Nada é tão ruim que não piore | Fred

busca | avançada
34101 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Projeto “Josiel Konrad e os Artistas BXD” celebra a arte da Baixada Fluminense em estreia na Lapa
>>> Premiado multiartista Muato realiza oficina inédita de música para teatro no MUHCAB, na Gamboa
>>> Arte Embaixo D’Água é a atração de férias do Shopping Vila Olímpia
>>> “Nos braços dela”: História em Quadrinhos aborda a invisibilidade do trabalho do cuidado
>>> Uma noite de celebração à música brasileira: Projeto Quinta Maior recebe Glad Azevedo In Duo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> DeepSeek, inteligência que vem da China
>>> OpenAI lança Operator
>>> Um olhar sobre Frantz Fanon
>>> Pedro Doria sobre o 'pobre de direita'
>>> Sobre o episódio do Pix
>>> Eric Schmidt no Memos to the President
>>> Rafael Ferri no Extremos
>>> Tendências para 2025
>>> Steven Tyler, 76, e Joe Perry, 74 anos
>>> René Girard, o documentário
Últimos Posts
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
>>> Transforme sua vida com práticas de mindfulness
>>> A Cultura de Massa e a Sociedade Contemporânea
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Jô Soares (1938-2022)
>>> Os Livros que me Fizeram Mal na Infância
>>> A mulher madura
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> E não sobrou nenhum (o caso dos dez negrinhos)
>>> Águas de Março
>>> Bar ruim é lindo, bicho
>>> Quando as rodas param
>>> Parati, Flip: escritores, leitores –e contradições
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Mais Recentes
>>> Vida De Jesus: Para Criancas de Jane Carruth pela Paulinas (2016)
>>> A Revolução Peruana: (Coleção Revoluções Do Século 20) de José Luis Rénique pela Editora UNESP (2009)
>>> A Revolta da Sucata de Laura Bergallo pela Garamond (2013)
>>> A Educação no Pensamento do Padre Zegrí - coleção padre zegrí de Sor Esther Gómez Tovar me pela Irmãs Mercedárias da Caridade (1994)
>>> Os Meninos Da Rua Paulo de Ferenc Molnár pela Companhia Das Letras (2020)
>>> A Revolução Venezuelana (Coleção Revoluções do Século 20) de Gilberto Maringoni pela Unesp (2009)
>>> Do Outro Mundo de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> A Revolução Vietnamita: da libertação nacional ao socialismo (Coleção Revoluções do Século 20) de Paulo Fagundes Visentini pela Unesp (2008)
>>> Meninos Em Guerra. História De Amizade E Conflito Na África de Jerry Piasecki pela Ática (2012)
>>> Mensagem Para Você de Ana Maria Machado pela Ática (2017)
>>> As Barbas Do Imperador de Lilia Moritz Schwarcz pela Companhia das Letras (1998)
>>> O Livro Da Arte Da Magia de Cornelius Rumstuckle pela Madras (2016)
>>> Técnica E Ciência Como Ideologia de Jurgen Harbermas pela Unesp (2014)
>>> Seja Foda de Caio Carneiro pela Buzz (2007)
>>> Armas Germes E Aço de Jared Diamond pela Record (2003)
>>> Viver A Que Se Destina de Mario Sergio Cortella pela Papirus (2023)
>>> Para Pensar E Escrever Melhor de Leandro Karnal pela Planeta (2024)
>>> Quem Tem Medo Do Lobo Mau de Luiz Felipe Pondé pela Papirus (2019)
>>> 60 Lições da Pandemia de Dom Dadeus Grings pela Evangraf (2020)
>>> Você Pode Curar Sua Vida Cure seu corpo de Louise L. Hay pela Best Bolso (2025)
>>> Cidade Dos Etéreos de Ransom Riggs pela Intrínseca (2016)
>>> A Convenção Das Aves de Ransom Riggs pela Intrínseca (2020)
>>> As Desolações Do Recanto Do Demônio de Ransom Riggs pela Intrínseca (2021)
>>> Meditaco Vipassana: A Arte De Viver Segundo S N Goenka de William Hart pela Fisicalbook (2018)
>>> A Usina Da Injustiça de Ricardo Tiezzi pela Geração (2005)
COMENTÁRIOS

Segunda-feira, 9/9/2002
Comentários
Leitores

Nada é tão ruim que não piore
As vezes tenho a pretensão de achar que estou na frente da minha época, mas não me deixo enganar. O que mais desespera é que não é só na FFLCH, é que tem gente que estufa o peito para dizer que fala vários idiomas, mas age da mesma maneira ou pior. Pode ser do assunto que seja, sempre alguém descobre uma maneira de agir pior. Não sei se é uma característica da juventude e os que percebem e mudam se tornam adultos, estou praticamente classificando de adulto alguém que poder ter uma opinião verdadeiramente sua e saiba defendê-la, ou se é um indício de que o futuro é ainda menos esperançoso. Mas, daqui da minha pequena lucidez, tento encaminhar os que posso, se é que sou alguma referência. Acho que podemos começar por aí. Fiz dois meses de FFLCH e acho que isso foi ruim, não pelos ônibus lotados e salas microondas da faculdade, mas muito mais porque estou desacreditado dos historiadores do Brasil; dando mais desespero ainda ao imaginar que a maioria acaba virando professor de escola secundária e pode querer fazer um filho meu virar comunista em pleno 2050, quem sabe?! O que importa é ser contra, não importa o que, mas ser contra. É a famosa sensação de ser diferente por ser do contra. Talvez chame mais atenção e ninguém quer o anonimato. Me desculpem os verdadeiros historiadores ou os futuros verdadeiros. O resto, que seja do contra... pra variar!

[Sobre "Festa na floresta"]

por Fred
9/9/2002 às
14h11 200.230.150.130
(+) Fred no Digestivo...
 

Caro Eduardo, Tenho muita admiração por seus textos e os considero indispensáveis ao site. No que tange a convocação dos alunos da USP para "a celebração à Osama", creio que vc tem razão. É um absurdo, comemorar sobre qualquer circusntância a morte. Entretanto, vejo suas considerações em relação aos alunos que sofrem do "analfabetismo funcional" com uma carga extremada de preconceito. Abração, Anilson Roberto Gomes De Salvador

[Sobre "Festa na floresta"]

por Anilson Roberto
9/9/2002 às
14h42 200.128.49.164
(+) Anilson Roberto no Digestivo...
 
Absurdo!
Sinceramente, eu tinha que comentar o texto... é um completo e total absurdo que em uma universidade de alto (aparentemente nem tão) nível como a USP tem a capacidade de produzir mentes tão ingênuas como a desses extudantes... com X mesmo. Desculpe, mas não dá para aguentar ler que "...a vida de uns 5000 americanos não vale a de milhares..." - é um absurdo sequer considerar escrever isso. A vida não é objeto para ser negociada ou trocada, ou sequer desconsiderada. Eu nunca senti tamanha revolta ao ouvir de uma festa - e você me conhece bem. Estou impressionado que pessoas com um suposto nível cultural (também, aparentemente não tão) alto "elogiem" um assassino. Acho que as pessoas estão perdendo muito tempo lendo e ouvindo bobagens (bobagens MESMO)de "conspiração norte-americana", ou mesmo ouvindo músicas que falem de "como somos coitados, e portanto matamos para viver". Por acaso eles conheciam alguém que trabalhava lá? ou sequer passearam por lá? como se sentiriam se conhecessem alguém de lá? Discordo com o que você disse, no entanto, de que chegam a ser risíveis as opiniões nos e-mails... não acho risível. Nem um pouco - acho preocupante. Tenho que medir minhas palavras agora para evitar uma chuva de respostas agressivas à mim, mas é um absurdo total e completo... desculpe as repetições, mas estou abalado. Tremendamente abalado. Agradeço, no entanto, você ter citado isso em um site público, pois agora muitos saberão desse absurdo, e serão contra. Abraço

[Sobre "Festa na floresta"]

por Chico
9/9/2002 às
11h19 200.153.112.50
(+) Chico no Digestivo...
 
Adjetivos
Dennis, sim, sem adjetivos não haveria Proust, nem Balzac, nem Dickens (Dickens usava adjetivos muito bem), nem Henry James, nem noventa por cento da literatura do mundo. E sua comparação com cores e nuances, os adjetivos dando as nuances aos substantivos - queria ter criado essa imagem. Cheguei tarde, cheguei tarde...- Nota: para quem não conhece, passem pelo Caderno Mágico do Dennis (http://cadernomagico.blogspot.com) e leiam tudo que puderem. Daí releiam. E releiam. E coloquem nos favoritos.

[Sobre "Onze pontos sobre literatura"]

por Alexandre
9/9/2002 à
00h18 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Os excluídos
Mais um excluído http://planeta.terra.com.br/arte/policymaker

[Sobre "Depoimento sobre o dia de amanhã"]

por David West
8/9/2002 às
12h29 200.243.240.60
(+) David West no Digestivo...
 
adorei o texto
ola amigos adorei o texto, pesquiso o trabaho de Beuys há algum tempo e este parece ser o enfoque principal: o artista pode desempenhar um papel importante na cura de um trauma social. vou indicar o texto para os meus alunos na universidade. obrigada naira

[Sobre "A arte como destino do ser"]

por Naira Ciotti
8/9/2002 às
12h18 200.173.178.238
(+) Naira Ciotti no Digestivo...
 
cresci assistindo anos inc.
Pesso por favor passe o seriado mais importante da infancia dos nossos filho por que não passar esse seriado novamente se hoje tudo que se ve na tv é uma borcaria.

[Sobre "Anos Incríveis"]

por daniel bueno
7/9/2002 às
08h50 200.226.116.209
(+) daniel bueno no Digestivo...
 
Marilyn, o mito eterno!!
Sem dúvida é a mulher mais apaixonante de todos os tempos. Nasci 20 anos após sua morte, mas sou fascinado pela loira de Hollywood. Quando será que vai surgir uma outra Marilyn?? Com sensualidade e beleza sem vulgaridade. Marilyn faz muita falta, deveria permanecer para sempre jovem. Marilyn, o mito, o sucesso continua!!!

[Sobre "A divina Marilyn Monroe"]

por Rodrigo Pena
7/9/2002 à
00h43 200.242.30.193
(+) Rodrigo Pena no Digestivo...
 
Texto inteligente e saboroso
Alexandre, você nos trouxe mais um texto delicioso, que já começa bem, mencionando meu querido detetive Nero Wolfe (ele e seu altivo assistente Goodwin são personagens pra lá de tridimensionais) e vai ficando melhor a cada linha. Concordo que o realismo literário nunca seja puro, a menos que você chame de obras literárias os compêndios de medicina. Mesmo a Medicina Legal não é 100% realista. O mundo não é realista, nem precisa de realismo literário puro, a meu ver. Alexandre, concordo que essa mania de desprezar adjetivos (aquilo que chamam de "cortar o desnecessário") é puro modismo, e muito imbecil! "Um pano roto e malcheiroso, com pontas esfiapadas" não é o mesmo que "um pano", simplesmente. Cortar adjetivos é cortar nuanças, seria como obrigar um pintor a usar apenas cores básicas, nunca tons intermediários. Sem adjetivos não haveria Marcel Proust, não acha? Essa guerra contra adjetivos sempre me revoltou. Isso é coisa de quem nunca leu pra valer! Abração, parabéns por mais esse texto inteligente e saboroso. Abraços!

[Sobre "Onze pontos sobre literatura"]

por Dennis
6/9/2002 às
21h17 200.158.234.200
(+) Dennis no Digestivo...
 
Eu também
Me identifiquei completamente, Evandro. E esse foi um dos melhores textos que já apareceram no Digestivo. Um abraço - Alexandre Soares (cujos textos também aparecem, quando a preguiça deixa, no Digestivo.)

[Sobre "Depoimento sobre o dia de amanhã"]

por Alexandre
6/9/2002 às
18h12 200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Novo Código de Processo Civil - Versão Câmara dos Deputados Redação...
Juspodivm
Juspodivm
(2014)



Historia de la Educacion Fisica
Miguel
Ulfdg
(1998)



Revista Agulhas Negras
Edson Monnerat Solon de Pontes
órgão Oficial do Corpo
(1954)
+ frete grátis



O Apicultor - um Romance
Maxence Fermine
Objetiva
(2001)



Endodontia
John Ide Ingle / Jerry F. Taintor
Guanabara
(1985)



Espírito e Missão na Prática Pastoral: Acre 1920 a 1930
Lina Boff
Paulinas
(1997)



O Inicio Do Fim
Shadow Makers
record
(1990)



La Belgique
Librairie Larousse
Larrousse
(1979)



1808 Como uma Rainha Louca e um Príncipe Medroso Enganaram Napoleão...
Laurentino Gomes
Planeta
(2007)



O Último Lobisomem
Glen Duncan
Record
(2012)





busca | avançada
34101 visitas/dia
1,9 milhão/mês