Parabéns pelo artigo | Elisabete39

busca | avançada
46186 visitas/dia
2,7 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IOLE DE FREITAS NO PAÇO IMPERIAL, RIO DE JANEIRO
>>> Sesc Pinheiros apresenta Um Dia, Um Rio, infantojuvenil com o Grupo 59 de Teatro
>>> SESI Itapetininga apresenta J. BORGES - O Mestre da Xilogravura até dia 10 de março
>>> Associação de Bairro Portelinha, de Mauá (SP), finaliza projeto cultural de empoderamento
>>> CIEJA de Parelheiros recebe projeto sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
>>> Minha história com o Starbucks Brasil
>>> O tipógrafo-artista Flávio Vignoli: entrevista
>>> Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
Colunistas
Últimos Posts
>>> Keleti: de engenheiro a gestor
>>> LeCun, Bubeck, Harris e a inteligência artificial
>>> Joe Satriani tocando Van Halen (2023)
>>> Linger by IMY2
>>> How Soon Is Now by Johnny Marr (2021)
>>> Jealous Guy by Kevin Parker (2020)
>>> A última canção dos Beatles (2023)
>>> No Time To Die by Meg Mac
>>> Praise You by The Belligerents (2015)
>>> Let It Happen by Meg Mac (2017)
Últimos Posts
>>> Sarapatel de Coruja
>>> Culpa não tem rima
>>> As duas faces de Janus
>>> Universos paralelos
>>> A caixa de Pandora do século XX
>>> Adão não pediu desculpas
>>> No meu tempo
>>> Caixa da Invisibilidade ou Pasme (depois do Enem)
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Miguel de Unamuno e Portugal
>>> Café com Ferri aposta na Bolsa
>>> Steve Jobs e Bill Gates juntos, no All Things Digital
>>> Nenhum Mistério, poemas de Paulo Henriques Britto
>>> Mens sana in corpore sano
>>> Eitonilda rumo aos 100K
>>> Desonra, por J.M. Coetzee
>>> Desonra, por J.M. Coetzee
>>> Há um corpo estendido no chão
>>> Cem encontros ilustrados de Dirce Waltrick
Mais Recentes
>>> Jesus and Yahweh: The Names Divine de Harold Bloom pela Riverhead hardcover (2005)
>>> O Rei do Rock - crônicas 1ª edição. de Luis Fernando Verissimo pela Globo (1978)
>>> O Caracter de Samuel Smiles (tradução de D Amelia Pereira) pela Garnier
>>> Power System Stability II - Power circuit breakers and Protective relays de Edward Wilson Kimbark pela John Wiley e Sons (1967)
>>> Ícone de Frederick Forsyth pela Record (1998)
>>> Espinhos do Tempo de Zibia Gasparetto pela Vida e Consciência (1996)
>>> Idéias em Movimento - produzindo e realizando filmes no Brasil de Aída Marques pela Rocco (2007)
>>> Gregório de Matos - Literatura comentada de Antônio Dimas pela Nova Cultural
>>> Mário de Andrade - Literatura comentada de Rita de Cássia Barbosa pela Nova Cultural
>>> Carlos Drummond de Andrade - Literatura comentada de Rita de Cássia Barbosa pela Nova Cultural
>>> Lima Barreto - Literatura comentada de Antônio Arconi Prado pela Nova Cultural
>>> Caetano Veloso - Literatura comentada de Paulo Franchetti - Alcyr Pécora pela Nova Cultural
>>> O Fogo da Vida - autografado de Sônia Bierbard - Gustavo Falcão pela Ed. Do Autor (2011)
>>> A Hiena dos Mares: dois anos ao pé do mastro 2ª edição. de R H Dana - coleção os audazes pela Vecchi (1954)
>>> A viagem do descobrimento de Eduardo Bueno pela Objetiva (1998)
>>> As Aventuras de Hans Staden de Monteiro Lobato pela Brasiliense (2001)
>>> O Saci de Monteiro Lobato pela Brasiliense (2004)
>>> Maria Tempestade de Nubia Cruz pela Prazer de Ler (2012)
>>> Dibs em Busca de Si Mesmo 3ª edição. de Virgínia Mae Axline pela Agir (1978)
>>> Porcolino e Mamãe de Margaret Wild - Stephen Michael King pela Brinque-Book (2009)
>>> Nem um grão de poeira - reconto da Etiópia de Rogério Andrade Barbosa - Rubem Filho pela Zit (2011)
>>> Max, o mendigo de Allan Kardec pela Celd
>>> Sanson ( a história de um espírita ) de Allan Kardec pela Celd
>>> O Hospital de Allan Kardec pela Celd
>>> Joseph Maitre, o grego de Allan Kardec pela Celd
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 13/9/2002
Comentários
Leitores

Parabéns pelo artigo
Parabéns pelo artigo e ao mesmo tempo homenagem a Nelson Rodrigues. Além de tds comentários e considerações feitas ainda acredito que NR tbm retrata exatamente a "safadeza" dos "homens", a hipocrizia da Sociedade em si. O pensar de homens e mulheres que nunca revelam suas intenções, a troca de favores que pensavámos ser maior cultivada em nossa cultura, a política, a corrupção, o funcionalismo público, e simplesmente a fraqueza, beleza e sensibilidade do Ser Humano.

[Sobre "A Mentira, de Nelson Rodrigues"]

por Elisabete39
13/9/2002 às
12h05 200.204.141.17
(+) Elisabete39 no Digestivo...
 
Comentário suicida?
Caro Eduardo, não entendi o abismo em que você entrou após ler o comentário da Thais sobre Carlos Alberto Di Franco. Não me pareceu mais insultuoso ou bombástico do que as suas próprias observações sobre Marilena Chauí ou que a sua generalização sobre os futuros historiadores, “analfabetos funcionais e alucinados incorrigíveis”./// Que o Di Franco tenha resolvido apoiar o seu comentário, mesmo sendo este a avaliação de toda uma instituição baseada em apenas dois e-mails, está no direito dele. Mas não creio que seja interessante contrapô-los, Di Franco e Chauí, como personificações do Bem Inatacável e do Mal Abominável. Que é, desculpe dizer, o que você parece propor, ao desqualificar um simples comentário a um texto tão agressivo quanto o seu. Quem está jogando bombas por aqui?/// Quanto ao sigiloso comentário do Mainardi, que deseja conversar com você sobre a Chauí, não entendi a alusão. Estará ele disposto a saber, por seus lábios, a Verdade Última sobre a mestre? Irá a Veja entronizar você como o mais conseqüente comentador da filósofa? Informe-nos, por favor.

[Sobre "Festa na floresta"]

por Helion
13/9/2002 às
10h39 200.154.217.107
(+) Helion no Digestivo...
 
Sabe-tudo
Parabéns, Thais. Seu comentário tem tudo que um texto desonesto e sem argumentação precisa ter: 1) preconceito que classifica a Internet como lugar "que acita de tudo"; 2) rotulação fácil de indivíduos ("fundamentalista cristão"); 3) suposição infundada de que a crítica se explica por um problema de auto-afirmação do crítico ("deve ter recebido algum desprezo na FFLCH"); 4) insinuação - sem provas - de ignorância do acusado ("sabem tudo e não sabem nada"). Além do curioso fato de que justamente por causa dessa Internet que aceita tudo é que você está podendo se manifestar contra o colunista. Parece que pessoas brilhantes como você só aceitam monografias de mestrado ou doutorado como prova de qualquer tese. Interessante é que mesmo assim não deixam de ler colunas por aí. Sinal de duas possíveis hipóteses: 1) algo está faltando nos meios impressos; 2) a tese de um colunista, para uma pessoa como você, só vale se coincidir com suas opiniões pessoais. Do contrário, fica descartada como de gente "que não sabe nada".

[Sobre "Festa na floresta"]

por Evandro Ferreira
13/9/2002 às
10h31 200.167.234.227
(+) Evandro Ferreira no Digestivo...
 
Comentário suicida
Prezada Thais,
Fiquei abismado com o seu comentário. Que, por sinal, só pode ter espaço na Internet mesmo. Repare: você está se aproveitando da liberdade que damos aos leitores para manifestar a sua intolerância contra minha coluna. Não mereceria nem resposta, se pretendesse ofender apenas a mim - porque a qualidade dos seus argumentos anula a sua própria opinião. O seu, como o da Nathalia, é o que chamamos de "comentário-bomba" - o melhor é manter distância.
Carlos Alberto di Franco é um jornalista de altíssimo gabarito, professor e editor do Estadão, onde mantêm uma coluna regular na qual, quinzenalmente, trata de assuntos ligados à imprensa e ao jornalismo. Sua reputação é incontestável, muito menos por quem, como você, revela-se ignorante e intolerante - incapaz de acertar uma vírgula no lugar certo e de respeitar opiniões variadas.
Hoje mesmo, se quer saber, recebi um comentário não publicado do Diogo Mainardi, colunista da Veja, que quer conversar sobre sua professora Marilena Chauí.
Só pra matar a sua curiosidade: eu saí da FFLCH por livre iniciativa, porque preferi continuar meu curso de Administração de Empresas na FGV, mais útil e produtivo. Abraços a todos,
Eduardo

[Sobre "Festa na floresta"]

por Eduardo
13/9/2002 às
10h38 200.213.203.236
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Falta tesão nesse coração!
Caros, Um texto que, apesar de medíocre, é precedido por uma foto de dois macacos e finalizado pelas frases a seguir (grifos meus): "No Brasil (...) em que os futuros historiadores são, com mais de 20 anos de idade, analfabetos funcionais e alucinados incorrigíveis. Alguma coisa deve estar errada. Talvez este não seja o meu país - e essas manifestações de imbecilidade aguda e ódio gratuito sejam apenas localizadas. Localizadas em uma tribo distante, de costumes bárbaros e hábitos excêntricos, isolada, do resto do mundo, no meio de uma floresta perdida. Onde eles podem dar as mãos, fazer uma ciranda, rodar e dançar, com a imagem de Bin Laden no centro - que ninguém, no mundo civilizado, vai perceber a mínima diferença. A não ser dedicados pesquisadores e corajosos exploradores, como eu." Merece uma resposta à altura de seus paradoxos absurdos, e da mensagem nazista latente (ou seja, uma resposta mais racional e com pelo menos o mínimo de compaixão humana, inclusive ao próprio Eduardo). "Imbecilidade aguda e ódio gratuito" manifestados por quem, cara pálida? É óbvio que não há nada para se comemorar nos atentados de 11/09/01, que mais serviram aos interesses do Bin Laden e do próprio George W. Bush, juntos às suas legiões de seguidores fanáticos. Ambos conseguiram se reafirmar como símbolo absoluto do BEM diante do OUTRO, absolutamente MAL. Agora, o fato de você se colocar ardorosamente, fanaticamente ao lado do genial e amável Bush, do "mundo civilizado", não lhe dá o direito de decretar o "fim da história humana" e, por conveniência, isolar da tal humanidade como macacos bárbaros todos aqueles que discordam desse fim (de Bin Laden, aos "incorrigíveis historiadores"). Não entender uma piada tudo bem... Achar que a piada veio em má hora, alguns poderiam até concordar contigo... Agora decretar-se raça superior é crime "civilizado", que a própria civilização tratou de julgar. Talvez a sua "tribo distante, de costumes civilizados e hábitos excêntricos, isolada" não consiga entender como o "resto do mundo" (pessoas que passam fome, trabalham violentamente horas a fio, não sabem ler nem escrever, matam uns aos outros através de guerras sem fim, morrem por epidemias, assistem à televisão civilizada etc...) ainda não aceitou completamente a idéia de que este é o "mundo civilizado". Se temos dificuldade de nos comunicar minimamente com sua tribo, isso também se deve ao fato de você confundir consciência com "empregar uma vírgula corretamente". De considerar "deselegante, mesmo para os eventos de maior informalidade, um título que escape dos tradicionais: Festa do Pijama, do Chapéu, do Farol, do Brega, do Cabide, etc". Deselegante para quem, cara pálida? Em nome de que tradição, de qual verdade absoluta você está falando, cara pálida? Como você quer corrigir aqueles corrigíveis, e o que pretende fazer com a legião de macacos, loucos e bárbaros por natureza? É óbvio Eduardo, que o seu texto é uma provocação do começo ao fim. Obviamente, Eduardo, o que você mais queria era receber alguma resposta revoltada em relação ao seu artigo. E é justamente por causa dessa sua necessidade de comunicação com os bárbaros, e de outros "dedicados pesquisadores e corajosos exploradores como você", que nós macacos ainda acreditamos ser possível estabelecer contato com qualquer animal na face da Terra, por menos racional e por mais destrutivo que ele seja. Eduardo, nós não somos "psicologicamente equilibrados", mas também lhe amamos!

[Sobre "Festa na floresta"]

por Danilo (FFLCH)
13/9/2002 às
10h32 200.204.105.89
(+) Danilo (FFLCH) no Digestivo...
 
Idiot Wind
Caro Alexandre: Realmente, sua escolha foi perfeita, faltando apenas mais três colocações: o Lulinha Paz e Amor, o Mercadante (O Aloízio, não o Paulo, este sim um homem de primeira grandeza)e Eduardo Suplicy, que estuprou Bob Dylan no Congresso há duas semanas. Mas acho que todo mundo já sabe qual é o limite desse pessoal. Mas, sem dúvida, entre Gilberto Vasconcellos e Fernandinho Beira-Mar, acho que o último ganha, porque ser traficante é a profissão mais imbecil do mundo.

[Sobre "Três Idiotas"]

por Martim Vasques
13/9/2002 às
08h09 200.18.252.104
(+) Martim Vasques no Digestivo...
 
Amar, por Drummond...
Que pode uma criatura senao, entre criaturas, amar? Amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? Sempre, e ate de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto o ser amoroso, sozinho, em rotacao universal, senao, rodar tambem, e amar?... Alguem pode contrariar Drummond??? Acho que nao. Ame e seja feliz. Abracos. Fernando.

[Sobre "3,2,1: O Amor está no ar "]

por Fernando
13/9/2002 às
03h32 204.191.83.106
(+) Fernando no Digestivo...
 
Fundamentalista cristão
Fiquei abismada com essa coluna. Só poderia ter espaço na internet mesmo... Um texto como esse só poderia ser elogiado por um fundamentalista cristão como o Carlos Alberto Di Franco... Além do mais você deve ter recebido algum desprezo na FFLCH pra detonar desse jeito. Muitos jornalistas são assim mesmo - sabem tudo e não sabem nada. Aliás vi muitos na FFLCH usando arrogância como a sua. Lamentável meu caro...

[Sobre "Festa na floresta"]

por Thais
13/9/2002 à
00h31 200.158.68.114
(+) Thais no Digestivo...
 

adorei a renata airoldi: ela é tãããào inteligeeeeente!!!!! (e LINDA! LINDA! LINDA!)

[Sobre "O Herói Devolvido"]

por reinaldo moraes
12/9/2002 às
19h45 200.231.73.38
(+) reinaldo moraes no Digestivo...
 
cONGRATU
Dedicado Pequisador e Corajoso Explorador. Belo texto esse seu, muitíssimo obrigada por tão verossímel artigo, realmente a rodoviária em questão é um antro de selvagens, neo-comunistas, imundos. A tal FFLCH, na realidade não passa de um reduto de fugitivos da antiga URSS sem o menor senso crítico, parecem até que não vivem nesse mundo. Não enchergam essa democracia maravilhosa, essa sétima idade em que o capitalismo vencedor dá chances de ascensão a todos independente de cor ou credo, esse mundo da justiça em que todos são aquinhoados com a merecida parcela de felicidade. Entretanto o que mais irrita é o contingente de biltres que visitam o movimento estudantil sem passar da ante-sala e que posam de críticos oniscientes. muito obrigada pela atenção

[Sobre "Festa na floresta"]

por Nathalia
12/9/2002 às
19h02 200.171.41.126
(+) Nathalia no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Alienação Lidando Com o Problema Básico do Homem
Carrol Thompson
Graça
(1998)



A Mentira
Nelson Rodrigues
Harper Collins Brasil
(2022)



Você é o dono da Escola
Oriovisto Guimarães
Posigraf
(1990)



Guia Ilustrado Zahar Cinema
Ronald Bergan
Zahar
(2007)



Terapia Gestaltica e a Inversão da Queda
Alejandro Spangenbg
Paulinas
(1996)



/Rastros de Desejo - Harlequin ModernSexy
Nicola Marsh
Harlequin Books
(2010)



Livro Religião O Dom Supremo Uma Mensagem Simples e Poderosa do que Amor é Capaz de Fazer por Nós
Paulo Coelho
Sextante
(2011)



Vivendo no mundo dos espíritos 435
Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Petit
(1993)



Merriam-websters Spanish-english Medical Dictionary
Onyria Herrera Mcelroy
Merriam Webster
(2012)



Manchu
Robert S. Elegant
Circulo do Livro
(1990)





busca | avançada
46186 visitas/dia
2,7 milhões/mês