, as pessoas teriam mais escolhas entre o que ver. O povão não tem muita escolha e com isso os tais pontos de audiência deixam muito a desejar. Embora comercializada demais, a Globo tem apresentado cada programaço show de bola. Espero que eles não parem de investir em bons programas para dar mais conhecimento àqueles que da TV dependem. E tão bom ter a Globo no mundo todo!
[Sobre "Páginas e mais páginas da vida"]
por
Milton Laene Araujo
http://www.ibt-eft.com
24/8/2006 às
17h32
192.168.133.52
(+) Milton Laene Araujo no Digestivo...
|
|
Dê a você mais oportunidades
Marcelo, lhe dou nota mil pela sua redação. Oportunidade, para mim, significa o dever que um pais tem de prover aos residentes o direito de adequação social. Sim, São Paulo e Rio oferecem estas oportunidades, e por esta razão muitos artistas mudam pra lá. Porém, há muitas formas de se usufruir das oportunidades já geradas pelos prefeitos municipais, que estao ligadas à educação, arte, pintura, e vários cursos que profissionalizam as pessoas na cidade delas. Vá à Prefeitura de sua cidade e pergunte os cursos grátis que eles têm! É importante ser bom em alguma coisa pra poder vencer. A maioria das poessoas que reclamam não levaram a sério ser bom em alguma coisa. Se você for bom, você será importante. Não cortem o caminho - Parem de sonhar. Use os olhos e veja ao seu redor o que falta, crie idéias, fale delas. Se dedique a um aprendizado mais profissionalizante do que "nada". Há mil oportunidades de se aprender algo, e então dar a você mesmo a oportunidade de ser quem você poderá ser.
[Sobre "A terra das oportunidades"]
por
Milton Laene Araujo
24/8/2006 às
16h56
192.168.133.52
(+) Milton Laene Araujo no Digestivo...
|
|
terra das oportunidades caras
Marcelo, concordo com a Iza. São Paulo é a terra das oportunidades caras. Eu gosto da cidade, tenho bons amigos lá, mas posso lhe adiantar: boa parte dos meus amigos não têm emprego na “terra das oportunidades”, pelo contrário, vivem de trabalho informal e free (leia-se, jornalistas). É uma cidade com muitas opções culturais, sim, mas para quem pode pagar. Tudo é muito caro e, ao compararmos com o Rio, ainda encontraremos preços bem melhores aqui na cidade nem tanto mais maravilhosa... Agora quanto a ir para o interior e ter uma vidinha simples. É a minha cara! Oportunidade para ser uma pessoa melhor; de dizer mais obrigados; eu te amo e como vai ou até de se aproximar de Deus, só mesmo quando a vida lhe apresenta algum infortúnio. Poucos o fazem naturalmente. Beijins... Elaine Paiva
[Sobre "A terra das oportunidades"]
por
Elaine Paiva
http://www.awanene.com
14/8/2006 às
18h42
192.168.133.52
(+) Elaine Paiva no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|