| Mais Recentes >>> Causos Russos de Mikhail Zoshchenko, Mikhail Zóchthenko pela Paulinas (1988) >>> Tempo, Amor, Memória - Um Biólogo Notável e sua Busca das Origens do Comportamento de Jonathan Weiner pela Rocco (2001) >>> Maldito Karma de David Safier pela Planeta Do Brasil (2010) >>> Coisa De Mulher de Laura Kipnis pela Record (2009) >>> Negociação Coletiva E Contrato Individual De Trabalho de Pedro paulo pela Atlas (2001) >>> A Dieta Da Menopausa de Theresa Cheung pela Best Seller (2009) >>> Guia prático para equipes de dança de Gisela Matos pela Profetas da Dança (2011) >>> Cronicas escolhidas - Lima Barreto de Folha de S. Paulo pela Folha de S. Paulo >>> O Fantástico Livro De Receitas Dos Pequenos Chefs de Anderson Clayton pela Melhoramentos (2017) >>> O Grande Sol Pela Graça do Avatar Tornei-me Pura Energia de Masaharu Shimoda pela Gayathri (2005) >>> Historia do cerco de lisboa de Jose saramago pela Caminho Editorial (2003) >>> Livro História Da Literatura Brasileira 3 de Silvio Romero pela José Olympio (1980) >>> Os padres casados de Maurice Weitlauff, Georges Walter pela Expressão e cultura (1970) >>> Livro A Filosofia Explica As Grandes Questões Da Humanidade de Clovis De Barros Filho, Julio Pompeu pela Casa Da Palavra (2013) >>> Livro Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Psicanálise de Silvia Nos, traduzido por Sandra Martha Dolinsky pela Planeta (2018) >>> Gramatica Do Portugues Contemporaneo (2º edição de bolso - nova ortografia) de Celso Cunha pela L&PM Pocket (2008) >>> Portal da Confiança de Rabeinu Bachya ibn Pekuda pela Luvabich (2023) >>> Para Onde Ela Foi de Gayle Forman pela Novo Conceito (2014) >>> Livro O Perigo De Uma História Única de Chimamanda Ngozi Adichie; Romeu pela Companhia Das Letras (2019) >>> Livro Imprensa, História E Literatura Coleção FCRB Aconteceu Volume 4 de Isabel Lustosa pela Casa De Rui Barbosa (2008) >>> Manual Graciliano Ramos de uso do português de Secretaria Executiva de Comunicação pela Governo do Estado do Alagoas (2004) >>> Rangers Ordem Dos Arqueiros 4 - Folha De Carvalho de John Flanagan pela Fundamento (2009) >>> Ensaio Sobre a Análise Fílmica de Francis Vanoye pela Papirus (2008) >>> Livro Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne, traduzido por Heloisa Prieto, ilustrado por Laurent Cardon pela Ftd (2014) >>> Geração De Valor 2: Plantando Sonhos, Colhendo Conquistas de Flávio Augusto da Silva pela Sextante (2015)
|
|
COMENTÁRIOS
Sexta-feira,
4/7/2008
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
Entre Deus e o Diabo na Folha
Li o "Entre Deus e o Diabo" da Folha. Também babei com o 11x2 para Deus (Machado) contra o Diabo (Guimarães) no caderno Mais! da Folha. Esse Abdalan escreve por parábolas, nas entrelinhas. Um texto que parece "guinar à direita e à esquerda", mas sua idéia é destilada com maestria. Parabéns!
[Sobre "Considerações de um Rabugento"]
por
Luciano Murattori
4/7/2008 às
16h45
189.104.238.101
(+) Luciano Murattori no Digestivo...
|
|
Vontade de ler
Deu vontade de ler o livro, abraços!
[Sobre "O sol se põe em São Paulo"]
por
Guga Schultze
4/7/2008 às
16h27
201.80.34.71
(+) Guga Schultze no Digestivo...
|
|
Xixi sim, mas sem celular
Tenho um amigo que, numa dessas estradas de chão em Minas, ao passar por uma ponte, sobre um rio, parou para fazer xixi. Enquanto se aliviava, ouviu aquele toque infernal de seu celular... Não titubeou: arremessou o dito cujo no rio e se sentiu feliz. Quanto desapego! Queria ter sido eu.
[Sobre "Amizade (1)"]
por
Bruno Sales
4/7/2008 às
15h55
201.80.224.127
(+) Bruno Sales no Digestivo...
|
|
Observação
Mas esse seu primeiro parágrafo é um nariz de cera sem vergonha, hein?
[Sobre "O sol se põe em São Paulo"]
por
Ze Rubem
4/7/2008 às
14h31
200.221.28.204
(+) Ze Rubem no Digestivo...
|
|
Fazemos o que com o Nelson?
Olha, a ser verdadeira a afirmação de Pedro Gamba, teremos que jogar no lixo todas as peças do Nelson Rodrigues (que escrevia louca e desenfreadamente), os livros da Clarice Lispector, os do Ruy Castro, os do Luis Fernado Verissimo, Caio Fernando de Abreu, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade.
Quanto ao "Temos todos poucas idéias para publicar na vida", desculpe, mas ainda bem que Shakespeare não sabia disso, ou não teria escrito tantas obras primas em tão pouco tempo (se não me engano, "Otelo", "Rei Lear" e "Macbeth" em pouco menos de 2 anos). Existem bons escritores e maus escritores. O que ambos fazem com as suas habilidades (ou inabilidades) é totalmente irrelevante para se aferir a qualidade de uma obra. E quem já leu Proust sabe muito bem que bons escritores podem falar mais do que 3 páginas (até mais do que 3 volumes) sobre sentimentos. Enfim: é mais fácil ser econômico e falar apenas: não estou a fim de gostar. É um direito garantido certo?
[Sobre "O Conto do Amor, de Contardo Calligaris"]
por
Flavia Penido
http://ladyrasta.wordpress.com
3/7/2008 às
23h59
189.33.65.86
(+) Flavia Penido no Digestivo...
|
|
A seleção é inevitável
Entrevista linda e super interessante para mim, que, mesmo tendo sido uma colaboradora do Cronópios, não sabia desses começos aí nem da Capitu... Enfim, fiquei sabendo da história do site e descobri que comecei lá um pouco depois, tipo um ano depois da sua estréia... A entrevista, aliás, é bem o Edson e o Pipol, essas pessoas tranqüilas, sem qualquer tipo de frescura e super educadas. Agora, quanto aos que reclamam de não serem publicados lá, diria que é a vida, hay que aceitar o lance. O site que virou um portal tem muitos colaboradores e a seleção é inevitável...
[Sobre "Cronópios"]
por
Ana L.Vasconcelos
http://www.saldaterraluzdomundo.net
3/7/2008 às
22h30
201.82.247.2
(+) Ana L.Vasconcelos no Digestivo...
|
|
O Maréchal é ótimo, ein?
Muito boa a entrevista do Leandro Veras, que soube captar muito bem o maravilhoso trabalho do Eric Maréchal... Nossa, ele faz coisas ótimas mesmo, adorei!
[Sobre "Bate-papo com Eric Maréchal"]
por
Ana L.Vasconcelos
http://www.saldaterraluzdomundo.net
3/7/2008 às
21h54
201.82.247.2
(+) Ana L.Vasconcelos no Digestivo...
|
|
Estridente...
Claro e direto, diz o que muita gente não tem coragem de dizer...
[Sobre "O bode das drogas"]
por
Lauane Rocha
3/7/2008 às
20h11
189.11.251.66
(+) Lauane Rocha no Digestivo...
|
|
Machado aqui os Mamonas no céu
Quando ouvi da boca de uma professora de pós que Machado não fora sempre brilhante, que seus escritos, numa primeira fase, não eram nada geniais e que sua notoriedade não adviera senão de Dom Casmurro e Memórias Póstumas, fiquei espantado! "Então o gênio não havia sido gênio sempre?" (como aquela imagem que fazemos de Mozart, compondo sinfonias antes mesmo de aprender a dizer "mamãe, fiz cocô"). A idéia que fazemos de Machado chega a ser a de um santo. Vemos seus milagres mas não sabemos das cachaças que tomou ou dos tombos que levou. Então pegue um disco dos Beatles... De todas as faixas, talvez você reconheça várias, mas nem todas fizeram o mesmo sucesso (esse mérito só mesmo os Mamonas tiveram!). Por via das dúvidas, iconizar Machado parece ser o melhor a fazer até que palavras de pessoas mais qualificadas venham nos resgatar. É reconfortante saber que não somos, nós, escritores iniciantes, os porta-estandartes da irrelevância. Os grandes já tiveram seus maus momentos um dia. Ufa!
[Sobre "Considerações de um Rabugento"]
por
Albarus Andreos
http://www.albarusandreos.blogspot.com
3/7/2008 às
14h21
200.218.186.190
(+) Albarus Andreos no Digestivo...
|
|
Axioma Machadiano
Muita gente ainda defende o axioma: não gostar de Machado é não entender sua ironia etc. Essa pessoas costumam ser compreensivas com os pobres mortais que não gostam tanto de Machado. "Tudo bem", elas dizem (com um sorrisinho), "você tem todo o direito de não gostar de Machado". E o sorrisinho está dizendo: "você não entendeu a ironia do moço mas, quem sabe, você ainda chega lá..." Seria bom se essas pessoas pudessem entender o seguinte: "... a principal contribuição de Machado foi a reescrita da tradição literária". Um dia elas chegam lá, quem sabe? Ótimo texto, abçs!
[Sobre "Considerações de um Rabugento"]
por
Guga Schultze
3/7/2008 às
11h27
201.80.34.71
(+) Guga Schultze no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|