participação dos EUA no golpe | Helion

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
>>> Manual para o leitor de transporte público
Mais Recentes
>>> UFOs - Contatos africanos de Cynthia Hind pela Francisco Alves (1982)
>>> Eu sou uma lésbica de Cassandra Rios pela Record (1981)
>>> Cidadania Um Projeto Em Construção de André Botelho pela Claro Enigma (2012)
>>> Possibilidades Da Nova Escrita Liter¿ria No Brasil de Beatriz Resende pela Revan (2014)
>>> Super Almanaque Turma Da Mônica N.10 de Mauricio De Sousa pela Panini (2021)
>>> Ensaio sobre Antropologia Poética e Pictórica de Friedrich Lichtsteiner de Luiz Almeida pela Vitória (2025)
>>> Segregações,Violências e Subjetivações de Cristiane Oliveira e outros pela Revan (2020)
>>> O Homem e os Outros de Jose Ortega y Gasset pela Vide (2017)
>>> Lembra De Mim? de Sophie Kinsella pela Record (2009)
>>> A Rebelião das Massas de Jose Ortega y Gasset pela Vide (2016)
>>> Literatura e os Deuses de Roberto Calasso pela Companhia das Letras (2004)
>>> Historia da Amazônia em doze olhares -Novas contribuições de Amaury Oliveira Pio Junior e Eduardo Gomes da Silva Filho pela Mundo Novo (2014)
>>> The American Automobile de Tony Beadle pela Salamander Books (1996)
>>> Plotino de Org. Lloyd P Gerson pela Ideias & Letras (2017)
>>> Falso Espelho - Reflexoes Sobre A Autoilusao de Jia Tolentino pela Todavia (2020)
>>> A Vida Dos Doze Césares de Suetônio pela Prestigio (2002)
>>> Para Alem Dos Muros: As Experiencias Sociais Das Adolescentes Na Prisao de Joana F. Duarte pela Revan (2017)
>>> Luta E Memoria: A Preservacao Da Memoria Historicado Brasil E O Resgate De Pessoas E De Documentos Das Garras Da Ditadur de Maria Ciavatta pela Revan (2015)
>>> Great Moments In Aviation de Michael J. H. Taylor pela Mallard Press (1989)
>>> Alimente Bem Suas Emoções de Gisela Savioli pela Edições Loyola (2014)
>>> A cidade do sol de Khaled Hosseini pela Nova Fronteira (2007)
>>> Evolutionary Catastrophes: The Science Of Mass Extinction (english And French Edition) de Vincent Courtillot pela Cambridge University Press (2002)
>>> Plano De Negocio: Teoria Geral de Marcelo Nakagawa pela Manole (2011)
>>> Navios de Guerra: Da Vela à Era Nuclear de Bernard Ireland pela Ao Livro Técnico (1978)
>>> Paralelos E Paradoxos de Daniel Barenboim e Edward W. Said pela Grupo Companhia Das (2003)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 22/4/2002
Comentários
Leitores

participação dos EUA no golpe
ver link: http://www.elpais.es/articulo.html?d_date=20020422&xref=20020422elpepiint_17&type=Tes&anchor=elpepiint

[Sobre "Banana Republic"]

por Helion
22/4/2002 às
11h02 200.176.145.26
(+) Helion no Digestivo...
 
Perturbador
O texto é realmente muito bem escrito. Mas, confesso, me deixou extremamente perturbada. Acredito ter sido esta a finalidade. Como deveria ser a de todos. Beijos, Ana rosa

[Sobre "A garganta da reclamação"]

por Ana Rosa Toledo de A
22/4/2002 às
10h18 200.208.29.92
(+) Ana Rosa Toledo de A no Digestivo...
 
golpismo e tergiversação
Caro Assunção, sem te chamar de sofista nem ironizar seu nome, digo apenas que em nenhum lugar de minha mensagem está escrito que urnas ungem quem quer que seja. Só as atitudes fazem isso, como você disse. Me espanta então o silêncio em torno de um golpista cuja atitude foi a de conspirar com os EUA, fechar congresso e tribunais, sendo visto ainda como quem quer “proteger o povo”. Se as urnas não ungem, muito menos o poder econômico o faz. Quanto às apologias ao golpe, abundaram nessa coluna e em muitos outros lugares. Basta ler como um bom menino os comentários acima. /// Os “milicos valentes para tirar um presidente no muque” não faltam no nosso continente, pelo contrário, bateram ponto muitas vezes quando se tratava de proteger corruptos, reprimir e torturar. Como não nasci anteontem, ainda me lembro.

[Sobre "Banana Republic"]

por Helion
22/4/2002 às
10h32 200.176.145.26
(+) Helion no Digestivo...
 
Palhaçada
Isso é mesmo uma palhaçada. Já é quase impossível confiar nos cadernos de cultura dos jornais brasileiros. Em geral, os textos estão fraquíssimos, inclusive, me desculpem, os do Caderno 2, apesar de lá ainda colaborarem gente como o Ruy Castro e o Sergio Augusto. Na Ilustrada, então, não há exceção: parece que todos os textos são escritos por uma molecada deslumbrada e ignorante. Muito obrigado, Sergio Augusto, pela oportunidade em reler seu ensaio.

[Sobre "O frenesi do furo"]

por Eduardo Carvalho
22/4/2002 às
10h06 200.213.203.195
(+) Eduardo Carvalho no Digestivo...
 
só por falar
não é por nada não, mas você nem precisa de lecionar literatura para faturar "alunas"- basta olhar os autores dos comentários do artigo. E, a propósito, é impressão minha ou existe realmente uma campanha nacional contra o magistério, que começa desde o presidente, indo até o analfabeto?

[Sobre "Antologia dos Poetas Feios"]

por peterson
22/4/2002 às
09h54 200.170.136.50
(+) peterson no Digestivo...
 
Evitemos um caos ainda maior..
Sim, Fabio, você realmente deve estar sendo vítima de uma conspiração do Mal. E por que esses agentes da Indústria do Caos haveriam de querer perturbar a sua bucólica vidinha? A resposta pode ser surpreendente: você deve ser intolerável, quando feliz. Deve ficar muito bobão, improdutivo, devaneador, autocomplacente e "atucanado". A sua praia é obviamente a Praia do Quase, ou a Praia do Indachegolá Mirim. Graças às frustrações cotidianas, benditas sejam elas, você consegue escrever crônicas interessantes. No dia em que a Indústria do Caos falir, Fabio Danesi Rossi será devolvido à vala comum dos jornalistas pão-com-ovo. Já pensou você escrevendo com o mesmo talento que usa para flertar com as leitoras? Isso, sim, seria o verdadeiro caos. Um abraço (antes, espere eu ajeitar meu galhinho de arruda). Dennis

[Sobre "a indústria do caos"]

por Dennis D.
22/4/2002 às
09h22 200.204.143.186
(+) Dennis D. no Digestivo...
 
antes tarde
Nem sei por onde começar: se pelo preconceito repulsivo contra os pobres que não têm dinheiro para comprar shampoos caros ou se pela genialidade exaltada do crítico, um arauto da "Arte" "bem desenhada"- afinal de contas,parece ser o que ele gosta de ver, desenhos bem pintadinhos, como na natureza. Afinal, quem precisa ir ver um quadro se já existem mulheres e árvores de verdade tão "perfeitas" na natureza. Infelizmente é assim mesmo: sempre o que nos salva é um iluminado como o sr. Paulo Salles para instruir os "nativos" sobre a Beleza.

[Sobre "Os adequados"]

por peterson josé
22/4/2002 às
09h30 200.170.136.50
(+) peterson josé no Digestivo...
 
Simples como um tiro de canhão
Caros Jaques e Eduardo Complicar o q é simples, é uma técnica bastante antiga quando não se encontram argumentos para defender uma tese errada. Se vc não consegue convencer com seus argumentos, confunda com complexidades. A outra técnica, também velha como a serra morena, é desqualificar o opositor, para ver se suas teses ficam também desqualificadas por extensão. O tema em questão é: colonização," manu malitari", da Cisjordânia, contra a aprovação da ONU , de toda a comunidade das nações e de parte da comunidade israelense (inclusive parte da diáspora). Ariel criou mais 34 colônias, além das q já encontrou montadas e a política da direita israelense é essa mesmo: colonizar a Cisjordania. Não dá nem para explicar, é roubo mesmo, a mão armada. Então a saída é imaginar outras intenções de quem crítica ou ve se ele está sem crédito no SPC ou algo equivalente para dizer q seus argumentos não valem. Já desafiei e acusei, e só recebo de volta insinuações. Não dá para defender em campo aberto a tese da colonização salvo com razões religiosas ou "realpolitic". Insisto, é tudo muito simples, nada de novo entre o céu e a terra. Meus bisavós fizeram o mesmo com os tupinambás, só q há 500 anos. Israel ainda está no século 19. Larga o osso sharon, acorda, o 3o milênio já surgiu. Cumpra as resoluções da ONU. Não vai dar para conseguir 1% a mais q os 78% da palestina "dados" pela ONU. A palestina será construída nos 22% restantes e se as colônias judaicas não forem desmontadas pelo exèrcito israelense o será pelo americano, por incrível , ou complexo, q possa parecer a quem não quer enxergar.Tiro de canhão é simples, complexo é tentar defende-los.

[Sobre "Nas garras do Iluminismo fácil "]

por pedroservio
22/4/2002 às
08h46 200.179.78.2
(+) pedroservio no Digestivo...
 
deve ser preenchido
Sem exageros, este é um de seus melhores textos. O comentário "genial" é sem dúvida o que melhor se encaixa. Gostei. Parabéns.

[Sobre "A garganta da reclamação"]

por Chico
22/4/2002 às
08h35 200.230.35.2
(+) Chico no Digestivo...
 
Menino...
Meu pequeno ornitorrinco, eu devia parar de falar com você! Como você esculhamba minha classe... entretanto, justamente por conhecer a classe desde dentro, entendo perfeitamente o que você quer dizer. Mas não perca a esperança! Isso é apenas a indústria do caos tentando separar você de sua eleita! Ligue imediatamente para os Rebeldes e peça para que eles a encontrem, presto!Beijão da Sue

[Sobre "a indústria do caos"]

por Assunção Medeiros
22/4/2002 às
06h30 200.184.36.211
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Última Floresta - a Amazônia na era da Globalização (lacrado)
Brian Kelly, Mark London
Martins Fontes
(2007)



Robinson Crusoé
Daniel Defoe
Scipione
(2001)



Examen del Futuro
Harrison Brown
Fondo de Cultura Veconomica
(1960)



Wooden Churches: Travelling In The Russian North
Richard Davies, Matilda Moreton
White Sea
(2011)



Livro Literatura Estrangeira Nefer, o Silencioso A Pedra da Luz Volume 1
Christian Jacq
Bertrand Brasil
(2000)



Ghostlight- a Luz Espiritual
Marion Zimmer Bradley
Rocco
(1997)



A Deusa Interior
Jennifer Barker Woolger / Roger J. Woolger
Cultrix
(1989)



A Comédia Humana
Honoré De Balzac
Globo
(1989)



Tratado teorico e pratico dos contratos - 3 volume
Saraiva
Saraiva



Risk and Uncertainty in the Art World
Anna M. Dempster
A&C Black Business Information and Development
(2014)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês